Perth (Austrália) – Apesar de ter mostrado um tênis de qualidade bem superior ao da estreia de dois dias atrás, Beatriz Haddad Maia voltou a ser superada na United Cup. Pela quarta vez em cinco duelos, caiu para a veterana alemã Laura Siegemund, 80ª do mundo aos 36 anos, por 6/3, 1/6 e 6/4.
Superado pela China na rodada inicial do Grupo E, o tênis brasileiro precisa vencer a Alemanha, atual campeã, para manter as chances de avançar às quartas de final. Ainda nesta madrugada, Thiago Monteiro enfrenta Alexander Zverev e acontece a partida de duplas mistas.
Apesar de oscilações no saque, Bia começou bem a partida, evitou break-points e abriu 3/1. Aí o serviço perdeu profundidade e Siegemund se soltou. Devolveu com slice, buscou curtinhas e principalmente investiu nas paralelas. Ganhou cinco games seguidos diante dos 13 erros não forçados da brasileira.
Bia foi outra no segundo set e foi agressiva desde o primeiro ponto. Usou ao máximo o forehand, ousou nas paralelas e ficou atenta, aproveitando qualquer deslocamento da alemã para ir à rede e completar com voleios seguros. Levou a melhor em 80% dos momentos em que acertou o primeiro saque.
O set decisivo foi extremamente equilibrado, com as duas jogadoras buscando postura agressiva e tendo de sofrer para evitar quebras. Bia foi a primeira a dar vantagem, ao perder o serviço no sétimo game, mas reagiu em seguida. De novo, Siegemund foi muito aplicada nas devoluções e fez excelentes variações para novamente liderar por 5/4 e aí por fim ao duelo de quase 2h40.
Eu vi o jogo. E não gostei do jogo da Bia. Errática, lenta, sem variação e um saque que não machucou. Siegemund tem claramente muito menos recursos, mas teve mais inteligência e leitura de jogo, e principalmente mais coragem. Um início de ano nada animador. Terá que melhorar muito.
Ótima análise! Fica claro que o problema da Bia é todo mental, o que é desanimador para um início de temporada. Esperemos que haja evolução ao longo do ano. Já estive bem mais otimista quanto a essa gira australiana…
Concordo plenamente. Não passa confiança a quem assiste. Deixa sempre a percepção que não vai ganhar. Tem que evoluir em praticamente todos os aspectos.
Exatamente, Falta o saque de canhoto, devoluções mais anguladas e, consequentemente, subidas à rede. No jogo contra a Gao, devolvia tudo no centro da quadra…E, infelizmente, quando estava 4a3 e saque, teve um probleminha muito esquisito. Penso que faltou ingerir potássio…
No post da Luisa Stefani na capa…Eu escrevi que talvez Bia perdesse hoje…Devido ao problema do jogo passado..Aparentemente o problema passado não pesou na derrota de hoje…Mas não dá Bia oscilou muito hoje…E os vários erros contra jogadora experiente e cheio de firula…Acabou derrotada
Freguesa de carteirinha da alemã
Participacao terrivel nesta United cup
Começo de ano absolutamente tenebroso da Bia, certamente o pior desde que ela se firmou como uma top 30. Perdeu para duas jogadores inexpressivas, respectivamente número 175 do mundo e 80. Não existe o menor motivo para esperarmos uma boa campanha no Australian Open.
Quanto mais alto, maior é a queda.
Então, me parece q, das tres Bias, quem entrou em quadra foi a segunda q eu mencionei ontem – aquela que oscila o jogo todo. Sorte da Laura! 2025 vai ser uma lástima.
Bia sendo Bia…
É pessoal… Esses dois jogos foram um prenúncio da temporada que virá.
O pessoal se animou com a Bia no fim do ano, mas eu não pois eu considero o ano todo. Ela fez 3 bons torneios seguidos na reta final da temporada e no restante do ano sofreu demais, na maioria das vezes derrotas no primeiro ou segundo jogo para adversárias que não eram grande coisa.
Boas festas para vocês!
Ela passou da segunda rodada 15 dos 25 torneios que disputou: Australian Open, Wimbledon, Roma (1000), Miami (1000), Indian Wells (1000), China Open (1000), Wuhan (1000), Charleston (500), Madrid (1000), Ningbo (500), Strasbourg (500), US Open, Abu Dhabi (500), Cleveland (250) e Seoul (500).
Em 7 desses torneios, ela saiu de bye e foi eliminada no segundo jogo, mas recebeu a pontuação da terceira rodada.
Eu tenho isso anotado, mas não vou procurar agora. O desempenho dela contra as Top 30 foi muito ruim. Desta vez, a tua memória está certa. No geral, ela não teve regularidade para terminar em 17º no fim do ano. Conseguiu a pontuação, mas faltou consistência ao longo da temporada.
Boas festas para ti também!
Normalmente defendo a Bia mesmo quando perde e por tudo que fez no tênis brasileiro. Mas vejo que a preparação dela para 2025 começou muito mal. Foram mais belas entrevistas do que jogo de verdade. A parte de marketing do staff dela está perfeita. Falta combinar com a Bia que apesar da idade ela tem tênis pra top 10 e não top 50.
Já assisti grandes vitórias e grandes derrotas da Haddad Maia. Mas o primeiro set contra a Siegemund foi um desastre total. Coisa horrorosa. Fui dormir pra não ter que ver o resto.
Interessante . Também assisti ao jogo , e não vi nada do que o sujeito aí escreveu .
Jogou muito melhor . No 2o set foi um massacre em todos os fundamentos .
Dado interessante é que venceu mais os “pressure points” que a Laura nos 3 sets . So que vários desses pontos eram em defesa de seus games de saque .
No 2o set resolveu meter a mão no saque .venceu 80% dos pontos quando jogou com o 1o e 60% com o 2o . Mas estranhamente voltou a ser mais conservadora no 3o . Com isso foi pressionada , especialmente quando jogou com o 2o saque .
Vamos ouvir até quando esta ladainha da “falta de variação ” ? Tem um estilo de jogo definido . É a 2a mais alta do top 100. Não vai ficar fazendo jogo de curtinhas e slices . Não tem e nunca terá a velocidade das mais baixas . Foi assim que chegou no top 100 , e é assim que vai continuar jogando na essência . Tem buracos no jogo , tem oportunidades de melhoria , mas não vai fazer o jogo característico da Iga , da Paolini , da Gauff .
É torcer para aproveitar bem estes 10 dias de treinos . Parou muito tarde a temporada de 2024 , e ainda jogando no saibro pela BJK . Pré temporada longe do ideal , como foi a das top 10 , que pararam antes e voltaram antes .
Jogou muito melhor e perdeu. Imagine se tivesse jogado muito pior. Passadores de pano adoram se iludir
Você tem uma certa dificuldade na leitura e interpretação de textos , não é mesmo .
Sim , Bia jogou muito melhor ( do que tinha jogado contra a chinesa ) . Estava implícito mas mais claro que isso , só desenhando .
Colega , eu não venho aqui pra escrever “raivinhas” públicas não . Isso pra mim é vexame social !
Perdeu , jogou melhor que no jogo anterior , e pior do que sabe jogar . E segue o jogo e a vida . Como diz a música “infeliz de quem tá triste” .
Não é raivinha pública não, meu caro. É apenas discordância de análise. Em MINHA opinião conseguiu ser pior que contra q chinesa. Tenista que vive de lampejos, extremamente talentosa mas extremamente limitada taticamente. Conseguiu entender agora ou acha que apenas a sua opinião é válida? Menos, bem menos
Dois excelentes comentários. O problema é que esse espaço aqui consegue ser ainda mais tóxico para os jogadores, qdo perdem, que o próprio Twitter.
Boa análise
Perfeito. Acredito que a Beatriz dará a volta por cima, e vai ganhar moral para ter as vitórias que esperamos em 2025.
Ñ vi o jogo. Mas Bia tem de remar, remar e remar. Este ano promete.
Mesmo quem não viu o jogo acharia estranho dizer que a Bia evoluiu mas perdeu da Siegemund.
Estou falando do texto, pois quem acompanha a Bia sabe que é normal ela perder para qualquer uma.
O lado bom é que vai ser difícil ela ficar tão mal assim o ano todo. Então, deve conseguir ir longe em algum torneio grande.
Assistimos agora o VT já sabendo da catástrofe. Desculpem-nos, mas não vimos esta evolução que diz o texto, muito pelo contrário, um saque por vezes horroroso, teve um que quase sacou no próprio pé no final do 3º set. De que adiantou contratar um técnico pra saque? Continua com péssimas escolhas em quadra, Cara, tem que jogar aonde a adversária não está e na maioria das vezes ela jogou na mão da Sig. Mereceu perder e nós cantamos a bola ontem que seria outro vareio de 3×0. É esperar a próxima geração que está não vai mais a lugar nenhum.
Ela já tem quase 30 anos, demorou pra trocar de técnico e, problemas físicos, e acham que ela ainda vai ser top 10 ??? Ela fez muito pelo tênis brasileiro, mais não adianta esperar por milagres.
Evoluiu?? Não sei onde vcs viram isso sinceramente, Olha um começo de temporada tenebroso não mudou absolutamente nada da temporada passada, continua a mesma jogada errática,um saque pífio pôr falar nisso e o saque que deu uma quebra pra alemã foi uma coisa horrorosa olha simplesmente um show de horrores se continuar assim essa temporada é só ladeira abaixo.
Péssimo início de temporada tenebroso pra falar a verdade
Ela não se ajuda e tem um péssimo time “imexível”. Está no caminho errado, tem que fazer um reengenharia na equipe.
[…] […]
Horrorosa. Nada mudou. Acabará 2025 fora do top100
Se tens tanta certeza, deveria apostar. Daria para ganhar uma excelente grana com as odds que devem estar pagando.
Opa, mais um fiscal de comentários, já não bastava o Rodrigues.
Nada animador
Primeiro, tem que ser dito, que a Bia merece todo nosso respeito, pelo que já conseguiu fazer no tênis. Só que, por causa da posição que ocupa no ranking a mais de dois anos, ela não pode fazer com a gente estas coisas. Sabemos que número 1 ou 1500, todas sabem jogar tênis. Aí ela vai pegar a 175 e a 80. Não importa os nomes! A gente pensa: vai mostrar a elas como se joga e como se vence. O que acontece? Perde para as duas. O que seria normal? Ganhar os dois jogos em sets diretos! Complicado. Vamos continuar torcendo, mas, é sofrido. Pelo amor de Deus!
Claro que importa! Ranking não ganha quase nada, dá um medinho do outro lado… e só. Que o digam os tenistas que terão de enfrentar o Fonseca neste ano.
Torço pra que ela consiga reverter esse momento difícil, mas é preciso sacar melhor e angular as bolas, na minha ótica. O mestre Kirmayr sempre dizia sobre o tenis ‘percentagem’, ou seja, principalmente, quando estiver recebendo, devolver alto (2xaltura da rede) no meio e fundo pra dar tempo pra se reposicionar. Isso nos anos 90, mas entendo que se aplica pq no revés dela é onde as adversarias mais atacam pela deficiência (na minha ótica) porque ela não consegue voltar a tempo de uma boa devolução…
No tênis, o ranking funciona mais ou menos como no futebol jogar em casa. Você pode não ter o melhor time ou recursos, mas existe um fator que o deixa mais próximo da vitória. A Bia obviamente não consegue usar essa vantagem para si.
A Bia tem que melhorar em todos fundamentos. Seu nível de jogo é para 50 no rkg. Irregular e escolhe jogadas erradas.
Jogo decidido nos detalhes. Bia jogou bem. Algumas escolhas erradas em pontos importantes fizeram a diferença
Jogou muito bem sim… Até por jogar tão bem só tem derrota atrás de derrota na UNITED CUP… Isso sim é que é jogar bem …
Exato, caro Walter. Abs !
É difícil torcer pra Bia. Quando a gente pensa que ela vai deslanchar na carreira, vem o Balde d’água fria. Ano passado venceu o Elite e depois só apanhou, foi voltar a ter bons resultados nesse fim de ano de novo. Parece que a história irá se repetir.
Tem figuras que chamam estes jogos Treinos , de COPA do Mundo …rs .Com a aquisição de mais um Treinador para a Equipe, é cedo pra cravar alguma coisa . Incrível ainda viverem de comentaristas de resultados. O que foi visto de errado, não passou em branco para a nova comissão. Inclusive a nível de preparação física. A conferir. Abs!
Um torneio de Seleções Nacionais no qual vários tenistas após os jogos falam em suas entrevistas do orgulho de defender a bandeira de seu país e de jogar para a Seleção de seu país com o apoio de seus parceiros de time é sim uma COPA DO MUNDO de tênis e o s jogos não têm nada de “jogos treinos” ja que valem pontos para ao rankimg e rendem uma bela premiação em dinheiro ! E vendo a garra com que tenistas como ALIASSIME, LEYLAH FERNÁNDEZ, FRITZ, GAUFF, TSITSIPAS, SAKKARI, MUCHOVA, MACHAC, RYBAKINA, RUUD, ZVEREV, SIEGMUND, STRICKER, ETCHEVERRY, PODOROSKA, COBOLLI, PAOLINI, ERRANI, VAVASSORI entre outros têm entrar em quadra para defender a bandeira suas Seleções Nacionais com muito orgulho não tem nada de “jogos treinos”!!! É sim uma COPA DO MUNDO de tênis!!!
De novo se dirigiu a pessoa errada. Estou vendo onde estão SInner e Alcaraz…
A Bia até tenta mas não tem variação. Precisou colher Milagres para sobreviver contra a Olivo da Argentina na Davis q está atrás do Top200. Perdeu da Chinesa número 175. Agora perdeu da 80 pela terceira vez seguida. Nao tem a menor condição de ser mais top20. Top50 condiz mais com sua posição atual. Muito empenho correria altura e pouca qualidade técnica.
Manda uma cartinha pra WTA, reclamando
É melhor você se informar como se calcula a pontuação do ranking no tênis antes de fazer um comentário desse. Não existe posição no ranking que não seja merecida. A pontuação no ranking é calculada de forma bem objetiva. Cada fase do torneio dá ao tenista uma determinada pontuação e esses pontos vão se acumulando ao longo das últimas 52 semanas. Então, a posição no ranking só não seria merecida se algum tenista fosse favorecido por erros de arbitragem de forma contínua, aí sim seria injusto. Como isso não ocorre nem no circuito feminino, nem no masculino, as posições no ranking dos tenistas são absolutamente merecidas. Se algum tenista tiver queda de performance, não conseguir defender pontos da temporada anterior por um longo período, fatalmente cairá de posição no ranking. Foi o que aconteceu com a Maria Sakkari e a Ons Jabeur que eram top 10, tiveram problemas físicos e não conseguiram defender os pontos da temporada anterior, e por isso caíram no ranking, a Sakkari para a posição 32 e a Jabeur para a posição 42. Apesar dos altos e baixos, a Bia está se mantendo no top 20 desde agosto/2022, tendo, desde então, saído do top 20 por somente algumas semanas, talvez quatro ou cinco semanas.
A única chance que tinhamos de não sair zerados da United Cup era exatamente a Bia fazer a parte dela e vencer os dois jogos teoricamente mais fáceis da tabela que serviu apenas como expectiva frustrada. Isso decididamente pegou muito mal para todo o time brasileiro. Os haters adoraram e se serviram de seus pratos de excreção espontânea. Os lovers continuarão cultuando a guerreira solitária e gigante amável deles. Eu qual comentarista técnico somente manifesto aquilo que fica claro nas estatísticas oficiais. Bia está seguramente na devida posição do ranking dela e nada mais além disso. Ela pode tanto subir quanto descer. Acontece com todos os outros rankeados.
Ela está com o ranking inflado. Fez 3 bons torneios que contribuíram para isso. O restante do ano perdeu partidas contra adversárias questionáveis de baixo ranking
Explica o que é exatamente um ranking inflado, o que está errado na pontuação do ranking da Bia. A fórmula de cálculo do ranking é igual para todas as tenistas do circuito.
Inflado é quando um tenista é irregular, mas consegue alguns bons pontos em pouquíssimos torneios. No caso da Bia foram 3 grandes campanhas e o resto foi um desempenho a desejar
Ok. E o que que está inflado no ranking? As regras de pontuação no ranking são iguais pra todas as jogadoras. Desempenho a desejar, depende das suas expectativas. Eu vejo a Bia se esforçando em todos os jogos que disputa e isso já me deixa satisfeito. Ocorre que ela tem falhado na parte de controle emocional e força mental e isso geralmente impede que qualquer que seja a jogadora possa desempenhar o seu melhor nível. A própria Bia disse numa entrevista no final de novembro/começo de dezembro que a parte mental tem 80% de importância no jogo e que sua meta para 2025 é chegar ao top 10 e ficar por lá um tempo maior. Eu acredito que ela possa chegar na posição 8, 9 ou 10 do ranking se conseguir se fortalecer mentalmente. Vamos ver o que acontece. Com dois jogos disputados na temporada não dá tirar conclusão alguma, nem positiva, nem negativa.
Bia iniciou como cabeça de Chave. Jogou todos os Torneios até a rodada 3 contra tenistas de qualidade questionáveis em grande torneios. Ainda assim acumulou mais derrotas q vitórias. Por outro lado João começou como 740. Subiu a 140 vencendo tenistas cabeças de Chave como Fils 2x e torneio. Bateu Michalsen Mensik. Tien 3x. Vai iniciar no AO sem contar os Challenger tendo q vencer 3 jogos para ir a principal. Proximo ano já encerra como Top50. Como nesse ano Bia já Caiu para fora do Top50. Não preciso nem estimar o q se espera para um 2026 de Bia. E um 2026 de João. Em pé de igualdade no Ranking.
Porque você está comparando a Beatriz Haddad Maia com o João Fonseca? A própria Bia já falou que ela não é nenhuma gênia, é uma lutadora. E isso é o que mais valorizo nas pessoas: o esforço. O talento vem de graça, todo mundo recebe de presente, sem precisar se esforçar pra isso. Porém, o esforço e a dedicação tem que ser de forma inteligente, procurando melhorar as habilidades que já possui e adquirir novas habilidades para poder otimizar os seus resultados. A Bia tem apresentado altos e baixos mas mesmo assim tem conseguido se manter no top 20 desde agosto/2022. Ela está se esforçando e acredito numa evolução e regularidade maior dela em 2025, em comparação com 2024. E pode ter certeza que ela é uma fonte de inspiração para o João Fonseca. E acho totalmente descabida a comparação da Bia com o João Fonseca. A expectativa para a Bia é uma e para o Fonseca é outra, não tem que haver comparação.
Ano novo, previsão velha. Provavelmente você estava entre as pessoas que previram que a Bia ia cair para fora do top 50 em 2024. E ela terminou na posição 17 do ranking. Pra 2025, a sua previsão/torcida se repete. Acho que você vai errar de novo. Pra você ter uma idéia, a Bia na posição 17 tem 2554 pontos e a nº 50 do ranking, a dinamarquesa Clara Tauson, tem 1070 pontos.
Tem tanto passador de pano sujo, que ficaria mesmo difícil ter uma vitória limpa hj. Bom que poucos leem.
Ontem evolução n trabalho..n acredito em treinador q nunca pegou em raquete
90% dos q comentam aqui foram tenistas. Top1000 pelo menos. E vc?
Mais do que o jogo, o que me chamou a atenção na Bia Haddad foi o seu nervosismo constante. Não sorriu uma única vez, parecia angustiada. Fico imaginando se jogar tênis está fazendo bem para ela.
Quando ela está mais tranquila, mais decidida, joga muito bem, como fez no segundo set. Creio que seria ideal procurar jogar mais relaxada.
Essas metas de querer ganhar um Grande Slam e se tornar a número um do mundo só fazem mal para ela, só lhe metem mais pressão. Eu lhe diria: relaxe e jogue seu tênis, Bia. Se perder, perdeu.
Bingo! A cabeça é um problema
Um jogador top 20, 30 que não se contunda vai jogar de 25 a 30 torneios por ano. Se for bem, vai ganhar 1 ou 2 torneios, o que significa que terá cerca de 25 a 30 derrotas por ano. Várias dessas derrotas serão para jogadores de ranking pior. Então, é esperado que uma jogadora como a Bia tenha derrotas feias todo ano. O problema da Bia é que algumas dessas derrotas passam do ponto. A de hoje é aceitável. Contra a chinesa, não foi. E mesmo em vitórias como na BJK, a atuação foi abaixo do esperado. Essa inconstância torna um fardo assistir os jogos dela com envolvimento emocional. É a 2a melhor brasileira, mas torcer pela Bia é uma tarefa cansativa.
Dá agonia assistir aos jogos da Bia.
Mas tem alguém te obrigando a isso ? Se não tem , por quê segue assistindo ?
Vai querer mandar na nossa vida?
Bia Bia, o que acontece?
Se ela evolui, como que perdeu ??? Não adianta desejar muito da Bia, ela é isso e pronto. Deveria ter trocado de técnico a muitos anos atrás. Agirá com quase 30 anos, problemas nas costas, vai recuperar o quê??? Mas todo mérito pra ela, uma tenista brasileira que chegou muito longe, num país que o único esporte que vinga é o futebol.
“Bia evolui…”. Esse é o título da mídia. Evolui em quê? Após uma exibição fraquíssima na 1a. rodada, perder na 2a. pode ser considerado evolucao? A mídia com vcontinua passando pano …. Lamentável…
Dinheiro investido neles e dinheiro jogado fora.
Mais um ano de derrotas na primeira rodada. É uma especialidade da moça.
O sinônimo de Beatriz Haddad é derrota, perdedora, ineficiente, etc
E o Thiago cearense e o par perfeito. Perde em qq piso, continente ou qualquer adversário
Bia não tem variação. Thiago devolução. Qualidade técnica passa longe. Diferente de Wild e Fonseca.
Eu entendo que a Bia é uma boa tenista sim, mas pra figurar do top 20 pra cima. Ela tem qualidades mas a lentidão em campo atrapalha muito contra jogadoras que batem mais forte. Assim como a Laura Pigossi tem seu valor também, mas para figurar acima do top 200, que é onde atuam as atletas que jogam balão. Já o João Fonseca é outro departamento. Tem todas as técnicas e velocidade em quadra para se tornar ao menos um top 5, podendo na minha opinião chegar ao topo e ficar
BIA EVOLUI? hahahahaha huahuahuahua
Perdeu e ponto final. A outra tenista foi melhor e ganhou o jogo.