Pequim (China) – A paulista Beatriz Haddad Maia conheceu nesta sexta-feira sua chave no WTA 1000 de Pequim. Cabeça de chave 15 na competição, a número 1 do Brasil vai abrir campanha diante da italiana Jasmine Paolini, de 27 anos e atual 37 do mundo, que levou a melhor sobre Bia na única vez que se enfrentaram até então, em 2016 nas quartas em Clermont-Ferrand.
Quem passar da estreia terá pela frente a vencedora do duelo entre a belga Elise Mertens e a tenista da casa Yue Yuan. Se conseguir alcançar as oitavas de final, Bia tem tudo para cruzar com a atual número 1 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que tem uma primeira rodada bastante difícil contra a norte-americana Sofia Kenin, cruzando em seguida com a vencedora do duelo de qualis.
Neste quadrante também estão alguns nomes de peso como o da tcheca Barbora Krejcikova e o da cazaque Elena Rybakina. Além delas, também aparece neste pedaço da chave a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que está nas semifinais do WTA 500 de Tóquio e por isso ganhou um ‘bye’ de desempenho, entrando direto na segunda rodada.
Main draw at China Open, the last WTA 1000 tournament of the season.
Aryna Sabalenka, Iga Swiatek, Coco Gauff and Jessica Pegula are the top seeds.
The byes go to the four Tokyo semifinalists as performance byes: Pegula, Sakkari, Kudermetova, Pavlyuchenkova. pic.twitter.com/slShXhHI6v
— WTA Insider (@WTA_insider) September 29, 2023
Outra beneficiada por essa regra, que irritou Rybakina em Tóquio, é a norte-americana Jessica Pegula, cabeça de chave 4, que tem em seu quadrante rivais do calibre da letã Jelena Ostapenko, da tcheca Petra Kvitova, da russa Ludmila Samsonova e da tunisiana Ons Jabeur.
A grega Maria Sakkari e a russa Veronika Kudermetova também ganharam o ‘bye’ de desempenho por irem longe em Tóquio, ambas caindo no mesmo quadrante, que tem também a russa Daria Kasatkina e a norte-americana Coco Gauff como outras cabeças de chave e principais concorrentes na briga por uma vaga nas semifinais.
Ex-número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek lidera a parte de baixo da chave, podendo cruzar com Gauff e as demais em uma eventual semi. Os principais obstáculos para ela alcançar a penúltima rodada são a bielorrussa Victoria Azarenka, a francesa Caroline Garcia e a tcheca Marketa Vondrousova.