Adelaide (Austrália) – Logo na segunda semana da temporada, Beatriz Haddad Maia já levantou sua primeira taça de 2024. Ao lado da norte-americana Taylor Townsend, ela venceu a forte dupla francesa de Caroline Garcia e Kristina Mladenovic para conquistar o WTA 500 de Adelaide, anotando parciais de 7/5 e 6/3 na final desta sexta-feira.
A conquista desta sexta-feira fará Bia subir duas colocações, indo para o 23º lugar no próximo ranking de duplas. Já para Townsend, mesmo faturando o bicampeonato, ela perderá uma posição e sairá do top 10, caindo um lugar e descendo para o 11º posto na WTA. Ano passado, ela ganhou dois torneios seguidos em Adelaide, o primeiro com Asia Muhammad e o segundo com outra brasileira, Luísa Stefani.
Este foi o sétimo título de duplas da carreira da brasileira em 10 finais disputadas Na temporada passada, a canhota paulista levantou duas taças nas duplas, a primeira delas no WTA 1000 de Madri, ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka, e a outra no Elite Trophy, em Zhuhai, com a russa Veronika Kudermetova.
Perfectly placed by Bia 😤#AdelaideTennis pic.twitter.com/4cbY0Fx0d6
— wta (@WTA) January 12, 2024
Bia e Townsend estavam afiadas com o saque, venceram 73% dos pontos na final e sofreram apenas uma quebra em toda a partida. Do outro lado, as francesas Garcia e Mladenovic tiveram 65% de aproveitamento com o saque e amargaram três quebras.
O primeiro set foi o mais disputado dos dois e começou com Garcia e Mladenovic na frente, abrindo 4/2 depois de perderem dois break-points no terceiro game e converterem um no quinto. Só que Bia e Townsend conseguiram deixar tudo igual no oitavo e não pararam por aí, buscando mais uma quebra no 12º e último game, para fazer 7/5 e sair na frente.
Com o placar favorável, a brasileira e a norte-americana foram firmes na segunda parcial e venceram todos os games de serviço, salvando os dois break-points que enfrentaram, ambos no quinto game. E foi justamente em seguida, no sexto, que elas conquistaram a quebra que acabou definindo o jogo, administrando depois a vantagem até o final.
New partnership sealed with a trophy 🏆
Beatriz Haddad Maia and @taylortownsend lock in the doubles title at the @AdelaideTennis! pic.twitter.com/24qb4thk7A
— wta (@WTA) January 12, 2024
Espero que essa dupla faça uma ótima campanha no AO.
Ótima atuação de ambas. A Taylor é muito habilidosa na rede, tem um jogo muito bonito de se assistir, dá show na rede. E a Bia fez lindas jogadas da linha de base.
Parabéns Beatriz Haddad Maia. Não deu em simples, foi campeã em duplas. Parabéns também à Taylor Townsend por ter defendido o título de 2023 e conquistado o bicampeonato.
Bia joga muito, tanto em simples como em duplas! Sensacional!!
Jogo bem interessante e faz pensar com as duplas são benéficas à brasileira. Bia começou meio devagar, discreta na rede e deixando o fundo com a americana. No saque ela também estava lenta e foi a primeira a ter o serviço quebrado. Mas aos poucos a coisa foi mudando e a brasileira foi ganhando confiança. No segundo set o saque se tornou uma importante arma e fundiu a recepção das francesas. Entre a Bia da eliminação da estreia e a Bia campeã de duplas, acho que além mais ritmo ela entra bem afiada nesse AO.
E só o começo!!!!
Boooooa
Parabéns, meninas!! Que ótimo!
Agora é pegar voo e se adaptar no pouco tempo. Pela distância vai estar tudo diferente.
Jogo de simples chegando. E já tão afiadas pras duplas.
??? O voo de Adelaide pra Melbourne é 1:30. Mesmo horário, mesmo clima, mesmo tipo de quadra…não tem adaptação nenhuma
Hahahaha
A duração do voo eu sei, é o que dizia o google quando olhei também. A distância não é nada pouca, se você considera que por ser o mesmo fuso horário, mesmo tipo de quadra e “mesmo clima”, então “não tem adaptação nenhuma”, então cada um de nós continuará com sua opinião pelo visto.
Bom demais começar o ano dessa forma, parabéns Bia e Taylor .
O foco de Bia deveria ser duplas é muito boa, simples ta meio que deixando pra trás
Belíssimo conselho, a Bia deveria escutá-lo. Afinal, pra quê continuar uma carreira em simples, na qual atingiu apenas a uma semifinal de slam, título de Trophy, final de 1000 e faturou quase 2mi de dólares em um só ano. Melhor abrir mão dessa merreca aí. Mandou bem, cara!
sim, ela vai repetir tudo isso nos proximos anos, confia aí amigao.
O print é eterno. Veremos…
Ok, o site é brasileiro, mas não foi a Bia sozinha que ganhou. Pelo contrário, a Towsend joga mais que ela nas duplas.
O mais justo seria “Dupla da Bia” bate forte dupla
Concordo com vc
Eu não gosto destas manchetes das duplas, mas, infelizmente, já me acostumei.
Concordo
Ano começou bem. Ano promete. Penso que serão muitas conquistas pro Brasil inclusive juvenis. Bora ser feliz.
A chave de Bia nunca esteve tão boa. A confusão só começa com Gauff nas Quartas e Sabalenka nas Semis. As 5 favoritas do torneio cairam na outra chave, Rybakina, Iga, Katkakina e Ostapenko. Andreeva caiu ainda no caminho de Sabalenka (só na semi, como tambem Krejvikova) e Gauff ainda tem Potapova antes das Quartas (esse jogo promete Bia x Gauff)!!!
Parece simpática a Taylor. Sorriso aberto.
Bom, resta a consolação do torneio recreativo, né?
Terminou 2023 com títulos (simples e duplas), começou 2024 com título! Tá fraca hein fia!!! rs
Aqueles que estão desvalorizando a conquista do torneio de duplas acredito que achem fácil ganhar um WTA 500 nas duplas, né! E aqueles que estão defendendo que a Bia deve focar apenas nas duplas não estão muito preocupados com as contas que a Bia tem que pagar. Deveriam tentar a carreira de consultores financeiros dos tenistas do circuito, quem sabe não ganhem bastante dinheiro. Afinal de contas, não existe quase nenhuma diferença na premiação e exposição dos torneios de simples em comparação com os torneios de duplas, né!