Bernardes erra contagem na única quebra de Cobolli contra Wawrinka

Carlos Bernardes (Foto: Fotojump)

Xangai (China) – Um erro na contagem do árbitro Carlos Bernardes ajudou o italiano Flavio Cobolli a quebrar o serviço em sua vitória em três sets sobre o suíço Stan Wawrinka na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai nesta segunda-feira.

O inciente aconteceu quando Wawrinka perdia por 1/0 no terceiro set e estava sacando. Ele venceu o primeiro ponto do game, depois que Cobolli errou uma devolução. Bernardes anunciou corretamente o placar como 15-0, antes de falar em seu walkie-talkie com a supervisão o torneio para atender a uma solicitação do italiano para seu box.

O jogo recomeçou e Cobolli conquistou o ponto seguinte. Bernardes marcou novamente o placar, mas disse que estava 0-30, quando na verdade estava 15-iguais. Wawrinka então ganhou um ponto para 15-30, antes de Cobolli vencer os próximos dois para 15-40 e depois conseguir a quebra de serviço para fazer 4/0.

Ninguém percebeu o erro. Nem mesmo os jogadores. Bernardes, Wawrinka, Cobolli e os boxes de ambos os jogadores perderam completamente o incidente, sem nenhum protesto do suíço. O árbitro brasileiro anunciou no início deste ano que 2024 será sua última temporada. Ele se tornou árbitro em tempo integral no ATP Tour em 1992.

Quando aconteceu a quebra, o placar correto deveria ter sido 30-40, com Wawrinka tendo a oportunidade de disputar o break-point. Foi a primeira e única quebra de saque em uma partida cujos dois sets anteriores foram para o tiebreak. Cobolli triunfou por 6/7 (6-8), 7/6 (7-4) e 6/3. O italiano de 22 anos e número 30 do mundo volta à quadra nesta terça-feira às 7h30 (de Brasília) para enfrentar Novak Djokovic.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

De acordo com o livro de regras da ATP, um erro de marcação é uma das situações que podem ser verificadas pelo Video Replay, que ainda não está amplamente operacional no circuito da ATP. A tecnologia não está presente no Masters de Xangai, que utiliza apenas o sistema Hawk-Eye para que os jogadores possam desafiar chamadas de bola dentro ou fora anunciadas pelos juízes de linha.

Caso famoso aconteceu com Venus em Wimbledon

A página de esportes do jornal New York Times relembrou um caso bastante famoso de erro de marcação num jogo entre Venus Williams e a croata Karolina Sprem pelo torneio de Wimbledon em 2004. Na ocasião, o juiz de cadeira Ted Watts errou a contagem no tiebreak do segundo set, anunciando 3-1, em vez de 2-1. E isso acabou sendo determinante para a vitória de Sprem por 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6) ainda na segunda rodada, eliminando Venus que havia disputado quatro finais seguidas em Wimbledon nos anos anteriores.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcos RJ
Marcos RJ
1 hora atrás

Carlos e Stan: parabéns pela(s) bela(s) carreira e feliz aposentadoria(s) para ambos.

Nei Costa
Nei Costa
52 minutos atrás

Queria tanto mais um jogo entre Djokovic e Wawrinka, uma pena o suíço ter sigo eliminado.

Gabriel de Souza
Gabriel de Souza
9 minutos atrás

Carlos pode errar tudo e, ainda assim, será nosso ídolo eterno.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.