Sydney (Austrália) – A Suíça foi vice-campeã da última edição da United Cup, finalizada neste domingo, após deixar o título escapar para a Polônia, em um placar de 6/4 e 6/3 nas duplas mistas entre Katarzyna Kawa e Jan Zielinski e Belinda Bencic e Jakub Paul.
Apesar do resultado final, o principal destaque da equipe suíça foi Bencic, atleta que, durante o torneio, ganhou os seus cinco jogos. No confronto simples da final, a suíça, inclusive, derrotou Iga Swiatek, número 2 do ranking, em um placar de 6/3, 6/0 e 6/3. Agora, Bencic está de volta no top 10.
Durante a coletiva de imprensa, Stan Wawrinka, capitão do time suíço, elogiou e agradeceu à jogadora. “Mais do que MVP, ela lidera essa equipe desde o primeiro dia. Ela tem sido incrível dentro e fora de quadra. Todos nós gostaríamos de agradecer a você, Belinda, por tudo o que você faz para nos ajudar a sermos melhores tenistas e a nos desenvolvermos fora do tênis. Sei o quanto é difícil, mas você nos mostra mais uma vez hoje a grande campeã que você é. Muito obrigada”, disse Wawrinka.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Bencic agradeceu e retribuiu os elogios dos colegas de equipe. “Obrigada. Acho que no final sempre há um sentimento agridoce quando se perde na final. Fizemos o melhor que podíamos. Acho que superamos as nossas expectativas. Muito obrigada pelas palavras gentis. Significa muito para mim, especialmente vindas de você (Wawrinka), porque acho que você é o verdadeiro campeão e estamos aprendendo muito com você. Kubie também, ele simplesmente liderou todas as partidas de duplas mistas. Ganhamos quase todas. Acho que ele merece um enorme, enorme, enorme agradecimento. Sim, você pode se orgulhar muito de si mesmo, de como lidou com tudo, especialmente sob pressão. Muito obrigado. Foi um prazer jogar com você”, disse.
Os suíços não esconderam a vontade de formarem uma dupla novamente em um futuro próximo. “Eu adoraria jogar duplas mistas com ela nos torneios do Grand Slam. Ela tem um ranking que eu não tenho, então preciso melhorar o meu primeiro”, brincou Jakub. “Seria uma honra jogar novamente com ela, porque é simplesmente incrível o que ela faz na quadra. É muito divertido jogar com você. Obrigada por tudo”, disse. “Por que não? Os Jogos Olímpicos estão chegando, então talvez”, disse Bencic.
A jogadora de 28 anos, que retornou da licença-maternidade no final de 2024, iniciou a última temporada apenas na 421ª posição do ranking. Ano passado, ela conquistou títulos em Abu Dhabi e Tóquio e chegou às semifinais em Wimbledon. Ela considerou sua boa campanha na United Cup, que a recolocou no top 10, uma ótima forma de iniciar a temporada de 2026.
“Foi um grande impulso de confiança. Você começa o ano tentando jogar partidas. Obviamente, tem sido ótimo jogar partida após partida, mas também ser pressionada por todos. Também estou muito feliz por estar no top 10 agora. Acho que foi um grande objetivo, talvez uma grande jornada depois de toda a volta por cima, voltar e provar para mim mesma que é possível”, disse.
Bencic finalizou dizendo que está animada e preparada para o primeiro Grand Slam do ano. “Eu sempre levo o Australian Open muito a sério. Claro, isso me deu muita confiança. Jogando algumas boas partidas aqui, tenho alguns dias para descansar e me preparar para as novas condições. Ainda temos um tempinho para chegar lá. Estou super animada para jogar o primeiro Grand Slam. Estou sempre muito focada na primeira rodada”, disse.











É até surpreendente a Bencic como top 10 kkkk, claro é o momento e ela tem que aproveitar isso mesmo, mas em condições normais de igualdade a Bencic não seria top 10 de jeito nenhum, pois Zengh, Svitolina, Muchova, Krejikova, Marketa, Ostapenko, Jabeur que se ambas tivessem 100 % fisicamente não ficariam atrás da Suiça porque são muito melhores do que a Bencic, porém elas vem sofrendo com problemas físicos assim não conseguem se destacar em uma sequência gerando oscilação. A meu ver a Bencic seria top 20( 19, 18, 17 ou até 15) que estaria de bom tamanho para ela, é bom lembrar que a Sakkari também foi top 10 ou melhor top 5 e o tempo provou que não era jogadora top, ou seja, a grega aproveitou bem o momento igual esta a Bencic, então a mesma tem que aproveitar bem isso igual a grega fez porque será uma boa cabeça de chave no AO.
Bencic já foi 4 do ranking! Caiu devido às várias contusões e depois à maternidade. Está voltando ao seu lugar de direito. E pode subir mais. Jogadoraça!!!
Foi top 4, e daí? Lembre -se que Sakkari também foi top 5 , ou seja, algumas vezes o ranking é meio enganoso e não mostra a realidade às vezes.
Não é jogadoraça nunca, desculpa discordar, porque só esta no top 10 devido ao seu melhor momento físico sobre as outras citadas, agora você citou que ela desceu do ranking devido às contusões é a mesma coisa que aconteceu com as postulantes que citei, por isso que disse que se todas citadas por mim tivessem na boa forma que se encontra a Bencic hoje aí ela não estaria no top 10 de jeito nenhum que isso é bem claro, ou será mesmo que você acha que ela é melhor do que Svitolina, Muchova, Zengh, Ostapenko, Krejikova, Marketa e Jabeur? Será mesmo que você acha que a Bencic é melhor do que elas? Pense nisso. Então, a meu ver, se essas que citei tiverem 100% acho que a Bencic não ganha delas, mas se você teima que ganha aí é um direito seu e opiniões distintas são válidas, mas creio que não procede isso porque a Bencic demonstra ter enormes limitações técnicas, embora tenha uma raça admirável. Concluo que a Bencic é mediana ou melhor razoável que em condições normais a sua classificação mais justa seria top 20( talvez número 15 ou 16).
Deve estar havendo algum equívoco por aqui.
Até hoje, não conheço comentaristas ou experts que tenham desqualificado a incrível jogadora suíça.
Já foi número quatro do ranking e se bobear pode chegar lá novamente. Muito difícil, mas não dá para duvidar dá excelente Belindinha.
Não estou desqualificado ninguém apenas sendo realista, será mesmo que nas mesmas condições de igualdade, ou seja, mesmas condições físicas acha mesmo que a Bencic é melhor do que essas que citei acima? Parece que alguns aqui como você baseia demais em ranking e esquece que nem sempre ele mostra a realidade, pois é meio contraditório porque o ranking premia também o melhor momento que é o caso da Bencic.
Ela é simplesmente incrível!!!
A verdade é que todas oscilam. Posso garantir que sakari e bencic tem tênis pra esse ranking. Nada foi por acaso quando foram top 5.
Acho que elas atingiram o top 10 por acaso, pois aproveitaram muito bem o momento.