Barcelona (Espanha) – O norueguês Casper Ruud enfrentou dois sets difíceis nesta quarta-feira contra o jovem sérvio Hamad Medjedovic, mas venceu ambos por 7/5 e seguiu firme na defesa do título no ATP 500 de Barcelona. Depois de bater o rival de 21 anos, o cabeça de chave número 2 do torneio enfrentará o dinamarquês Holger Rune nas quartas de final.
Rune também teve trabalho para seguir adiante no saibro catalão. O sexto favorito teve pela frente um grande desafio com o argentino Sebastian Baez, que venceu o primeiro set, mas depois não manteve o ritmo e levou a virada com parciais de 4/6, 6/1 e 6/2. Será a sétima vez que os dois nórdicos irão duelar, com vantagem de 6 a 1 para Ruud no retrospecto.
Começando a semana na 10ª posição no ranking, Ruud precisa conquistar o título para permanecer no top 10. Ele está caindo provisoriamente para o 15º lugar e precisa de um bom desempenho em Barcelona, onde não perde um set desde a derrota nas oitavas de final em 2023. Porém, o norueguês ficou perto de quebrar a sequência, salvando 9 dos 11 break-points que encarou contra Medjedovic.
Tsitsipas e Fills também confirmam
Do outro lado da chave, o grego Stefanos Tsitsipas e o francês Arthur Fils também confirmaram o favoritismo e vão se enfrentar nas quartas de final. Eles derrotaram seus adversários nesta quarta-feira em sets diretos e medirão forças por um lugar na semi. Quatro vezes vice-campeão do torneio, Tsitsipas tentará bater Fils pela primeira vez após perder os dois duelos anteriores.
Terceiro mais bem cotado ao título, o grego devolveu a derrota sofrida semanas atrás em Miami e bateu o norte-americano Sebastian Korda com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4, em 1h37 de embate. Já o francês teve um pouco menos de trabalho e cedeu apenas cinco games na vitória por 6/3 e 6/2 sobre o tenista da casa Pedro Martinez, definida em 68 minutos.
Grandes jogos nas quartas de final