Stuttgart (Alemanha) – Oito jogadoras do atual top 10 do ranking estão inscritas no WTA 500 de Stuttgart, que será disputado em quadras de saibro e estádio coberto entre os dias 14 e 21 de abril. Número 1 do mundo, Aryna Sabalenka busca um título inédito. Já Iga Swiatek, vice-líder do ranking, é bicampeã do torneio em 2022 e 2023.
As outras seis top 10 inscritas são Coco Gauff, Jessica Pegula, Mirra Andreeva, Jasmine Paolini, Qinwen Zheng e Emma Navarro. Elas se juntam às líderes do ranking entre as cabeças de chave. Curiosamente, a atual campeã não vai jogar. A cazaque Elena Rybakina venceu a edição passada do torneio alemão.
A ausência de Rybakina também pode ser explicada por conta da Billie Jean King Cup na semana anterior. O Cazaquistão está no Grupo D e jogará contra Austrália e Colômbia em solo australiano. Os jogos serão na Pat Rafter Arena, em Brisbane, no piso duro.
Mudança no calendário para Bia
Número 1 do Brasil e 18ª do mundo, Beatriz Haddad Maia jogará em Stuttgart pela terceira vez e chegou às quartas de final em 2023. Ela também disputou a edição de 2017 e parou no quali. A paulistana de 28 anos não será cabeça de chave.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O calendário de Bia ainda previa o WTA 500 de Charleston na semana que vem, em quadras de har-tru (saibro verde), mas não ela não irá mais mais jogar. A brasileira foi convocada para defender o país nos confrontos contra República Tcheca e Espanha na Billie Jean King Cup entre 10 e 12 de abril, em quadras duras. E só então, começará a temporada de saibro, sem precisar fazer duas trocas de piso em poucas semanas.

A lista de tenistas que não serão cabeças de chave ainda inclui nomes como Paula Badosa, Diana Shnaider, Danielle Collins, Barbora Krejcikova, Donna Vekic, Ekaterina Alexandrova, Liudmila Samsonova, Clara Tauson e Jelena Ostapenko. As últimas a entrar diretamente na chave são a polonesa Magdalena Frech, 27ª do ranking, e a belga Elise Mertens, 28ª colocada. Nem mesmo a ucraniana Marta Kostyuk, que foi finalista da edição passada e ocupa o 29º lugar do ranking, conseguiu entrar diretamente na chave. O torneio também já ofereceu convite para Eva Lys, 76ª do mundo.
Outra informação importante sobre a chave de Stuttgart é que a final será disputada em uma segunda-feira, de 21 de abril. O torneio não terá rodada na sexta-feira santa, dia 18. Portanto, as quartas de final serão realizadas no sábado e as semifinais no domingo de Páscoa.
Torneio nível WTA 500 com mais status do que alguns nível WTA 1000, mas como a campeã além do valor em dinheiro ganha uma Porsche, por isso o top 10 em peso jogando.
Esse sim devia ser um Masters 1000 feminino, muito mais interessante que os da gira do oriente médio ou até mesmo Wuhan.
Bia deveria dar out na BJC. Derrota certa, só vai atrapalhar a transição dela para o saibro