Londres (Reino Unido) – A ATP anunciou na última segunda-feira o novo quadro do Conselho Consultivo de Jogadores para o biênio de 2024-2025. Dentre os nomes indicados, o destaque é o alemão Alexander Zverev, atual número 6 do mundo e um dos heróis da Alemanha na conquista da United Cup.
Além de Sascha, foram escolhidos o norte-americano Mackenzie McDonald, o sérvio Dusan Lajovic, o mexicano Miguel Angel Reyes-Varela e o australiano Matthew Ebden. Eles se juntam aos atuais membros Grigor Dimitrov, Pedro Martinez, Wesley Koolhof e Pedro Cachin, que ficam até o final desta temporada na função.
Com isso, é a primeira vez que a ATP utiliza membros escalonados no conselho de jogadores, garantindo um grau de continuidade no trabalho a cada temporada. O grupo se reúne várias vezes ao ano e faz recomendações à entidade para melhorias no circuito masculino. A primeira reunião com os novos conselheiros acontecerá em Melbourne, antes do início Aberto da Austrália.
Veja o quadro completo do Conselho de Jogadores da ATP para 2024:
Europa
Grigor Dimitrov (top 50 de simples)
Alexandre Zverev (top 50 de simples)
Pedro Martinez (top 100 de simples)
Dusan Lajovic (top 100 de simples)
Wesley Koolhof (top 25 de duplas)
América do Norte
Mackenzie McDonald (top 50 de simples)
Miguel Ángel Reyes-Varela (top 75 de duplas)
América do Sul
Pedro Cachin
Internacional
Matthew Ebden
Treinador
Frederico Ricci
Ex-jogadores
Nicolás Pereira
no minimo dos minimos deveria haver pelo menos um jogador africano, um do mundo arabe e um do extremo-oriente para garantir criterios minimamente justos de representatividade nesse sindicato.
Os torneios da ATP não contam, no momento, com a presença de tenistas africanos ou árabes. No futuro, caso tenha tenistas destes países no Top 100 seria interessante explorar a possibilidade e verificar se há interesse por parte deles em participar.