Miami (EUA) – Após a conclusão da temporada de 2024, a WTA divulgou nesta segunda-feira as vencedoras de sua premiação, que destaca os principais nomes do ano. A vencedora na categoria principal, de jogadora do ano, não poderia ser outra que não a bielorrussa Aryna Sabalenka, vencedora de dois títulos de Grand Slam e número 1 do mundo no final da temporada.
Sabalenka foi eleita pela primeira vez em sua carreira após uma temporada estelar, em que chegou a sete finais. A tenista de 26 anos ganhou quatro títulos, começando pela defesa com sucesso do Australian Open. Ela também levantou a taça do US Open pela primeira vez. Além disso, faturou mais dois WTA 1000, um deles em Cincinnati e o outro em Wuhan.
O grande desempenho da bielorrussa na temporada a levou de volta para a liderança do ranking, em outubro, fechando depois 2024 no topo da WTA pela primeira vez na carreira, após sua quarta qualificação consecutiva para o WTA Finals, onde se classificou para as semifinais e acabou superada pela norte-americana Coco Gauff, que depois acabou levando o título.
Dupla do ano: Errani e Paolini
As italianas Sara Errani e Jasmine Paolini tiveram uma temporada memorável e acabaram coroadas como a melhor parceria de 2024. Elas foram campeãs dos WTA 1000 de Roma e Pequim, do WTA 500 de Linz, chegaram à sua primeira final de Grand Slam juntas em Roland Garros, ficando com o vice, antes de coroar um verão memorável ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos de Paris.
Jogadora que mais evoluiu: Emma Navarro
Um dos destaques da temporada foi a norte-americana Emma Navarro ganhou o primeiro título de sua carreira no WTA 250 Hobart International e chegou a mais seis semifinais nos níveis WTA 250, 500, 1000 e Grand Slam. Tudo isso rendeu à tenista de 23 anos o prêmio de jogadora que mais evoluiu. Ela também teve três vitórias sobre top 5, a maior delas diante de Aryna Sabalenka em Indian Wells.
Revelação do Ano: Lulu Sun
A neozelandesa Lulu Sun provou ser a estrela revelação de 2024, começou o ano fora do top 200 antes de subir para o 40º lugar. Ela deu início à sua incrível temporada ao fazer sua estreia em Grand Slam no Australian Open, chegando depois às quartas de final em Wimbledon, batendo a chinesa Qinwen Zheng no caminho. A tenista de 23 anos também disputou sua primeira final de WTA em Monterrey.
Retorno do Ano: Paula Badosa
Após encerrar sua temporada de 2023 em Wimbledon com uma lesão nas costas, Paula Badosa mostrou uma resiliência incrível para voltar rugindo ao topo em 2024. A ex-número 2 do mundo conquistou o quarto título de sua carreira em Washington, chegou às semifinais dos WTA 1000 de Cincinnati Open e Pequim. Além disso, a espanhola igualou seu melhor resultado em Grand Slam ao fazer quartas no US Open.
Não iam dar para a Iga de novo depois do doping lógico.
Não dariam pra ela, pois a Bielorrusa foi disparada a melhor jogadora do ano!
Mais que merecido!!!
Uma guerreira em quadra e uma simpatia fora…