Porto Alegre (RS) – Sob céu azul, sol forte e arquibancadas lotadas, o argentino Santiago Taverna superou o espanhol Nikolas Sánchez em uma final equilibrada e emocionante, levando a melhor de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (8-6), para conquistar o título da segunda edição do challenger de Porto Alegre.
Aos 25 anos, Taverna é o atual número 261 do mundo e alcançou seu melhor ranking em 2022, quando foi 157º. Naquele ano, conquistou seu primeiro título de challenger. Em 2025, três anos depois, o argentino que já levantou o troféu do M25 de Chacabuco e foi vice-campeão na semana passada no challenger de Tucumán, finalmente levanta o segundo troféu neste nível e retorna ao top 200.
Na decisão em Porto Alegre, Sánchez, 26 anos, atual 330º do ranking e ex-238º, começou melhor. Com um jogo consistente, venceu o primeiro set por 6/4. No segundo, porém, perdeu o controle emocional e viu Taverna abrir 4/1, vantagem que foi mantida até o empate da partida com novo 6/4. O set decisivo foi marcado por oscilações de ambos os lados e definido apenas no tiebreak, vencido por Taverna por 8/6.
“Muito feliz por ter conquistado o título em Porto Alegre, neste clube maravilhoso, com esta torcida calorosa. Estou tendo um excelente início de temporada, com bons resultados, e esse título de challenger. Meu objetivo é seguir fazendo o que faço de melhor, corrigindo meus erros e subindo no ranking. Com o título, serei o número 196 do mundo”, comemorou Taverna, que segue agora para a disputa do Challenger de Santos.
Além dos 50 pontos no ranking, Santiago Taverna também ganha US$8.350,00. Já o finalista Nikolás Sanchez, fica com 25 pontos e US$4.910,00.
eles sabem aproveitar os torneios no Brasil. é o quintal deles. para nós, melancolia máxima. alguém acredita essa semana em Santos? energia baixíssima.