Hangzhou (China) – O croata Marin Cilic aproveitou muito bem o convite que a organização do ATP 250 de Hangzhou lhe deu. Em seu primeiro torneio deste nível desde fevereiro deste ano, ele jogou um grande tênis e conquistou o título. Na final desta terça-feira, o atual 777 do mundo bateu o tenista da casa Zhizhen Zhang para erguer seu 21º troféu.
“Foi um período difícil para mim nos últimos meses. Perdi meu ranking e não joguei muito. Então, um grande obrigado à equipe organizadora por me dar a oportunidade”, agradeceu o croata de 35 anos, que não vencia um título desde São Petersburgo, em 2021.
Cilic passou por uma segunda cirurgia no joelho direito, em maio deste ano, e só voltou a competir recentemente em dois challengers europeus. A disputa em Hangzhou foi a primeira em nível ATP desde que jogou no saibro de Buenos Aires, no começo do ano.
“Obrigado à minha família, meus filhos, minha esposa. Todos que estiveram comigo neste período difícil, trabalhando comigo dia a dia, me incentivando e me dando força e espírito. Estou muito feliz e orgulhoso do que fiz. Esta vitória não só para mim, mas para eles também”, disse Cilic durante a cerimônia do troféu.
Campeões com menor ranking na história da ATP (desde 1990):
777º Marin Cilic – Hangzhou 2024
550º Lleyton Hewitt – Adelaide 1998
355º Pablo Andújar – Marrakech 2018
352º Fernando González – Orlando 2000
349º Tommy Haas – Houston 2004
335º Juan Manuel Cerúndolo – Córdoba 2021
Parabéns cilíc. Vamos em frente para o próximo torneio.
Quanto ele irá subir no ranking com esse título?
Mais de 500 posições. No momento, aparece no live ranking como 210.
Uma grande subida. Da para jogar mais três anos.