Camberra (Austrália) – Depois de vencer sua partida de estreia no challenger de Camberra, João Fonseca comemorou o desempenho apresentado em seu primeiro jogo da temporada e volta à quadra no fim de noite desta terça-feira, por volta das 23h30 (de Brasília). Fonseca enfrenta o croata Duje Ajdukovic, 142º do ranking, em busca das quartas de final. Os torneios de nível challenger são transmitidos gratuitamente no site da ATP.
O carioca de 18 anos e 145º do ranking precisou de apenas 53 minutos para vencer o experiente norte-americano Mackenzie McDonald, ex-top 40 e atual 131º do mundo aos 29 anos, por 6/1 e 6/3. E com isso, chegou a seis vitórias seguidas, vindo do título do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita.
“Feliz com essa primeira vitória após o Next Gen. Entrei super bem na partida, impondo um belo ritmo de jogo e consegui manter ate o final. Foi um bom jogo, uma vitória muito importante pra mim e vamos seguir durante a semana”, disse Fonseca após a partida de estreia em Camberra.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A vitória na primeira rodada rende 8 pontos na ATP para o atual número 3 do Brasil, que pode subir até cinco posições. Se vencer mais uma, receberá 16 pontos, o que ainda não altera a projeção de chegar ao 140º lugar, mas já o ajudaria a ter mais pontos do que teria a defender em todo o mês de janeiro. Ano passado, ele somou 14 em um challenger na Argentina.
HOW JOAO FONSECA?! 😱
The Brazilian pulls out two incredible points en route to breaking McDonald in the second set#ATPChallenger pic.twitter.com/qqaaOlJfja
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) December 31, 2024
Adversário de Fonseca nas oitavas, Duje Ajdukovic chega motivado pela vitória sobre o argentino Facundo Diaz Acosta, cabeça 2 do torneio e 79º do ranking, por duplo 6/4. Quem passar enfrentará nas quartas o vencedor da partida entre o francês Harold Mayot e o colombiano Daniel Galan.
A rodada começa às 20h30 (de Brasília) e o jogo de Fonseca é o terceiro na programação da quadra principal. O primeiro jogo é entre o britânico Jacob Fearnley e o japonês James Trotter. Depois, a canadense Marina Stakusic e a australiana Taylah Preston se enfrentam pelo WTA 125 local. Só então, o brasileiro entra em quadra.
Unstoppable 👊
Just one week after going undefeated at the @nextgenfinals, Joao Fonseca kick starts his Canberra campaign with a 6-1, 6-3 win over McDonald #ATPChallenger pic.twitter.com/dnJ13TyxzD
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) December 31, 2024
Com todo o respeito, claro, e, meramente, uma observação: achei a quadra central onde o João jogou, em Canberra, bem menos imponente do que eu esperava, quando soube que ele ia jogar na quadra central…
Vida que segue…
Challenger é isso mesmo.
Ok, mas é um challenger. Já viu as centrais de ch no Brasil?
Tem umas que são pequenas mesmo, o CH de Florianópolis, no Lagoa Iate Clube tem uns quatro degraus de arquibancada em cada lado da quadra central e nenhuma das outras quadras tem arquibancada.
Imponente e challenger não cabem na mesma frase.
Adversário duro nas oitavas… haverá pouca quebra.
João sabe que não pode vacilar. Jogando bem vai passar fácil. A cobrança chega. Ganhar de ranking 100 acima vira obrigação. Top 100 vira o normal. Ganhar de top 50 agora é o ideal. Ele acaba gerando expectativas e sabe que vai corresponder.
Obrigação ….Vai ser um jogo duro jogo ranking parecido. Esperamos que ganhe
..
Jogo bom, vai ser bem baseado no saque. Pontos rápidos, nada de maratenis.
Comemorando a virada do Ano
E assistindo o Joao jogar .
.
Bacana