Nova York (EUA) – Ex-técnico do suíço Roger Federer, o norte-americano Paul Annacone expressou seu desacordo com o funcionamento do ranking e usou Carlos Alcaraz como exemplo para seu argumento. Para ele, o espanhol terminar a temporada com dois títulos de Grand Slam e não ficar em segundo lugar na disputa mostra uma falha no sistema.
“Na minha opinião, Sasha Zverev teve um ano incrível. Os pontos não mentem. Ele jogou um tênis de nível incrível, mas se você vencer dois torneios importantes e não ficar em segundo lugar no ranking mundial, para mim isso significa que há uma falha no sistema”, afirmou o treinador no podcast Inside-In.
Campeão de Roland Garros e Wimbledon, o espanhol terminou a temporada com quatro conquistas, contra apenas duas de Zverev. Que por sua vez acumulou bem mais vitórias, somando 69 triunfos no decorrer da temporada contra 54 de Alcaraz.
Em contrapartida, o espanhol teve um percentual maior de vitórias em 2024 levando em consideração as partidas disputadas, vencendo 80,59% de seus confrontos, enquanto Zverev terminou o ano com 76,6% de aproveitamento. O alemão conquistou 7.915 pontos durante o ano, ao passo que Alcaraz terminou 2024 com 7.010 pontos.
Annacone acredita que vice olímpico atrapalhou fim de ano de Alcaraz
Eu sempre achei este sistema de pontuação da ATP/WTA incorreto. A análise do Annacone foi perfeita. Deveriam ter mudado o critério de pontuação a muito tempo atrás.
Nada a ver… a pontuação e a maneira como funciona o Rkg É justa, ao meu ver.
Mesmo terminando na 3a posição, aposto que o espanhol ficou muito feliz em vencer 2 GS na mesma temporada, um feito para poucos.
No AO/25 tem a chance de fechar o “Career Grand Slam”, e ser o mais jovem tenista a fazê-lo.