Ostapenko e Anisimova duelam em Doha por inédito WTA 1000

Foto: Jimmie48/WTA

Doha (Qatar) – A primeira campeã de WTA 1000 da temporada será conhecida neste sábado, em Doha. Jelena Ostapenko e Amanda Anisimova se enfrentam a partir do meio-dia (de Brasília), valendo um título inédito em torneios deste porte. As duas finalistas se enfrentaram apenas uma vez, curiosamente em Doha, em 2022. Na ocasião, Ostapenko venceu em três sets, em jogo válido pela segunda rodada.

Ex-número 5 do mundo e campeã de Roland Garros em 2017, Ostapenko ocupa atualmente o 37º lugar do ranking. Ela tem oito títulos e oito vice-campeonatos no circuito e já foi finalista de Doha em 2016, quando tinha apenas 18 anos, e perdeu da espanhola Carla Suarez Navarro. A letã também foi vice do WTA 1000 de Miami em 2018, superada pela norte-americana Sloane Stephens.

Já Anisimova disputará sua segunda final de WTA 1000 e busca o maior título da carreira. Em agosto do ano passado, ficou com o vice em Toronto, superada por Jessica Pegula na final. A jovem norte-americana de 23 anos e 41ª do mundo tem dois títulos no circuito e joga sua quinta final da carreira. Seu melhor ranking é o 21º lugar.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Ao avançarem à final, Ostapenko e Anisimova garantiram pelo menos US$ 351.801 e 650 pontos no ranking da WTA. A campeã levará para casa um prêmio de US$ 597.000 e somará 1.000 pontos. Ambas retornarão ao top 30 na próxima segunda-feira. A vencedora entrará no top 20, com Anisimova tendo a chance de estrear entre as 20 melhores do mundo.

Ostapenko eliminou a tricampeã Iga Swiatek na semifinal

Ostapenko tinha apenas uma vitória em simples neste início de temporada, apesar de bons resultados recentes nas duplas, como o título de Abu Dhabi e o vice do Australian Open. A letã chega motivada após eliminar a número 2 do mundo e atual tricampeã Iga Swiatek.

“Eu trabalhei muito na pré-temporada, e sinto que alguns jogos este ano não foram a meu favor, mas já estava muito perto. Agora sinto que as coisas estão indo melhor, estou mais consistente na quadra, jogando de forma agressiva e fazendo o que preciso”.

A letã, que também já venceu Ons Jabeur e Jasmine Paolini, espera manter o embalo na final: “É só jogar meu jogo, me manter agressiva, não ser dura comigo mesma e apenas aproveitar, porque foi uma grande semana e é ótimo estar na final, especialmente aqui em Doha”.

Anisimova destaca experiência adquirida para buscar o maior título

Anisimova eliminou cinco tenistas do top 30 no caminho até a final, incluindo Paula Badosa, Leylah Fernandez e Victoria Azarenka. Na semifinal, superou a russa Ekaterina Alexandrova, que vinha de título em Linz há duas semanas.

“Ainda tenho apenas 23 anos, então olhar para trás e ver que estive aqui cinco anos atrás é interessante, pois eu era muito jovem. Agora tenho mais experiência, mais jogos, e isso obviamente ajuda. Jogar essas partidas difíceis exigem bastante do físico. E ter alguns anos de experiência jogando em grandes quadras contra as melhores jogadoras me ajudou a me transformar na atleta que sou hoje. Foi uma boa semana aqui”.

A norte-americana também projetou o encontro com Ostapenko: “Ela está jogando um tênis incrível nesta semana, definitivamente uma adversária difícil. Mas com certeza será um jogo divertido, estou ansiosa. A única vez que a enfrentei foi aqui mesmo, e perdi. Foi um jogo duro, então sei que será uma batalha, mas estou empolgada para jogar.”

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ramires
Ramires
12 horas atrás

Esse wta tava pft pra bia

PedroP
PedroP
12 horas atrás
Responder para  Ramires

a sua Bia é freguesa de carteirinha da “Penko” ,amigo,,,,rs

Helton
Helton
4 horas atrás
Responder para  PedroP

Interessante é que a Iga também é. Nas entrevistas da letã, parece que ela se diverte com esta freguesia da Swiatek.

Paulo A.
Paulo A.
2 horas atrás
Responder para  PedroP

E tá (muito) difícil a Bia vencê-la pois a letã tá jogando demais e a Bia involuiu…infelizmente…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.