Pequim (China) – Na segunda partida das quartas de final no WTA 1000 de Pequim, entre duas tenistas do top 10, Amanda Anisimova e Jasmine Paolini protagonizaram uma batalha maravilhosa de três sets. No final, a norte-americana cabeça de chave número 3 levou a melhor sobre a italiana, sexta favorita, de virada, com parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 6/4.
Depois de passar por uma árdua batalha de 2h47 de duração e chegar às semifinais de Pequim pela primeira vez, Anisimova terá um duelo 100% norte-americano com a atual campeã Coco Gauff, que mais cedo acabou com a festa da alemã Eva Lys. Será o quarto duelo entre as compatriotas e Anisimova tem vantagem de 2 a 1 no retrospecto.
Esta será a primeira semifinal entre duas norte-americanas em um WTA 1000 fora dos Estados Unidos desde 2004, quando Jennifer Capriati derrotou Serena Williams em Roma. E para completar a festa, mais uma tenista do país chegará às semifinais, já que na sexta-feira Jessica Pegula e Emma Navarro medirão forças pelas quartas de final do torneio.
Ao derrotar a atual número 8 do mundo, Anisimova conseguiu o feito curioso de vencer rivais em todas as colocações do top 10. Em suas 15 vitórias contra tenistas do top 10, a maior repetição foi contra as número 10 (3), seguida de duas vitórias sobre número 3, 5 e 9.
Paolini saiu atrás nos três sets da disputa, mas no primeiro conseguiu reverter uma desvantagem de 3/5, devolvendo a quebra bem quando a norte-americana sacava para fechar. A definição foi para o tiebreak, em que a italiana foi superior e no segundo set-point que teve garantiu o 1 a 0 no placar.
A resposta de Anisimova não poderia ser mais contundente, com ela abrindo 4/0 na segunda parcial. A norte-americana só não venceu cinco games seguidos porque perdeu o saque no quinto. Paolini lutou e ficou a um ponto de devolver a outra quebra, mas deixou escapar o break-point que teve a seu favor no sétimo e então não conseguiu mais incomodar, vendo a norte-americana empatar o jogo.
O terceiro e decisivo set começou com duas quebras seguidas, uma para cada lado. Depois de salvar um break-point no quarto game, mais seis no oitavo e desperdiçar dois no sétimo, Anisimova anotou uma quebra crucial no nono. Ela sacou em seguida para fechar e não deu chances, venceu de zero e garantiu a vaga na semi.
Ambas são maravilhosas!!!