Dubai (Emirados Árabes) – Mais jovem tenista a faturar um WTA 1000 na história, aos 17 anos e 298 dias, a russa Mirra Andreeva vai aos poucos se consolidando no circuito e cumprindo com as altas expectativas que se tem sobre ela desde muito cedo. A partir desta segunda-feira, a campeã de Dubai fará sua estreia no top 10, assumindo a nona colocação.
No entanto, mesmo depois de uma conquista desse gabarito, ao bater a dinamarquesa Clara Tauson por 7/6 (7-1) e 6/1, no último sábado, Andreeva admite sentir uma carga alta de pressão pelos resultados, principalmente diante da expectativa externa sobre ela.
“Eu sinto um tipo de pressão agora porque esperam certas coisas de mim. As pessoas dizem: ‘ela vai ser a número 1, ela vai ganhar Grand Slam, ela vai ser ótima’. Para mim, é mais fácil pensar que essas pessoas dizem isso porque elas provavelmente têm medo da maneira como eu jogo. Isso me ajuda a entrar em quadra com um pouco de raiva, não para provar a todos que eu realmente posso fazer isso, mas para provar a mim mesma que sou forte o suficiente para lidar com a pressão e realmente vencer essas partidas de alto nível”, disse à WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para a jovem russa, uma das chaves para a conquista em Dubai foi jogar sem o peso de fazer uma grande campanha, já que no ano passado ela havia caído na primeira rodada e não tinha nada a defender nesta semana. Ela também vinha de um resultado ruim em Doha, onde não passou da segunda fase. Com isso, chegou sem muitas expectativas aos Emirados Árabes e acabou se surpreendendo.
“Sinceramente, depois de jogar em Doha e perder em uma segunda rodada muito difícil, tendo muitas oportunidades, me senti um pouco para baixo. Não deprimida, mas pensei: ‘bem, talvez desta vez eu não esteja jogando meu melhor tênis, então está tudo bem’. Ano passado eu não joguei tão bem nessas quadras em Dubai, então eu pensei: ‘bem, tudo bem, tanto faz. Vou apenas jogar e veremos’. No final, quando você não pensa no que vai acontecer, sempre acaba sendo um dos melhores torneios da sua carreira. Não sei se é um paradoxo ou algo assim, mas é assim que acontece”, explicou.
Inspiração em LeBron James e expectativa pelos 18 anos
Na coletiva de imprensa, Mirra Andreeva fez questão de enaltecer o jogador de basquete LeBron James, a quem ela atribui alguns dos seus maiores aprendizados como atleta. Segundo ela, a forma de o norte-americano trabalhar o aspecto mental foi determinantes para sua vitória sobre Clara Tauson na decisão em Dubai.
“É fácil jogar bem quando tudo está indo a seu favor e quando você sente bem a bola. Para mim, a parte difícil é permanecer positiva e mentalmente 100% quando as coisas não estão indo bem. Hoje não me senti bem na quadra e senti falta de coisas que normalmente não sinto, mas disse a mim mesma que não poderia me entregar à negatividade. Escolhi estar 100% mentalmente, lutar por cada ponto e esquecer disso. Ouvi muitas entrevistas do LeBron James, nas quais ele diz que é muito fácil jogar bem quando tudo está indo a seu favor, mas o que faz de você um campeão é dar o seu melhor quando você não se sente bem , então foi isso que tentei fazer hoje”, afirmou.
Por fim, em um tom mais humorado, a adolescente confessou que não vê a hora de completar 18 anos para enfim poder comemorar com uma taça de champanhe. “Eu sonhava em ter uma entrevista coletiva com um grande troféu ao meu lado há muito tempo. Finalmente aconteceu! Eu sempre vejo os vencedores bebendo champanhe. Eu ainda não tenho 18 anos, então quando eu fizer 18 em abril e ganhar um torneio, então vocês me verão com uma taça de champanhe na entrevista coletiva. Enquanto isso, terei que comemorar com uma Coca-Cola Zero”, disse aos risos.
Grande jogadora , tem muita raça ,.é uma lutadora e não da nada de graça.
Mirra Andreeva, 17 anos.
Exemplo de força mental para Bia Haddad. Aquela que fala todo o tempo em força mental.