Joinville (SC) – Depois de passar pelas duas rodadas do quali, a jovem gaúcha Ana Cruz estreou com vitória na chave principal do Campeonato Internacional de Tênis Feminino, disputado no Joinville Tênis Clube. A jogadora de apenas 15 anos superou a argentina Lola De Leon por 6/2 e 6/3 nesta quarta-feira.
Com o resultado, Ana Cruz consegue seu primeiro ponto na WTA em sua segunda participação em um torneio profissional. Para que ela entre no ranking, é preciso pontuar em três eventos distintos ou acumular 10 pontos. Sua próxima adversária será a catarinense de 20 anos Maria Eduarda Lages, que é natural de Joinville e chega motivada pela vitória sobre a norte-americana Sabastiani Leon, cabeça 6 do evento, na última terça.
Outra jovem jogadora brasileira a avançar foi a paulista de 17 anos Helena Bueno, que derrotou Marjorie Souza por 6/2 e 6/1. Helena debutou no ranking profissional ainda aos 14 anos no fim de 2021 e tenta voltar à lista da WTA. Atualmente, tem três pontos conquistados em apenas um torneio e soma mais um com a vitória na estreia. Sua próxima rival é a suíça MarieMettraux, cabeça 7.
Em outro duelo nacional, Jennifer Rosa Dourado venceu Raquel Bradbury por 6/2 e 6/1. Jennifer, de 23 anos e 1.079ª do ranking, pode enfrentar a australiana Kaylah Mcphee, principal cabeça de chave, ou a argentina Nicole Poj. Ainda nesta quarta-feira, Isabela de Mattos perdeu para a mexicana Natalia Salazar por 6/1 e 6/2, enquanto Yasmin Aguirres sofreu 6/3 e 6/2 da argentina Luciana Moyano.
Oito brasileiras na segunda rodada
A segunda rodada em Joinville terá oito jogadoras brasileiras. Além de Cruz, Lages, Bueno e Dourado, haverá um duelo nacional entre Júlia Konishi e Sofia Perovani, enquanto Bianca Bernardes desafia a cabeça 3 argentina Victoria Bosio. Já a convidada 17 anos Gabriela Cho enfrenta a chilena Fernanda Labrana, segunda cabeça de chave, que derrotou Alice Ghiraldi por 6/2 e 6/0.
A etapa de Joinville do Campeonato Internacional de Tênis Feminino é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Return – uma empresa Santander, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI – Bola Oficial. O evento também tem o apoio do Joinville Tênis Clube e da Federação Catarinense de Tênis. Ele integra o calendário mundial do ITF World Tennis Tour – W15. A realização é do Instituto Sports.
Uau! Muita gente nova chegando no feminino, espero que algumas persistam no circuito profissional.
Sim, parece ser a maior safra em muitas décadas. Boa sorte a todas…