Dubai (Emirados Árabes) – Abrindo as semifinais desta sexta-feira no ATP 500 de Dubai, o canadense Félix Auger-Aliassime levou um susto do quali francês Quentin Halys, que venceu o primeiro set, mas depois não manteve o ritmo e levou a virada, sendo derrotado com o placar final de 5/7, 6/4 e 6/3, depois de 2h16 de batalha.
Na final de sábado, marcada para 12h (horário de Brasília), Alissime terá pela frente o vencedor da partida entre o holandês Tallon Griekspoor, que vem de eliminar o russo Daniil Medvedev, e o grego Stefanos Tsitsipas, quarto favorito e algoz do italiano Matteo Berrettini na rodada anterior.
Jogador com mais vitórias na temporada, somando 16 triunfos com este na semi de Dubai, o canadense já conquistou dois títulos em 2025 em Adelaide e Montpellier e vai em busca do oitavo ATP da carreira. Tal desempenho o deixa em terceiro na corrida para o ATP Finals e o fará voltar ao top 20 no ranking, será o 18º se perder a final e o 17º se for campeão.
Responsável pelas eliminações de Andrey Rublev e Roberto Bautista, que já foram campeões do torneio no passado, Halys foi melhor no primeiro set, anotou a primeira quebra para fazer 3/1, viu Aliassime empatar por 3/3, mas na reta final pressionou o canadense. Ele primeiro deixou escapar três set-points no décimo game, no saque do rival, para no 12º concretizar a quebra que o fez abrir 1 a 0 no placar.
Aliassime elevou o nível de saque na segunda parcial, saindo de 52% para 74% de aproveitamento. Mais firme, ele anotou uma quebra crucial no quinto game e com ela foi até o final, salvando dois break-points no décimo, quando sacou para empatar a partida, convertendo o segundo set-point que teve e assim deixou tudo igual.
No terceiro e decisivo set, o canadense seguiu mais consistente do que o rival com o saque, venceu 74% dos pontos contra 52% de Halys. Além disso, ele foi bem nos momentos importantes, converteu dois dos quatro break-points que teve a seu favor, um logo no terceiro game e outro no nono e último, e salvou os dois que enfrentou, ambos no sexto.
Voltando a ser competitivo. Allez Auger
Aliassime começando muito bem o ano. Fará sua 18º final de ATP, tentará seu 3º título em 2025, sendo o 8º na carreira, todos no hard. Pegará na final o grego Stefanos Tsitsipas, que disputará sua 30º final de ATP na carreira e tentará seu 12º título, o 6º no hard. Histórico de confrontos entre eles está 6×3 no geral pro Tsitsipas, com 5×2 no hard e 1×1 em finais.