Nova York (EUA) – Responsáveis pela eliminação da paulista Beatriz Haddad Maia nas oitavas de final nas duplas, a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko conquistaram no US Open seu primeiro título de duplas em Grand Slam. Na final desta sexta-feira, elas bateram a francesa Kristina Mladenovic e a chinesa Shuai Zhang com parciais de 6/4 e 6/3.
As cabeças de chave número 7, vice-campeãs do Australian Open, no início desta temporada, tiveram uma quinzena perfeita sem perder um único set no caminho para a conquista. Será uma celebração ainda mais especial para Kichenok e seu companheiro de vida Stanislav Khmarsky, que também é treinador de Ostapenko.
“Meu namorado, que já poderia ser marido, na verdade, porque nós deveríamos nos casar na quarta-feira, mas não aconteceu”, revelou Kichenok na entrevista em quadra. A ucraniana agradeceu Ostapenko pela parceria e lembrou de dedicar sua conquista ao povo de seu país, que ainda sofre com o conflito armado com a Rússia.
“Ainda tenho arrepios depois do match-point. É uma sensação incrível. Sou abençoada por ter uma parceira assim ao meu lado na quadra, obrigada por me carregar nessas duas semanas, Jelena! Toda vez que estou na quadra, quero dedicar minhas vitórias ao povo da Ucrânia. Eles estão lutando muito pela nossa liberdade agora. Só espero poder dar a eles algum incentivo, meu coração está com eles”, disse.
A combinação da ucraniana com a letã começou a todo vapor e venceu os três primeiros games da final. Mladenovic e Zhang reagiram e devolveram o break contra no sétimo game, mas Kichenok e Ostapenko conseguiram nova quebra no décimo, depois de salvaram cinco break-points no nono game, fechando assim a primeira parcial.
No segundo set, quem largou na frente foi a dupla de Mladenovic e Zhang, que abriu 2/0 no placar, administrando a vantagem até 3/1. Depois disso, só deu Kichenok e Ostapenko, que anotaram duas quebras consecutivas e venceram os cinco games seguintes para fazer 6/3 e garantir o título do US Open.
Parabéns as campeãs
A Bia tem uma mancha no seu destino, o nome dessa mancha? Ostapenko