Melbourne (Austrália) – Cabeças de chave número 2 nas duplas, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe fizeram valer o favoritismo e venceram mais uma. Um dia após eliminarem a paulista Beatriz Haddad Maia, elas bateram com tranquilidade a japonesa Miyu Kato e a mexicana Renata Zarazua com parciais de 6/3 e 6/2, em 77 minutos.
A canadense e a neozelandesa venceram os três primeiros games da partida, depois viram as rivais devolver o break no quinto, mas no sexto bateram o saque de Kato e Zarazua outra vez e seguiram com a vantagem até o final. Na segunda parcial, novamente Dabrowski e Routliffe saíram na frente e abriram 3/0 com duas quebras. A mexicana e a japonesa até devolveram uma delas, mas perderam o saque de novo.
Nas semifinais, Dabrowski e Routliffe terão pela frente um confronto de favoritas. Elas enfrentarão as cabeças de chave número 3, a taiwanesa Su-Wei Hsieh e a letã Jelena Ostapenko, que tiveram mais trabalho para superar as quartas, precisando de três sets para bater a ucraniana Marta Kostyuk e a romena Elena Ruse, marcando placar final de 6/2, 5/7 e 7/5.
Hsieh e Ostapenko dominaram as ações no primeiro set, anotaram três quebras e sofreram apenas uma para sair na frente sem sustos. Só que Kostyuk e Ruse empataram ao faturar a segunda parcial, que foi marcada pelos breaks, com três contra elas e quatro a favor.
No terceiro e decisivo set, a dupla terceira favorita levou um susto e viu Kostyuk e Ruse anotar uma quebra no sétimo game e sacar para fazer 5/3, mas a ucraniana e a romena empataram no placar desde então, foram quebradas de volta e só venceram mais um game até o final da partida. Hsieh e Ostapenko garantiram a vitória logo no primeiro match-point.