Fort Laudardale (EUA) – A chinesa chinesa Xinran Sun conquistou neste domingo o título do Orange Bowl, torneio da categoria J500 da ITF disputado em saibro verde em Fort Laudardale, nos Estados Unidos. Depois de eliminar a brasileira Victória Barros na semifinal de sábado, a cabeça de chave número 12 se sagrou campeã com um triunfo em sets diretos sobre a russa Kristina Liutova, parciais de 6/4 e 6/1.
Tenista de 15 anos e número 26 do ranking da ITF, Sun levanta o sétimo e mais importante troféu de sua carreira juvenil, depois de quatro conquistas de nível J60, uma de J100 e outra de J300. Apesar da pouca idade, ela já tem 34 pontos na WTA e ocupa atualmente o 838º lugar do ranking profissional.
Ela se torna apenas a segunda tenista chinesa, entre homens e mulheres, a vencer o Orange Bowl, repetindo a conquista de Xiaotong Wang na categoria de 16 anos em 2024.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Holandês é campeão no masculino
Entre os meninos, o título principal ficou nas mãos do holandês Thijs Boogaard, que derrotou na decisão o norte-americano Jack Kennedy por duplo 6/3.
Cabeça de chave número 11, Boogaard derrotou em sequência os dois principais candidatos ao título, batendo o francês Yannick Theodor Alexandrescou, primeiro pré-classificado, na semi, e o segundo favorito Kennedy na decisão.
Aos 17 anos, o holandês comemora o 13º título da carreira no circuito juvenil e o primeiro de nível J500. Ele ocupa no momento o 26º lugar no ranking da ITF, mas já esteve na 17ª posição em abril. Na ATP, o jovem tenista tem apenas oito pontos e ocupa o 1201º posto.
Boogard é o terceiro jogador dos Países Baixos a vencer o Orange Bowl, depois que Paulo Dogger (1987) e Petra Kamstra (1990) triunfaram na categoria até 16 anos.
Brasil segue com cinco títulos
Com a derrota de Victória Barros no sábado, o tênis brasileiro perdeu a chance de voltar a vencer o torneio depois de 44 anos. Ao todo, o país coleciona cinco conquistas, sendo quatro na categoria até 18 anos e um nos 16 anos.
O primeiro título nacional veio com Carlos “Lelé” Fernandes, em 1956. Depois, vieram os triunfos de Maria Esther Bueno (1957), Ronald Barnes (1958) e Thomaz Koch (1963). Já em 1981, Carlos Chabalgoity levantou o único troféu do Brasil na chave de 16 anos, naquela que foi a última conquista do país.
Vale lembrar que Fernando Meligeni venceu o torneio em 1989, mas ainda sob a bandeira da Argentina. Ele só viria a se naturalizar brasileiro no ano seguinte.











Duas meninas de 2010 ! Impressionante !
Deu tudo certo pra essa menina chinesa. É impressionante alguém com 15 anos vencer um torneio até 18. Poderia ter sido a Victoria, mas ela está bem também, afinal está bem ranqueada com apenas 15 anos.
A Victória faz 16 anos agora em Dezembro. Ano que vem já é até 18 anos. A Naná ano que vem é o último ano de 16 anos.
Algoz ? Explica melhor
Victoria fez uma excelente campanha 2025 incrivel resultados e evolução impressionante.
Cade a festa de final do ano para melhores jogadores no brazil ? Em todos os paises tem mais nao vejamos isso no brazil
Sim, seria bom mandar um e-mail para a CBT sugerindo isso uma homenagemaos melhores. Sobre algoz, é comum essa linguagem esportiva.
Os chineses estão literalmente criando “robos” nos esportes. O Brasil e o mundo deve implementar vários métodos de treinamento dos chineses para conseguir chegar perto nas competições.