Bangkoc (Tailândia) – A tenista Alex Eala, uma das revelações desta temporada, teve papel destacado na cerimônia de abertura dos 33º Jogos do Sudeste Asiático, sediados pela Tailândia de 9 a 20 de dezembro, no Estádio Nacional Rajamangala. O rei e a rainha presidiram a solenidade e no desfile das delegações, a rainha se juntou à equipe nacional, pois também é competidora na vela.
Eala, de 20 anos, atualmente em 52º lugar no ranking da WTA, foi porta-bandeira da delegação filipina ao lado do capitão da seleção masculina de vôlei, Bryan Bagunas. Formada na academia de Rafael Nadal em Mallorca, alcançou seu melhor ranking este ano, o 50º lugar, tendo alcançado as semifinais em Miami, derrotando três campeãs de Grand Slam, entre elas Iga Swiatek. Seu primeiro título na carreira (e o primeiro título para uma filipina) foi conquistado em Guadalajara. Tornou-se a primeira filipina a entrar no Top 100 e, posteriormente, no Top 50 do ranking WTA.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Philippine Sports Commission (@phil.sportscommission)
“Estou muito orgulhosa de mim mesma e do que conquistei”, disse Eala à Vogue Filipinas, recentemente, para a qual fez um ensaio fotográfico em colaboração com a Nike. “Também estou orgulhosa e grata à equipe e a todo o esforço que eles dedicaram. Estou feliz por eles estarem vendo os resultados e por eu poder compartilhar essa felicidade com eles também.”
A bandeira tailandesa, a bandeira oficial dos Jogos e os seis mascotes entraram no estádio, seguidos pelo desfile dos atletas dos países participantes: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Timor-Leste, Vietnã e o país anfitrião, Tailândia.
“Estou com muita vontade de fazer ainda mais e trabalhar ainda mais”, disse ela à Vogue. Eala terminou a temporada com um excelente retrospecto de 40 vitórias e 26 derrotas, tendo iniciado o ano na 147ª posição. Além de sua campanha até a semifinal em Miami, ela venceu seis partidas consecutivas (incluindo duas no qualifying) para chegar à final na grama de Eastbourne, onde perdeu um tiebreak emocionante no terceiro set para Maya Joint.
A filipina está competindo em sua segunda edição dos Jogos do Sudeste Asiático, tendo conquistado três medalhas de bronze em sua primeira participação no Vietnã, em 2022.
“Nossas equipes masculina e feminina estão muito animadas e se prepararam bem para os 33º Jogos do Sudeste Asiático na Tailândia. A participação de Alex Eala como uma das porta-bandeiras das Filipinas aumenta ainda mais a empolgação, o que me deixa muito feliz e grato”, disse ele.
“Sua presença não apenas inspira nossas equipes de tênis, mas também inspira toda a delegação filipina de 1.600 pessoas. Esperamos que o tênis continue sendo motivo de orgulho e honra para o país, com a ajuda de Alex Eala e suas outras talentosas companheiras de equipe”, afirmou John Rey Tiangco, secretário-geral da PHILTA, a federação filipina.
O evento de tênis dos Jogos do Sudeste Asiático começa com a competição por equipes masculina e feminina, com as competições de simples e duplas programadas para começar no domingo, dia 14. Todos os eventos de tênis vão ser realizados no Centro Nacional de Desenvolvimento de Tênis em Nonthaburi.












