Alcaraz sente que jogou bem e sai de Doha com a cabeça erguida

Foto: Qatar Tennis Federation

Doha (Qatar) – Apesar da derrota nas quartas de final do ATP 500 de Doha, Carlos Alcaraz diz que sai do torneio com a cabeça erguida, satisfeito com o nível de tênis apresentado na partida desta quinta-feira contra o tcheco Jiri Lehecka. O espanhol chegou a liderar o último set por 4/2 e estava bem perto da vitória, mas Lehecka teve sucesso na estratégia mais agressiva nos últimos quatro games e fechou a partida com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.

“Conversei com minha equipe e com meu treinador. Honestamente não sei o que poderia ter feito melhor”, disse Alcaraz na coletiva após a partida. “Provavelmente alguns saques ou alguns pontos que talvez eu não tenha jogado tão bem. Honestamente, não sei. Mas também tenho que dar crédito a ele, porque quando estava em desvantagem, especialmente no terceiro set, ele não desistiu”.

Para o espanhol, o duelo foi decidido por detalhes. “Foi uma questão de um ponto. Acho que é isso que torna o tênis tão difícil. Um ponto faz diferença. No 4/2 e break point, a bola caiu apenas alguns centímetros na rede, o que poderia ter mudado completamente o jogo. Mas depois, no 4/3, ele começou a jogar incrivelmente bem. Provavelmente eu poderia ter feito um pouco melhor a partir desse momento, mas o jogo dele foi incrível. Ele estava devolvendo muito bem, jogando de forma agressiva, sem erros ou quase sem erros, então isso é algo que preciso aprender”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Alcaraz acredita que precisa melhorar a gestão de momentos decisivos nas partidas. “Da próxima vez, eu simplesmente preciso continuar jogando com confiança quando estiver na frente no placar, especialmente no saque. Mas, na minha mente, não sei o que poderia ter feito melhor, e dou crédito a ele”.

Apesar da derrota, Alcaraz destaca os pontos positivos. “Deixo Doha de cabeça erguida, com confiança e muito feliz com tudo o que fiz aqui e com a maneira como me senti com minha equipe. Voltarei no próximo ano”. O espanhol agora soma 11 vitórias e 2 derrotas na temporada, tendo conquistado o título do ATP 500 de Roterdã há duas semanas. Seu próximo desafio será o Masters 1000 de Indian Wells, torneio do qual é o atual bicampeão.

O espanhol também comentou a inclusão de Samuel Lopez como treinador em tempo integral, após o fim da parceria do técnico com Pablo Carreno Busta. Lopez já havia trabalhado com Alcaraz em ocasiões anteriores, incluindo a conquista do título de Queen’s em 2023, quando Juan Carlos Ferrero estava ausente.

Atualmente número 3 do ranking, Alcaraz destaca a boa sintonia entre Ferrero e Lopez. “Eles têm muita confiança entre si. Tudo o que me dizem está alinhado. Se precisam falar algo para mim, primeiro conversam entre eles e depois passam uma mensagem unificada, então temos um time muito sólido”.

O espanhol também valorizou a dinâmica fora das quadras. “Eles são pessoas diferentes. Quando estou com Samuel, fora das quadras ele me transmite calma, e eu gosto do tempo que passo com ele. Eu não sei exatamente o que o diferencia, mas o grupo como um todo é muito sólido”.

Subscribe
Notificar
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ricardo Lessa Filho
Ricardo Lessa Filho
21 horas atrás

É… Parece que o Alcaraz hoje é um jogador muito mais vencível do que era há um ou dois anos.

Algo fundamental para a grandiosidade do Big 3 foi a capacidade de evolução: a cada ano algo no jogos de Djokovic, Nadal e Federer era melhorado. E não parece ser essa progressão que ocorre com o Alcaraz.

Vejamos os próximos capítulos…

M. Lima
M. Lima
21 horas atrás
Responder para  Ricardo Lessa Filho

O mlk tem 21 anos plmdds kkkkkkkkk
Ele ainda tem MUITA coisa pra evoluir! Cada jogador tem seu próprio tempo pra aprender com seus erros.

Última edição 21 horas atrás by M. Lima
Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
21 horas atrás

resultado normal, nenhuma derrota irá abalar

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
20 horas atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Se até o Fonseca que tava no hipe, perdeu essa semana, por que o Alcaraz não poderia também?

Julio Marinho
Julio Marinho
20 horas atrás

Teoricamente, sim. Derrota normal, Lecheka bom jogador. Mas espanta o fato de Alcaraz ter particular dificuldade com jogadores extra agressivos (Zandschulp, Machac, Humbert, Lecheka). Ele poderia facilitar no saque, mas ainda não está nesse ponto não. Um tipo de jogo para o qual ele deve se preparar melhor, porque virou tática garantida contra ele.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
17 horas atrás
Responder para  Julio Marinho

Garantida coisa alguma. Não assistiu o jogo , meu Caro . Alcaraz venceu todas as estatísticas da partida. O TOP 25 se superou e levou no detalhe. Mas o Serviço de Carlitos melhorou barbaridade. Ajudou até na INDOOR de Roterdã. Aguarde Indian Wells…Abs !

Julio Marinho
Julio Marinho
10 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Bom, primeiro não fez mais aces como você disse, Sérgio. Segundo, ser melhor nas estatísticas indica que você pode ter tido azar em algum ponto, mas só o fato de ter perdido, indica que ele se pôs em risco. Para termos certeza dessas estatísticas deveríamos ver os erros forcados e os os pontos de pressão 30-30 para frente. Sim, o serviço melhorou, não ainda o suficiente, porém. Garantida que eu disse não é que vai vencer, obviamente, mas garantida no sentido de complicar Alcaraz, como foi justamente antes. Mas como disse, não foi o fim do mundo, porque não foi um jogo ruim, mas chama atenção como esse tipo de jogo sempre enrosca ele.

Joselito
Joselito
8 horas atrás
Responder para  Julio Marinho

Ser agressivo é o caminho para ganhá-lo. Se esperar ele atacar primeiro, já era.
Sim, o saque dele não lhe dá pontos grátis. Praticamente tem que jogar mais do que deveria nos seus games de serviço.
Sinner de 10/2023 praticamente não enfrenta BP. Olha o resultado.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 horas atrás
Responder para  Joselito

O Serviço deu vários pontos grátis nesta partida. Aos 21 , Alcaraz apresenta uma devolução apenas razoável, e como é extremamente agressivo,ainda comete um alto número de erros forçados . Esta dosagem, Jannik Sinner somente foi obter próximo aos 23 anos. Como estará Carlitos até lá, já que possui também um Staff espetacular?. Abs!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
19 horas atrás

Incrível, já tem brasileiros que são fanáticos por esse Alcaraz, com certeza se ele jogar contra o Fonseca vão torcer pra ele

M. Lima
M. Lima
19 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Uai, cada um vai torcer pro seu jogador favorito. Ngm é obrigado a torcer pro João só pq ele é br. Gosto mt desses dois meninos, mas o Carlitos foi o motivo de eu ter voltado a amar tênis. Irei torcer por ele independente de qm estiver do outro lado da rede, assim como eu fazia com o Rafa e o Roger.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
5 horas atrás
Responder para  M. Lima

Lamentável

Julio Marinho
Julio Marinho
4 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Lamentável é você lamentar isso. Curioso isso de ensinar aqui que você deve torcer por um jogador porque é de seu país, como se você devesse preferir feijoada a hambúrguer. Ainda mais em tênis, que existe conexão pessoal além do estilo de jogo. Pense, o cara gosta de um jogo mais passador de bola, como era mais Nadal no início da carreira ou do Murray e é obrigado a torcer por um jogador agressivo porque é do mesmo pai ou porque acha um mala (como o Wild). Falando isso como um cara que vai torcer muito pelo João. Sentido nenhum isso.

M. Lima
M. Lima
4 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Oxe, doido KKKKKKKK Tem um mt de gente aqui q torce pro Djoko e ele n é br! Qual o problema de torcer pro Carlitos? Engraçado q eu n vejo todo esse amor e hype pelo Monteiro e pelo Wild mesmo eles sendo brs… Quanta hipocrisia.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
19 horas atrás

Entrevista de um jogador que em 13 partidas venceu 11 nesta Temporada. Valorizou o oponente, mesmo tendo feito mais WINNERS, menos ENFS , mais pontos e mais Aces que o Theco. Finalmente venceu INDOOR e no total 700 pontos. O N 2 não faz aqui na gira do Saibro…Abs !

Joselito
Joselito
7 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Acho que você distorce muito os assuntos. Ninguém está falando que o Alcaraz é ruim. Porém ele foi colocado na prateleira dos BIGs e ele não está correspondendo à expectativa.
Enquanto Sinner perdeu 6 jogos nas últimas 52 semanas. O Alcaraz perdeu 12.
Olha que dessas últimas que o Sinner perdeu, 3 foram para o Alcaraz(2 do ranking).
Já o Alcaraz perdeu para jogadores comuns. Essa é a diferença no momento. Pode ser que Sinner caia de rendimento e o Alcaraz suba.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 horas atrás
Responder para  Joselito

Errado : possui aos 21 , 4 SLAM contra 3 de SInner aos 23 . Procure saber quantos jogadores possuíram 5 MASTERS 1000 nesta idade na história. Tu como comentarista, é que não estás correspondendo. Não sabes nem que o garoto já possui 17 Conquistas. É o Único jogador que venceu ATP 500 em TODOS os pisos desde que o evento foi criado. Abs !

Luciano
Luciano
53 minutos atrás

Logo logo a fera estará ganhando Grand Slam novamente. Normal derrotas assim. Ninguém ganha tudo não!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.