Alcaraz lamenta escolhas erradas e já pensa na Davis

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Eliminado na fase de grupos do ATP Finals, Carlos Alcaraz lamentou as escolhas erradas que teve em momentos importantes do jogo da última sexta-feira contra Alexander Zverev. O espanhol avalia que não tomou as melhores decisões possíveis no fim do primeiro set e também no game de abertura da segunda parcial, que proporcionou a única quebra de saque da partida. Diante de um rival que ainda não sofreu quebras e só enfrentou dois break-points em todo o torneio, o número 3 do mundo reconhece que ficou em uma situação de muito risco na partida e não conseguiu reverter o quadro a seu favor.

“O tiebreak foi bem apertado, com muitos pontos eu poderia ter jogado melhor. No 6-5, não sei o que eu estava pensando quando tentei volear aquela bola… Mas tênis é assim. Você tem que fazer escolhas em menos de um segundo e às vezes você erra. Perder o set dessa forma dói”, disse Alcaraz após a derrota por 7/6 (7-5) e 6/4 para Zverev. Foi o 11º jogo entre eles e agora o alemão lidera o histórico por 6 a 5.

“E no segundo, eu já comecei com em 0-40 depois de vários pontos idiotas e fiquei numa situação muito difícil no jogo. Tenho que aprender com esses momentos porque não aproveitei ao máximo as chances que tive”, acrescentou o espanhol, que teve duas chances de devolver a quebra quando perdia por 3/2, mas não conseguiu aproveitar. E depois disso, Zverev cedeu apenas mais dois pontos no saque até o fim do jogo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Alcaraz perdeu dois de seus três jogos no Finals. Ele havia sido superado pelo norueguês Casper Ruud na estreia e relatou ter sofrido problemas estomacais. Depois, recuperou-se no torneio ao vencer o russo Andrey Rublev para chegar à última rodada da fase de grupos com chances de classificação. “Foi uma semana difícil para mim, mas é um privilégio estar aqui entre os oito melhores jogadores do mundo. Vou aprender com o que aconteceu. Joguei um bom tênis, mas hoje enfrentei um dos melhores e decepcionado com a derrota”.

Meta: Chegar mais descansado ao fim da temporada

O jovem jogador de 21 anos disputou seu segundo Finals, depois de ter caído na semifinal da temporada passada e de ter se retirado da edição de 2022, mesmo sendo o número 1 do mundo naquele momento. Ele afirma que uma das metas para os próximos anos é chegar mais descansado, no aspecto físico e mental, na reta final da temporada.

“Um dos meus objetivos é chegar a esta parte do ano me sentindo mais descansado. Eu estava melhor do que no ano passado, mas foi não bom o suficiente. Quero estar o mais fresco possível mentalmente e aproveitar cada uma das minhas partidas”, relatou o espanhol. “Sei que é impossível chegar a esta parte do ano me sentindo totalmente fresco, mas tenho que jogar meu melhor tênis, mesmo se estiver mentalmente cansado. É isso que os bons jogadores fazem. Como posso melhorar? Treinando todos os dias com o máximo de desejo possível. Tenho uma equipe incrível e eles têm uma visão muito clara. Eles podem me ajudar e me guiar bem para esta parte da temporada”.

Despedida de Nadal dá ainda mais peso à Davis

Alcaraz agora retorna à Espanha, onde disputa a fase final da Copa Davis a partir da próxima terça-feira em Málaga. A equipe espanhola enfrenta a Holanda nas quartas de final. E se vencer, joga contra Alemanha ou Canadá na semi. Além da motivação por um título inédito em sua carreira, a edição desde ano também vai marcar a despedida de Rafael Nadal do circuito profissional. “É o último torneio do ano para mim e provavelmente um dos torneios mais especiais que vou jogar. É o último torneio do Rafa e poderei estar ao lado dele nesses últimos momentos em uma quadra de tênis”.

“A Copa Davis é um torneio que eu realmente quero ganhar um dia. Quando eu era criança, sonhava em ganhar a Copa Davis pela Espanha. Este ano temos uma chance muito especial de ganhar. E tentarei ajudar o time a vencer. Acho que é ainda mais importante para o Rafa, por seu último torneio. Eu realmente quero que ele se aposente com um título. Vai ser muito emocionante e um torneio muito especial para mim”.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Joselito
Joselito
18 dias atrás

ALcaraz tem que melhorar demais o saque para ganhar pontos fáceis e ter sucesso também nas quadras duras e rápidas.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
18 dias atrás
Responder para  Joselito

Com certeza

Oscar Riote
Oscar Riote
18 dias atrás
Responder para  Joselito

Melhorar ele pode, mas nem tanto, pois há uma limitação de altura. Dos caras da elite, ele é o mais baixo. Mesma altura do Ruud e De Minaur…

SANDRO
SANDRO
18 dias atrás

A Itália é a favorita desta Copa Davis…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.