Londres (Inglaterra) – Nesta segunda-feira, o espanhol Carlos Alcaraz se tornou o 15º maior número 1 da história da ATP, deixando para trás o britânico Andy Murray ao garantir sua 42ª semana na ponta. Ele está a uma semana de empatar com o catarinense Gustavo Kuerten, que tem 43 semanas na liderança, e tem tudo para superar também o brasileiro muito em breve.
Depois de Guga, o próximo da lista é o norte-americano Jim Courier (13º), com 58 semanas, marca que Alcaraz não conseguirá superar nesta temporada. O italiano Jannik Sinner é o 12º com mais tempo no topo do ranking, colocação na qual figurou por 65 semanas até ser superado pelo rival espanhol após a disputa do US Open, onde eles se enfrentaram na final.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Alcaraz também está ajudando a Espanha a buscar a quarta colocação como país que tem mais semanas lideradas. Nesta segunda-feira, eles chegaram a 261 semanas, somando os números também de Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero e Rafael Nadal. Com mais nove irão alcançar as 270 semanas dos tchecos, todas elas de Ivan Lendl.
Os espanhóis aparecem em quinto no número de semanas lideradas, mas são a segunda nação que mais produziu número 1 do mundo (4) atrás apenas dos Estados Unidos com seis. Apenas cinco países tiveram mais de um número 1 do mundo. Os outros três são a Austrália, Suécia e Rússia. Ao todo, somente 15 nações conseguiram fazer líderes do ranking da ATP.