Alcaraz bate Fritz e se torna o 10ª com três finais seguidas em Wimbledon

Foto: Simon Bruty/AELTC

Londres (Inglaterra) – O espanhol Carlos Alcaraz segue escrevendo seu nome na história do mais tradicional torneio do circuito e vai disputar a final de Wimbledon pelo terceiro ano seguido. Abrindo as semifinais desta quinta-feira, ele manteve a escrita contra Taylor Fritz e bateu o norte-americano pela terceira vez em três duelos, marcando parciais de 6/4, 5/7, 6/3 e 7/6 (8-6).

Desde a Era Aberta, será apenas a 10ª vez que um mesmo tenista vai disputar pelo menos três finais consecutivas no All England Club. Na decisão, o espanhol espera pelo vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic, que desde 2018 chegou na última partida em todas as edições de Wimbledon, e o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e vítima de Alcaraz na final de Roland Garros.

Será a sexta vez que Alcaraz vai disputar um título de Grand Slam, tendo vencido todas as cinco partidas decisivas que teve até então. Ele já é o segundo espanhol com mais finais, ficando atrás apenas de Rafael Nadal (30).

O compatriota é um dos quatro tenistas que têm mais finais de Slam antes de completar 22 anos que Alcaraz. O atual vice-líder do ranking igualou Boris Becker e Pete Sampras nesta lista e fica atrás apenas das oito de Bjorn Borg e Rafael Nadal e das sete que têm Jim Courier e Mats Wilander.

Na primeira partida do torneio entre rivais do top 5, Alcaraz não apenas manteve sua invencibilidade contra Fritz, mas também ampliou sua sequência contra rivais norte-americanos, vencendo as 11 últimas partidas frente a oponentes dos Estados Unidos. Ele também aumentou sua série de vitórias no circuito, anotando o 24º triunfo consecutivo (maior sequência da carreira), e vai disputar a sexta final seguida, tendo vencido quatro (Monte Carlo, Roma, Roland Garros e Queen’s) e perdido uma (Barcelona).

Alcaraz começa bem, mas depois oscila

Um dos melhores sacadores do torneio, chegando à semi com 85% de aproveitamento com o primeiro serviço e 69% com o segundo, Fritz se enrolou no primeiro game da partida, encarou 15-40 e acabou levando a quebra no segundo break-point que encarou. Ele até teve a chance de devolver o break logo em seguida, mas não aproveitou e depois novamente se viu em 15-40 com o saque, mas desta vez se salvou e confirmou pela primeira vez.

A partir de então, Alcaraz não deu mais chances para o norte-americano e ainda teve mais uma chance de quebra no nono game, quando estava devolvendo e perdeu seu primeiro set-point. Na sequência, o espanhol foi ao serviço para fechar e não teve dificuldade alguma, venceu o game de zero e abriu 1 a 0 no placar.

No segundo set, o norte-americano cuidou melhor do serviço, elevou o aproveitamento de 66% para 83% e não cedeu um break-point sequer ao rival. Do outro lado, Alcaraz baixou um pouco o nível no fundamento, salvou uma chance de quebra no oitavo game e no 12º, sacando em 5/6, se viu num buraco ao encarar 0-40 e levar a pior logo no primeiro set-point que enfrentou contra.

Volta por cima do espanhol no 3º set

Depois de uma parada um pouco mais longa na virada das parciais, Alcaraz voltou mais firme e voltou a errar pouco. No primeiro set, ele cometeu apenas 3 erros não forçados, mas subiu para 13 no segundo, até baixar para 4 no terceiro. Mais preciso, o espanhol passou bem por seus games de saque e novamente não foi ameaçado.

Assim como fez na parcial inicial, o número 2 do mundo se aproveitou de uma quebra no começo para controlar o restante da disputa, abrindo 3/1 logo de cara. A partir de então, conseguiu administrar muito bem a vantagem e ainda voltou a superar o saque de Fritz no nono e último game, convertendo o segundo dos dois set-points que teve a seu favor.

Controle na reta final e nova vitória

O espanhol manteve o ritmo no quarto set, em que Fritz se segurou na única vez que foi ameaçado, salvando um break-point no sexto game. Esta foi a única oportunidade de quebra da parcial, que foi definida em um tiebreak bastante movimentado e com chances para ambos os lados.

Mantendo o nível que mostrou no decorrer do set, Alcaraz largou na frente e abriu 4-1. Contudo, o norte-americano não esmoreceu e foi buscar uma incrível recuperação e venceu os cinco pontos seguintes. Fritz marcou 6-4 e teve dois set-points, perdeu o primeiro com o saque e o segundo na devolução. O espanhol então cresceu e fez a segunda reviravolta do desempate, marcando 8-6 para fechar o jogo.

Apesar da derrota, Fritz terminou a partida com mais aces (19 a 13), mais bolas vencedoras (44 a 38) e menos erros não forçados (24 a 25). Só que o desempenho de Alcaraz com o saque foi um pouco melhor, vencendo 77% dos pontos contra 71% do rival, que só conseguiu um break a seu favor e sofreu três quebras.

Subscribe
Notificar
guest
44 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás

Grande batalha e o americano teve lá suas chances, mas não as aproveitou.

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
Thiago
Thiago
1 mês atrás

Já vi top10 fracos, mas igual esse Fritz tá pra nascer. Acho que junto com Zverev, é um dos mais patéticos do circuito. O cara com desperdiça set points como se tivesse jogando um Challenger. O circuito anda cheio de jogadores medíocres no topo.

Rob
Rob
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Fritz não é medíocre… só é pior que o ALcaraz.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Rob

Cara, o Alcaraz era favorito mesmo desde o início do torneio com a sua chave e achava que o único que poderia dificultá-lo era o Hurcakz porque é um grande sacador, mas vou ser sincero que eu já disse aqui que o Fritz não tem grandes atributos técnicos, porém preciso ser justo com ele e parabenizá-lo porque fez um grande torneio e um jogo bom hoje que só não foi perfeito porque perdeu, mesmo com suas limitações, pois sacou muito até onde pode, fez mais Winners e cometeu menos erros que o seu saque na grama gera muitos pontos a ele, por isso tem alguns títulos na grama, honestamente gostaria que o Fritz evoluísse tecnicamente porque seria muito bom pra ele e principalmente ao tênis, sim torço para que ele alcance isso como apareceu outros nomes como Drapher, Mensik, Musetti e também mostrar para mim que estava enganado sobre ele, então torcerei para ele evoluir porque ainda dar tempo. Abraço!

M. Lima
M. Lima
1 mês atrás

Carlos fez uma boa partida — sacou bem, variou bastante e venceu Fritz com relativa tranquilidade, com exceção do segundo set, quando seu saque caiu um pouco. E claro, o tiebreak não podia passar sem uma dose de emoção, né? Kkkkkk. Agora é esperar para ver quem vem na final: Sinner ou Djokovic.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  M. Lima

Desculpa discordar meu caro, não acho que foi tranquilo assim não amigo,pois vi que o Fritz o dificultou o máximo decidido no 4 set no tiebreak ,mesmo com suas limitações, vejo que o Alcaraz teve jogo duro .

M. Lima
M. Lima
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Desculpa, mas vou ter que discordar. O Carlos confirmou a maioria dos games de saque com uma tranquilidade quase ofensiva — cedeu só dois break points em quatro sets, e o Fritz só conseguiu aproveitar um. O real desafio foi devolver o saque do estadunidense, que, justiça seja feita, fez uma bela partida. É fato que não foi um atropelo — e nem precisava ser. É uma semifinal de Grand Slam, não um treino de luxo. Dito isso, achei que o espanhol venceu com relativa facilidade, sim. Estamos falando do número 5 do mundo, com a grama como melhor superfície, e mesmo assim o Carlitos teve mais trabalho contra o Fognini e o Rublev do que contra ele.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  M. Lima

Olha eu discordando de novo , M.Lima. Fritz levou vantagem em todas as estatísticas do jogo ( leia acima ) . Carlitos precisou utilizar seu vasto arsenal para levar. Surpreendeu com 42 idas a rede e 32 pontos com voleios magistrais. Taylor saiu de 1 x 4 para 6 x 4 no tiebreak do Quarto Set. Aí Alcaraz tirou da Cartola mágicas para atingir 8 x 6 . Te avisei dos vários duelos com Jannik Sinner. Este meteu na Grama outro 3 x 0 pra cima de ” goat ” . Final encardida domingo. Abs !

M. Lima
M. Lima
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Isso, sinceramente, não quer dizer absolutamente nada. A maioria dos games de saque do Alcaraz foi tranquila — em quatro sets, ele só cedeu dois breakpoints. Já o Fritz entregou sete. Ou seja, quem pressionou de verdade foi o Carlos, não o contrário.

Eu assisti à partida do início ao fim, e a única real dificuldade do Carlos foi devolver o saque do Fritz, que é mesmo potente. Mas, no geral, ele jogou muito bem, soube variar o ritmo e conduziu o jogo com inteligência. O Fritz fez uma boa partida, sim, mas dizer que foi dura é um exagero.

O saque do Carlos funcionou quase o tempo todo, o que impediu o estadunidense de se impor nos pontos. E no tiebreak… claro que tinha que ter emoção, né? Se não tiver drama, nem parece jogo do Carlitos kkkkk. Foi um dos poucos momentos em que o Fritz realmente conseguiu apertar.

Abs!

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  M. Lima

Ok, pois discordância faz parte.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás

Bela vitória do Alcaraz mas foi um jogo duro, muito perto de um 5 set.

Jadir Gonçalves Rodrigues
Jadir Gonçalves Rodrigues
1 mês atrás

Bravo! Bravíssimo! Parabéns Carlos Alcaraz, mais uma final de GS! Que venha o TRI!

Última edição 1 mês atrás by Jadir Gonçalves Rodrigues
Realista
Realista
1 mês atrás

Tomara que seja Sinnex x Alcaraz. Djoko não tem chances contra o espanhol

Danilo BR
Danilo BR
1 mês atrás

Na hora da onça beber água só prevalecem os melhores! Veremos um desfile infindável de títulos apenas dessa dupla Alcaraz-Sinner… não vejo os demais com capacidade alguma de alcancá-los

Leo Gavio
Leo Gavio
1 mês atrás

As chances do DJokovic só aumentam, Alcaraz penou contra Fritz, se fosse o Cobolli teria passado desse Alcaraz, Cobolli jogou bem mais que Fritz.

E digo aqui, nas casas de aposta: Djokovic pagando 5.5 pra ser campeão. Tá melhor que BTC a longo prazo.

Djokovic é favorito contra os dois, o atual Djoko, com toda essa iniciativa, concentrado, não perde na grama pra ninguem, só uma contusão ou milagre dos moleques.

Vinicius Chaves
Vinicius Chaves
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

E aí Leo, Alcaraz penou mesmo em, Alcaraz cedeu 2 break no jogo inteiro e o Fritz conseguiu um. Ganhou 88% dos pontos e o outro 80%, sendo que o sacador é o Fritz KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. E aqui, me fala aí como tá o jogo do Djokovic? Você é só mais um fanático que é cego e não entende nada de tênis.

ultrasincero
ultrasincero
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Que zebra.O favorito perdeu de 3 x0. KKKKKKKKKKKKK

Roger
Roger
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

kkkk….bateu a cabeça né

Rafael
Rafael
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Hunnn? Conte-me mais…

João
João
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Vc tinha que se preocupar primeiro com o Sinner q está atropelando o Djoko kkk

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Alienado…a gente vê por aqui.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Caríssimo Leo Gavio ( ão) . Só te resta o de sempre. Se esconder no Sítio do Robson kkkk. Abs !

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
1 mês atrás
Responder para  Leo Gavio

Fala Gavião das Kombis,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que o diga o prezado Sergio Ribeiro, soltando pérolas hein, Leo Gavio

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Incrível que Alcaraz pode fechar o ano com 7 slans.

Vivi
Vivi
1 mês atrás

Vocês não brincam em serviço. O post completo assim que o jogo acaba! Muito bom!
Alcaraz realmente oscilou muito e Fritz não aproveitou. O espanhol sofreu pra tentar entrar no saque do americano, que confirmava com facilidade. Mas Alcaraz aproveitou as poucas brechas, e aí ele não perdoa! Mas sinceramente, acho que ele não leva o título esse ano.

Antônio Júnior
Antônio Júnior
1 mês atrás

A impressão que a gente tem é que o Alcaraz ganha o jogo quando quer.

Leonardo
Leonardo
1 mês atrás

Alcaraz é o favorito ao tri em Wimbledon, seja contra Sinner ou contra Djokovic, mas não vejo uma margem grande. Se for Djokovic, ele deve vir para o tudo ou nada, mais ou menos como na final olimpica, e na grama Djokovic pode tirar um pouco da diferença de potencia e fisico que está a favor de Alcaraz. Se for contra Sinner, bom, aí tudo pode acontecer. Sinner não é um eximio jogador de grama, mas é o n.1, e depois do que fez em RG, onde é em teoria sua pior superficie… Bom, complicado duvidar da capacidade de Sinner de levantar o nivel e levar o título. Final imperdível, seja contra quem for…

Última edição 1 mês atrás by Leonardo
JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Jogo burocrático, por causa do estilo “marreteiro” do Fritz.
O americano sacou bem, poderia ter levado para o quinto set (falhou).
Alcaraz sacou bem, foi agressivo (muitos voleios), fez deixadas perfeitas.
Poderia ter sido mais fácil.
A revanche está próxima…

Jadir Gonçalves Rodrigues
Jadir Gonçalves Rodrigues
1 mês atrás

Parabéns pela vitória! Carlos Alcaraz on fire!

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
1 mês atrás

Vamos Vamos o tri esta chegando

Roberto
Roberto
1 mês atrás

Alcatraz com 22 anos fazendo história. Que venha o quase aposentado ou o italiano. Prefiro aposentar o vovô.

Rob
Rob
1 mês atrás

ALcaraz e o SInner são os melhores. Logo… farão a final dos sonhos.1×0 SInner

Roberto
Roberto
1 mês atrás

Alcaraz com 22 anos fazendo história. Que venha o quase aposentado ou o italiano .o vovô esse ano tá uma baba. Pra dar jogo,o italiano seria mais adequado.

Carlos Alberto Alves
Carlos Alberto Alves
1 mês atrás

Na verdade dentre os 4 semifinalistas o que tem mais recursos disparado é o Alcaraz, obviamente que isso não lhe garante o título, mas lhe da uma pequena vantagem no quesito variação, o que eu acho bem importante, pois o Carlitos sabe como tirar qualquer tenista da sua zona de conforto. Falando do jogo de hoje, passou longe de ser fácil, haja vista que ele abriu 4×1 no tie-break do 4o set, e levou uma virada para 6×4, mas aí entra o fator variação que definitivamente faz com que ele seja superior aos demais, seja contra que for a final eu ainda acho que Carlitos é favorito, não disparado, mas é, a conferir…

Rob
Rob
1 mês atrás

Massacre a vista.

Cris
Cris
1 mês atrás

Tem saque, mas não tem sangue no olho

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Difícil saber para quem o torcedor terceirizado vai torcer no domingo. Será que vai ser a casadinha Sinner + Federer ou Alcaraz + Federer?

Adriano
Adriano
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Tô vendo a inundação do choro daqui kkkkkkk

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Quem gosta de Tênis vai torcer por um bom jogo. Quem é alienado e gosta apenas do Djokovic, vai secar os dois e chorar na cama. Porque o 25º Slam de Djoko tá muito difícil.

Última edição 1 mês atrás by Marcus Henrique
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Ele é o recordista de slam ainda por um bom tempo. Para você ter uma ideia: se Alcaraz vencer os próximos 20 majors, ele só obterá o recorde em RG 2030. Fique aí na torcida.

Pedro
Pedro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Nós que gostamos de tênis e não de números, iremos nos deleitar com uma grande final no domingo. E estaremos até 2030 torcendo por cada vez mais jogos e jogadores incríveis, sem nos preocupar com quantos títulos cada um tem ou deixa de ter.

Alírio
Alírio
1 mês atrás

Grande jogo esse, pois o Fritz dificultou o máximo para o Alcaraz digna de uma grande semifinal de Winbledom, ontem vi o placar das moças na semifinal e pelo placar da segunda semi (vitória da Iga) comprova que o tênis feminino esta anos luz distante do masculino mesmo óbvio que não assisto tênis feminino, mas a diferença esta muito alta entre ambos. Parabéns ao show man(Alcaraz), pois joga que é uma barbaridade com muita técnica, realmente é um fenômeno mesmo que tem um pouco da genialidade de Federer, Djokovic e a explosão física e também técnica do Nadal.

ricosta
ricosta
1 mês atrás

Diferente do Sinner, o Alcaraz precisa batalhar pra avançar. Ponto a ponto, set a set.

O italiano avançou duas fases enfrentando dois jogadores lesionados

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Alcaraz vai disputar sua 28° final de ATP na carreira, a 6° em GS. Vai em busca do seu 22° título de ATP, o 6° GS. Fantástico. E é o favorito na final

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.