Melbourne (Austrália) – O duelo entre Carlos Alcaraz e Novak Djokovic pelas quartas de final foi o assunto principal da coletiva de imprensa do espanhol neste domingo. Mesmo antes da confirmação de que o sérvio seria seu próximo adversário em Melbourne, Alcaraz respondeu a uma série de perguntas sobre os duelos com o rival. Será o oitavo encontro entre eles, com vantagem mínima para Djokovic, 4 a 3, e que também venceu a partida mais recente, na final olímpica em Paris.
Aos 21 anos Alcaraz já está repetindo a melhor campanha da carreira na Austrália, feita na temporada passada. Este é o único Grand Slam que ele nunca conquistou, após dois títulos na grama de Wimbledon, vencendo Djokovic nas duas últimas finais, além de um troféu de Roland Garros e outro do US Open.
“Estou animado para jogar as quartas de final mais uma vez aqui na Austrália e espero chegar mais longe neste ano”, disse Alcaraz aos jornalistas. “Acho que a partir das agora até a final, você só enfrenta os melhores jogadores do mundo. Se não fosse o Djokovic, poderia ser outro jogador que está no topo do ranking. Pessoalmente, não muda nada para mim o fato de ter que enfrentá-lo já nesta fase. Vou encarar a partida da mesma forma que fiz antes contra ele”.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“Se eu pensar em tudo o que ele fez no tênis, eu nem conseguiria jogar. São 24 Grand Slams, recorde de semanas como número 1 e tudo mais… Ele quebrou quase todos os recordes do tênis. Estou tentando não pensar nisso, apenas que sou capaz de vencê-lo”, continuou o espanhol. “Eu conheço minhas armas. Sei que posso jogar um bom tênis contra ele e vencer. É só nisso que penso. Estou pronto e sei o que tenho que fazer”.
“Não será o mesmo estilo de jogo quando estou jogando na grama ou no saibro, obviamente”, explicou. “Eu mudo um pouco. Acho que todo mundo tem sua fraqueza. Não importa se estamos jogando em uma superfície ou outra, ainda teremos as mesmas fraquezas. Que fraqueza Novak tem? Apenas algumas ou nenhuma. Eu sei o que tenho que fazer no saibro, na quadra dura e na grama. Esta será a primeira vez que jogarei contra ele em um Grand Slam em quadra dura, então vamos ver o que acontece”.
Espanhol lamenta a lesão de Draper
Alcaraz disputou apenas dois sets neste domingo, pelas oitavas de final. O número 3 do mundo liderava a partida contra o britânico Jack Draper por 7/5 e 6/1 quando o adversário se reitou, voltando a sentir a lesão no quadril que o incomodava desde o ano pasado. O espanhol lembra que ele e Draper fariam uma semana de treinamento juntos na academia de Juan Carlos Ferrero durante a pré-temporada, mas não foi possível por conta da lesão.
“Não é assim que eu gostaria vencer a partida para passar para a próxima fase. Jack é uma boa pessoa e não merece se machucar. Ele não conseguiu preparar bem o início da temporada por causa de uma lesão. Deveríamos ter feito uma boa semana de treinos juntos, mas não conseguimos. Estou um pouco triste por ele, mas tenho certeza de que ele voltará mais forte e quero desejar a ele uma rápida recuperação”.
Sobre o nível de tênis apresentado durante a semana, o jovem jogador de 21 anos se mostra satisfeito. “Estou feliz com o nível que estou jogando na quadra. Fisicamente, estou me sentindo ótimo e isso é muito importante na segunda semana de um Grand Slam, porque agora as partidas ficam ainda mais difíceis. Estou pronto e acho que estou fazendo as coisas certas fora das quadras também. Estou muito confortável aqui na Austrália”.
Leia mais:
Djokovic sobre Alcaraz: “Muitos esperavam esse jogo desde o sorteio”
Boa postura do espanhol. Tratou Djokovic como deve ser tratado: mais um no circuito. Sem medo, que o leão é manso.
Se fosse o Garrincha, chamaria o sérvio de “João”. Mais um para ser driblado.
Acho que Alcaraz vence Djokovic. Será um grande jogo.
Arrisco 3×0 Carlitos
Espero que seja 3×2, independente pra quem seja.
Boa forma de encarar o desafio.
Vamos ver agora como será em quadra, acredito num jogo emocionante de no mínimo 4 sets.
Vencer o primeiro set é crucial para ambos.
Se o GOAT dourado conseguir levar os dois primeiros como nas Olimpíadas, aí deve ser 3 a 0, pois o espanhol nunca virou uma partida perdendo por 2 a 0 e muito dificilmente iria conseguir pela primeira vez contra o maior de todos os tempos, ainda que perto dos 38 anos.
Apostaria que cada um leva um dos dois primeiros sets.
Verdade. O primeiro set é crucial, aliás, em qualquer nível da categoria. Acredito na vitória do Djokovic, mas se o Alcaraz estiver muito inspirado, aí a coisa vai complicar pro veterano.
[…] seu lugar nas quartas de final do Australian Open, Novak Djokovic fez suas projeções sobre o confronto com Carlos Alcaraz, que acontecerá na próxima terça-feira. O sérvio lembra que o duelo já era bastante esperado […]
Antes do torneio começar, achava que o Nole teria poucas chances nesse possível encontro! Agora vendo a velocidade das quadras, que tão parecidas com o saibro, as possibilidades do sérvio vencer são muito boas! Carlitos ainda é favorito, mas vai ter que sofrer