Melbourne (Austrália) – Atual número 3 do mundo e campeã do WTA Finals em 2024, Coco Gauff superou a suíça Belinda Bencic em uma batalha de três sets. Apesar de perder seu primeiro set na temporada, a jovem de 20 anos demonstrou maturidade para virar o jogo e garantir sua nona vitória consecutiva no ano.
“Belinda é uma jogadora incrível, independente de sua forma. Sabia que precisava ser mais agressiva no segundo e terceiro sets, jogar de forma mais incisiva para não deixá-la dominar”, declarou Gauff após a vitória com parciais de 5/7, 6/2 e 6/1.
O confronto de 2h29 foi marcado pela resiliência de Gauff, que precisou superar um início agressivo de Bencic, ex-número 4 do mundo. A suíça, que retornou ao circuito no final de 2024 após tornar-se mãe, mostrou qualidade no primeiro set, aproveitando-se de alguns erros da americana e dominando os momentos decisivos. Sua performance e campanha no torneio foi elogiada pela estadunidense.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“Quando perdi o primeiro set, percebi que estava sendo passiva em alguns momentos. Tive que arriscar mais, mesmo sabendo que poderia cometer mais erros. No final, essa abordagem valeu a pena”, salientou a atual número 3 do mundo.
A vitória coloca Gauff em um cenário histórico. Ela é a primeira jogadora a começar duas temporadas consecutivas com uma sequência de 9-0 desde Victoria Azarenka em 2012 e 2013. Além disso, Gauff é a mais jovem a alcançar esse feito desde Monica Seles, em 1992-1993. A americana já soma 11 vitórias consecutivas, contando com as duas conquistas do ano passado na United Cup e no WTA Finals.
Duelo com Badosa nas quartas
Agora, Gauff enfrentará Paula Badosa nas quartas de final. A espanhola, cabeça de chave número 11, derrotou Olga Danilovic por 6/1 e 7/6(7-2) em seu confronto de quarta rodada. Com o histórico empatado com três vitórias para cada lado, a americana pode levar vantagem pela atual fase e por ter vencido os dois últimos encontros, em Roma e Pequim, no ano passado.
“Só me lembro que a Paula jogou um ótimo tênis, realmente não sei como acabei me saindo naquela partida. Não me lembro muito, só sei que dividimos os sets e eu estava caindo ou algo parecido. Ela é uma rival muito difícil”, disse a cabeça de chave número 3 na Austrália.
Apenas 20 anos, algo extraordinário.