Melbourne (Austrália) – À medida que João Fonseca começa a se destacar na elite do tênis mundial, cada vez mais nomes importantes do circuito passam a observar os passos do carioca de apenas 18 anos. Após a primeira vitória de Fonseca em Grand Slam, diante do número 9 do mundo Andrey Rublev, estrelas como Novak Djokovic e Carlos Alcaraz já fizeram suas observações sobre o brasileiro. Outra admiradora declarada é a norte-americana Coco Gauff, número 3 do ranking da WTA.
“A primeira vez que ouvi falar dele foi há dois anos, quando fui campeã do US Open e ele ganhou o juvenil. Tiramos uma foto juntos e eu queria saber mais sobre aquele jogador tão talentoso. Acho que ele tinha 16 anos. Comecei a acompanhar sua carreira desde então, nos challengers e no Next Gen. Posso dizer que sou fã do Fonseca desde o começo”, disse Gauff, na coletiva de imprensa após a vitória sobre a britânica Jodie Burrage por 6/3 e 7/5 pela segunda rodada.
“Não pude assistir o jogo inteiro ontem, porque foi muito tarde. Mas não fiquei supresa com o resultado. Falei que ele ia vencer. Só não esperava que ele fosse fechar em três sets, achei que seria em quatro. É muito bom vê-lo se apresentar bem nos grandes palcos e espero que ele siga nesse caminho e não se deixe levar pr todo o entusiasmo. Não o conheço tão bem, mas ele parece ter uma ótima personalidade”, acrescentou a jovem norte-americana de 20 anos, que enfrenta a canadense Leylah Fernandez na próxima rodada em Melbourne.
Admiração mútua e exemplo de Gauff
O próprio Fonseca observa Gauff como um exemplo a ser seguido, especialmente pela pouca diferença de idade e pelo fato da norte-americana já ter conquistado um Grand Slam e se estabelecido no alto nível. O carioca falou sobre isso a TenisBrasil logo depois de ter vencido o US Open juvenil em 2023, quando pôde conhecer a campeã entre as profissionais.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“A Coco é só dois anos mais velha que eu e é uma garota super legal”, disse Fonseca. “A gente se conheceu logo depois da minha final do juvenil, eu fui fazer os exames antidoping e um dos meus patrocinadores teve contato com ela e tiramos uma foto. É uma inspiração para mim e sei que também ela é para muitas mulheres lá nos Estados Unidos. É uma pessoa que trabalha muito duro para chegar onde chegou, campeã de Grand Slam agora”.
Vamos ver se pega um pouco da humildade do João Fonseca a cocco
Qual foi o episódio ou quais, em que Coco não foi humilde? Fiquei curioso, pq nunca vi diferente.
Não seria interessante eles jogarem dupla mista no próximo Grand Slam, Dalcin? Daria muito ‘ibope’….
Difícil tenistas que pensam no título de simples jogarem duplas mistas, mas seria bem legal.
A cara, peloamordedeus!!!!!
Que bárbaro, já sou fã da Coco desde sempre, agora ainda mais por tão gentil admiração pelo nosso Fonseca
Góf joga muito
Acho tão deselegante a imprensa Brasileira ficar fazendo perguntas sobre o Fonseca a outros jogadores. Eles responde por educação. A pessoa está lá na coletiva pra ser perguntado sobre ela e não sobre o outro.