Monfils fatura Auckland e é mais velho campeão desde 1977

Foto: ASB Classic

Auckland (Nova Zelândia) – Aos 38 anos e quatro meses, o showman Gael Monfils se tornou neste sábado o tenista de maior idade a ganhar um torneio de nível ATP em quase quatro décadas. Ele jogou de forma sólida e aproveitou muito bem o serviço para bater o belga Zizou Bergs, 13 anos mais jovem, por 6/3 e 6/4.

O mais velho campeão do circuito profissional foi o australiano Ken Rosewall, que ganhou Hong Kong em 1977, aos 43 anos. Desde a criação da série ATP Tour, em 1990, o recorde pertencia ao suíço Roger Federer, vencedor aos 38 e dois meses na Basileia de 2019.

Monfils chegou ao 13º troféu de primeira linha da carreira em 35 finais disputadas. Foi sua primeira conquista desde Estocolmo, em outubro de 2023. O francês completa 20 temporadas diferentes com ao menos uma final de ATP desde sua estreia em 2005, tendo como única exceção o ano de 2024.

Ex-número 6 do mundo, Monfils entrou em Auckland como 52º colocado e conseguirá recuperar 19 posições, subindo para o 41º às vésperas do Australian Open. Sua estreia em Melbourne não será fácil, diante do compatriota e cabeça 30 Giovanni Perricard.

Por muito pouco, Monfils não perdeu logo na primeira rodada de Auckland. Ele estava atrás do placar por 6/1 e 5/2 diante do espanhol Pedro Martinez e obteve espetacular reação.

Na final deste sábado, ele contou com muitos erros de Bergs na execução do primeiro serviço e trabalhou bem as trocas de bola. O belga se mostrou agressivo sempre que pôde, mas também cometeu erros fatais que determinaram quebras muito precoces nos dois sets.

Monfils não permitiu um único break-point em todo o primeiro set, tendo vencido 20 dos 22 momentos em que colocou o primeiro saque. Com saque e 3/2 no placar, precisou evitar 0-40, então único momento delicado que passou com o serviço. Na hora de fechar o jogo, veio outro sufoco e Bergs teve três chances de reagir, desperdiçando uma delas em erro bobo. Por fim, no primeiro match-point, Monfils contou com erro de forehand para comemorar a façanha.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Neri Malheiros
Neri Malheiros
8 horas atrás

É simplesmente fantástico termos o privilégio de acompanhar grande parte da carreira deste atleta excepcional! Monfils, além de ser um jogador fora de série e de um carisma tremendo, consegue transmitir uma leveza e uma ludicidade em quadra como raramente se vê nos competidores do tênis de alto nível. Deixará um vazio imenso ao aposentar-se. Que bom que abocanhou mais um título nessa reta final!

Nilton Cardoso
Nilton Cardoso
8 horas atrás

Lenda!!!

SANDRO
SANDRO
2 horas atrás

GAEL MONFILS é um jogador extremamente talentoso, porém, a grande pedra no sapato de toda a carreira de MONFILS é o DJOKOVIC… São 20 x 0… Em 20 confrontos entre os dois, Djokovic venceu todos os 20… MONFILS pode até ser campeão do Australian Open, desde que não encontre DJOKOVIC pelo caminho… Kkkkkkkk

Arajaribu
Arajaribu
1 hora atrás
Responder para  SANDRO

Meu Deus é muito fanatismo! A matéria é sobre o título do Monfils!!

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
1 hora atrás

Sensacional! Esse é um atleta exemplar… é talentoso, descontraído, educado, gente fina! Merece o título.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
41 minutos atrás

Monfils joga muito. Alguns tenistas mereciam mais na carreira. Monfils merecia ter ganhado um título de Master 1000, assim como o Nishikori. Mas os caras tinham Djokovic, Nadal e Federer no auge, além de outros como Wawrinka, Del Potro, Cilic, Berdych, Tsonga. Era difícil

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.