Melbourne (Austrália) – A experiente suíça Viktorija Golubic passou sem perder sets pelas três partidas do quali do Australian Open e garantiu seu lugar na chave principal. Algoz de Laura Pigossi na segunda rodada classificatória, ela também venceu a norte-americana Sachia Vickery por 6/2 e 6/4. Sua estreia na chave será contrra a belga Elise Mertens.
Esta foi a 15ª vitória consecutiva para Golubic, que conquistou os títulos do WTA 250 de Jiujiang em novemebro e do 125 de Limoges em dezembro, além de ter vencido seus jogos no confronto contra a Sérvia na Billie Jean King Cup. A suíça de 32 anos e que já foi 35ª do mundo é a atual 90ª do ranking, mas só voltou ao top 100 após o fechamento das inscrições para Melbourne.
Quem também vive grande fase é a russa Polina Kudermetova, número 57 do mundo e finalista no WTA 500 de Brisbane. Ela marcou sua décima vitória em onze jogos na temporada ao superar a convidada australiana Elena Micic por 6/4 e 7/5. Polina enfrentará na chave principal a polonesa Magdalena Frech.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Destaque também para Kimberly Birrell, número 1 da Austrália e 99ª do mundo. Apesar de ser a única tenista do país no top 100, ela não entrou direto na chave e também não recebeu convite. Ela garantiu a classificação ao vencer a russa Oksana Selekhmeteva na última rodada do quali por 6/3, 6/7 (4-7) e 6/4. Ela enfrenta a russa Anna Kalinskaya, cabeça 13 em Melbourne.
Kim Possible! 🇦🇺
An emotional Kimberly Birrell qualifies for the #AO2025 main draw after a resilient performance to defeat Oksana Selekhmeteva 6-3, 6-7(4), 6-4 👏 pic.twitter.com/8OCH3GrnJ7
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 9, 2025
Outra australiana a garantir vaga na chave é Destanee Aiava, 195ª do ranking, e que ao longo da semana chamou a atenção por utilizar uniformes originais de conquistas de Maria Sharapova e Ana Ivanovic da década passada. Em sua última partida do quali, ela venceu a alemã Eva Lys, por 6/1, 2/6 e 6/4. A próxima rival é a belga Greet Minnen.
Já a polonesa Maja Chwalinska, campeã do WTA 125 de Florianópolis em dezembro, venceu a tcheca de 17 anos Brenda Fruhvirtova por 6/3 e 6/4. Ela estreia na chave contra a alemã Jule Niemeier. A boa noticia para as tchecas foi a classificação de Sara Bejlek, de 18 anos, algoz da suíça Jil Teichmann por 7/5 e 6/3. Bejlek enfrenta a norte-americana Caroline Dolehide.
Também avançaram a croata Jana Fett, a japonesa Nao Hibino, a argentina Julia Riera, a ucraniana Daria Snigur, a chinesa Sijia Wei, a francesa Leolia Jeanjean, as romenas Elena Ruse e Anca Todoni e as eslovenas Tamara Zidansek e Veronika Erjavec.
Essa Birrell é uma montanha russa. Nunca vi alguém assim. Nunca tinha ganho um jogo de 3 sets na vida. De repente mete 3 vitórias duras em sequência.