Melbourne (Austrália) – Pela segunda vez em sua carreira profissional, João Fonseca está a uma vitória de entrar na chave principal de um Grand Slam. Depois de ter caído na última rodada do quali do último US Open, o carioca de 18 anos tem uma nova chance agora na Austrália. E o controle emocional é a prioridade para o jogo com o argentino Thiago Tirante, 115º do mundo, na madrugada desta quinta-feira, por volta de 0h. O jovem tenista faz um trabalho de meditação e tem diálogo constante com o técnico Guilherme Teixeira sobre a parte mental dos jogos.
“Obviamente vai bater um nervosismo em algum momento da partida. Tenho que saber controlar e continuar fazer o que eu estou fazendo super bem, manter o foco e ir pra cima”, disse Fonseca, que tem uma vitória e uma derrota contra Tirante. Ele venceu o argentino ainda em 2022, no challenger de São Leopoldo, enquanto o rival levou a melhor no ATP de Santiago do ano passado.
Invicto há doze jogos no circuito, após as conquistas do Next Gen ATP Finals e do challenger de Camberra, o atual 113º do ranking bateu Coleman Wong, de Hong Kong, por 6/0 e 6/3 nesta quarta em Melbourne. “Foi um bom jogo. Comecei com um belo ritmo de novo e fico feliz com mais uma vitória, seguindo com o mesmo mental. Vamos continuar assim para a terceira rodada”.
Pontos e premiação do quali em Melbourne
A campanha até a rodada final do quali já rende 16 pontos na ATP e uma premiação em dinheiro de 72 mil dólares australianos, o equivalente a US$ 45 mil. Se ele vencer mais uma, receberá 30 pontos e a premiação referente à rodada que alcançar na chave principal. O prêmio da primeira fase é de aproximadamente US$ 82,5 mil, já com os valores convertidos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Lembrando que os pontos que o carioca fizer nesta semana do quali só entram no ranking do 27 de janeiro, após o primeiro Grand Slam do ano. Antes disso, já na próxima segunda-feira, ainda haverá uma atualização do ranking com os resultados dos torneios da ATP desta semana. A projeção é de que Fonseca continue na 113ª colocação.
Leia mais:
Fonseca alcança feito que só Sinner e mais dois conseguiram nos anos 2000
Minha recomendação ao João Fonseca:
Mantenha o argentino espremido no fundo da quadra, e passe como um rolo compressor em cima dele.
Vamos João!!!
Simples assim. Kkkkkkk
Facinho facinho, kkkkk
Com saque e forehand calibrados acredito que o Fonseca passe sem sustos.
Os jogadores argentinos costumam ser muito fortes mentalmente, e geralmente tem aquela característica de devolver tudo até minar a confiança do adversário. Foi assim que o Navone ganhou do João no Rio Open ano passado. Mas isso geralmente funciona melhor no saibro. Acredito que o Tirante não vai aguentar a velocidade do jogo do João na quadra dura, mas tem tudo pra ser um jogo mais complicado do que os dois anteriores…
Sobre o jogo com Navone, o João simplesmente cansou. Ele não tinha nem de longe o físico de hoje. Com o físico bom, ele tratorou no 1º set e, no 2º, chegou a ter break a frente, mas não conseguiu manter. Lutou até o final, mas o físico pifou.
Sobre o quali do AO, acho que o Gomez era muito mais perigoso no hard que o Tirante. Pode ser que Fonseca demore um pouco pra entrar no jogo. Mas quando começar, já era.
Exatamente! E além do físico, o mental também evoluiu muito. Naquela partida com o Navone pareceu que a partir do segundo set, na iminência de atingir a semifinal, ele sentiu o mental. E quando isso acontece, o físico decai rapidamente.
Não tenha dúvidas , até porque Argentino possui 23 anos e mais experiente. A projeção da reportagem é que está equivocada . JF já aparece como TOP 111, e Monteiro TOP 106 . Muitos que estão a frente já caíram . Abs !
Dos 3 jogos do quali, esse me parece o mais ganhável tecnicamente, o Tirante não joga mais que o Gomez na rápida e tb não parece superior ao taiwanês. Agora, pode enrolar no aspecto mental, o João vai ter que segurar a onda, não é fácil na sua idade carregar tanta expectativa, inclusive dele próprio.
O Tirante devolve melhor…Agora todos os tenistas tiveram 1 ano de perdas a tenistas de 23 anos. Djokovic, Nadal,Corinthians, Alcaraz. Pq Fonseca seria exceção?
Vai vencer, mas se por um acaso do destino perder, tá tudo ótimo pra ele, ainda. Mas uma improvável derrota vai ressuscitar os haters da vida, vindo aqui nos comentários dizer que ele é jogador de Challengers, que deve se dedicar às duplas, que é um tenista em fim de carreira, cavalo paraguaio, que é modinha, só pega jogador fraco pra socar e outras baboseiras tipo o nosso infeliz “Sr. Ladeira Abaixo”.
Fonseca é um fenômeno, está muito acima da média e isso é fato. Orgulho de um garoto made in Brazil atuando de forma tão contundente e sendo simples, na dele.
Vdd, ele não respeitam nem a Bia, já desrespeitaram o próprio Fonseca, tem gente que assiste só para torcer contra, incrível isso
Na derrota da Keys disseram que ela tava acabada que perdia pra qualquer jogadora, e que tinha nível de top 100
Isso mesmo Gil, ele é muito acima da média e mais cedo ou mais tarde vai perder e está tudo OK. faz parte da evolução.
Algo que impressiona, é a forma de jogar no Hard, pois brazucas são mais acostumados no saibro.
Esse ponto é muito interessante para ele subir rapidamente no ranking, não depender apenas do saibro.
Assim deve ter uma temporada completa de ótimos resultados, jogador mais completo que as safras recentes, além de vários outras qualidades (saque, FH, mental).
Bizarro são as casas de apostas. A confiança do mercado no João está um absurdo.
Nos dois jogos do AO não pagou mais 1,10. O mesmo já está acontecendo contra o Tirante.
E pq vc não acompanha na Europa e nos EUA. A betano paga 1.07 na Europa e a Pineapple 1.068. Isso pq a margem de lucro é de apenas 2%. No Brasil é de 7% pq 5% vai em impostos. Por incrível q parece os Americanos q entendem de Odds estão acreditando mais q os Brasileiros q acham q sempre ganham na Loteria e apostam no 1 pra 9. Vou te ser franco. Na Pineapple quando estava 15-40. E eu apostei em menos de 19 games. Tirei metade dos 2000 e deixei a outra metade. Já q estava lucrando ainda 1300 na retirada (o normal tava dando 2.45 que seria 2450). Com 15-40 contra 2 quebras a favor e o Tirante sacando imaginei um 6-4. Ali foi o único momento que apertou. Mais João fez 8 pontos seguidos
Vai pra cima Fonfon sem medo de ser feliz, se der uma zebra e perder segue a vida. Não entra em quadra achando que é um partida de vida ou morte, sua carreira está só começando, vai la e se diverte.
O mental desse menino é o que me chama mais a atenção! Nessa partida ele terá que estar bem nesse quesito, pois parece que será o jogo mais duro
Acredito que o jogo só vai complicar se o saque parar de entrar. Nesses últimos 3 jogos ele acertou acima de 87% o primeiro saque e muito bem no segundo saque também, faz toda diferença.
Hoje o João vai ligar a maquina de suco de laranja e vai bagaçar lo hermanito.
Vamos Big J !
Vai ser um jogo duro pela igualdade do ranking deve ir ao terceiro set,mas o Joao deve vencer.
Está dizendo no site que a ESPN vai transmitir, será? Que me lembro os anos anteriores a última rodada do qualy com brasileiros sempre transmitiu, alguém poderia confirmar?
Passou o tratar sem controle nenhum. Rsrs bora pro título JF
Jogo era para ter sido 6×2 6×0. Todos os games do Tirante quase foram quebrados. Agora aquele 15-40 tirar o game e quebrar de zero para fechar… 8 pontos seguidos. Pela primeira vez o João enfrentou um adversário que tirou 3 pontos dele no mesmo game no Torneio.