Melbourne (Austrália) – Em duelo de jovens com Coleman Wong, de 20 anos e atual 172 do mundo, o carioca João Fonseca manteve a grande forma e venceu a 12ª seguida. Assim como fez na estreia no quali do Australian Open, ele aplicou mais um “pneu” na competição, triunfando com parciais de 6/0 e 6/3, em apenas 54 minutos.
Em busca da vaga na chave principal de seu primeiro Grand Slam no circuito profissional, Fonseca terá como último obstáculo o argentino Thiago Tirante, de 23 anos e 115º colocado no ranking, que mais cedo derrotou o francês Titouan Droguet em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-4).
O embate sul-americano valendo um lugar na chave de Melbourne será o terceiro no circuito entre Fonseca e Tirante. O primeiro deles aconteceu em 2022, no challenger de São Leopoldo, com vitória do brasileiro em sets diretos. No ano passado veio o troco do argentino, que levou a melhor na primeira rodada do ATP 250 de Santiago, também em dois sets.
Campeão do Next Gen Finals e do challenger de Camberra, na semana passada, o carioca de apenas 18 anos vem mostrando um grande tênis e está apenas a uma vitória de conseguir debutar na chave principal de um Grand Slam. Como juvenil, ele esteve em Melbourne uma única vez, em 2023, indo até as quartas de final.
Fonseca conseguiu controlar bem sua agressividade em quadra, terminou com apenas um erro não forçado a mais do que o rival de Hong Kong (12 a 11) e compensou anotando quase o dobro de bolas vencedoras (24 a 13). O saque também fez a diferença com 76% de aproveitamento e nenhum break-point enfrentado, contra apenas 46% de Wong.
O primeiro set foi todo do brasileiros, que dominou as ações do começo ao fim e cedeu apenas 10 pontos para o adversário. Muito firme, Fonseca aproveitou três dos cinco break-points que teve, anotando quebras no primeiro, terceiro e quinto games. Depois de apenas 19 minutos, ele fechou a parcial e abriu 1 a 0 no placar.
Wong seguiu com dificuldades na segunda parcial, mas deu um pouco mais de trabalho. Ele salvou um break-point no primeiro game para enfim conseguir confirmar o serviço na partida, mas logo depois, no terceiro, voltou a ser quebrado. Fonseca então administrou bem a vantagem até o final e fechou a partida com mais uma quebra para cima do rival.
Mais outra grande ‘exibição’ do JF, em menos de uma hora, tá realmente sobrando, e agora outra revanche contra um argentino (Tirante). Parece que o JF não está sentindo nenhuma pressão, mas a verdade. como disse o Sílvio Bastos, ele não deixa o adversário jogar, simples assim..Tomara que jogue assim amanhã, estaremos na torcida! Parabéns JF!!!!
Só falta pegar o Navone na principal. Dps de perder de 4 argentinos em 6 jogos ano passado q quase estragaram seu ano. Parece q chegou a hora de tirar as forras!
Esse menino me faz ficar acordado até 3 da manhã!! Parabéns João!!!
Consegui assistir pela Disney+? Eu não consegui.
Se o seu disney plus for aquela versão mais barata com anuncios não da certo pra assistir, tem que ser a versão premium
Não seria melhor assinar a Tennis TV?
O Tiago Tirante ganhou do João Fonseca na primeira rodada do ATP 250 de Santiago 2024 por 2 sets 0, 7/5 7/6 (7-3). Apesar de ser uma oportunidade de revanche, o João Fonseca estar em ótima fase e ter evoluído bastante de lá pra cá, deve ser um jogo difícil e o brasileiro vai precisar jogar o seu melhor tênis pra sair com a vitória.
Ele ganhou do Tirante em 2022. Em 2022 maltratou os Argentinos. Em 2023 apanhou deles. E agora virou a Hora do Tira Tema.
Sim, certamente será o jogo mais duro.
Realmente, o Tiago Tirante é um jogador de ponta, perigosíssimo, deveria estar no top 10, muito melhor tecnicamente que o Arthur Fills!
Jesus Cristo!
Se você já está contando com a vitória do Fonseca antes de jogar, eu não estou. O comentário acima foi apenas uma informação sobre o último jogo entre eles. Eu acho que o Fonseca vai ter que jogar o seu melhor pra sair com a vitória. Se você não pensa assim, siga em frente. O mais importante é o Fonseca não ter a soberba de alguns torcedores mais apressados.
Não se trata de contar com vitória antecipadamente, mas sim de contextualizar as condições desse jogo (qualy do AO 2025), seis, oito meses depois do último jogo entre ambos. JF avançou muito! É outra situação, quem deve estar muito preocupado (like you) deve ser o Tiago Tirante.
Tenha um excelente 2025, se puder, estude um pouquinho, vai lhe fazer bem!
É um absurdo o que o João está jogando! Emocionante a campanha dele até agora.
Acordei para assistir o jogo e o João faz isso? Varre o adversário. Reclamo ou aplaudo…kkkk top
João jogou muito bem, primeiro set pareceu profissional x amador
Nitidamente está muito confiante e curtindo o momento. Vai chegar embalado e bem descansado pra confirmar a vaga contra um jogador bastante irregular. Se o sorteio das chaves ajudar e seguir neste nível, João tem tudo pra aprontar neste AO.
Fantástico. Fazendo as contas para ver onde ele ficará no ranking, com esses 2500 pontos que entrarão da conquista do Austrália Open e ATP 500 do RJ…
Dá pouco mais de 3 mil pontos, ele vai pra 13º, atrás do Tommy Paul e atrás do Hune.
Digo, na frente do Hune
Se ficar isso entra no Top10. Mas não ele não ganhará tudo. Uma hora infelizmente a derrota irá vir.
Esse Fonseca já é uma realidade. Joga fácil e tem ótimo saque e direita forte. Além disso, é muito rápido. Vai brigar com a turma da frente.
Esse é o J0â0 F0nseca rs estam0s de 0lh0
Foram 14 games seguidos vencidos considerando-se o final do primeiro jogo e o início do jogo de hoje. E mais, se não me engano, sem enfrentar break points. Um fenômeno.
O menino tá voando…
Grande jogo do Fonseca! Muito importante que ele chegue ao seu primeiro Grand Slam, mas amanhã é um jogo difícil, vamos apoiar ele independentemente do resultado.
Esse garotinho joga demais. Vai ser gigante!
Que vitoriaaaa!!!!!! So mais 1 Fonsecaaaaaa
E o próximo (Tirante) me parece um saibrista juramentado. No hard é zero a esquerda.
N é bem assim, Tirante é alto, tem bom saque e já venceu CHL 125 em Hard mas, obviamente, nesse nivel exuberante q o Fonseca vem atuando o BR é sim amplo favorito..
Parabéns Fonseca. Se continuar assim… nem precisa pedir Caloi no final do ano pro papai Noel
Contando os dois jogos, venceu 14 games consecutivos.
Está parecendo o Max Verstappen, versão 2023, atropelando todo mundo!!!
Big J nos fazendo sonhar.
Qtos pros e $$ ele tá levando até então com essa campanha? Sobe mais no ranking?
Excelente, que o Fonseca continue assim
Uau!
Tá voando!!!
Parabéns ao JF. No caminho. Desse jeito pode se empolgar sim e acreditar que pode ir longe. Está em a aberto. Só perde agora se jogar mal o que seria raro. Vai ser uma bala perdida na chave principal e QQ outro atleta vai ser a próxima vítima. Dessa 2a rodada somente o jogo do JF teve pneu.
Grande João!! Passando o carro (muitos pneus hehehe)!! Com os pontos somados até aqui, qual a posição dele no ranking?
103. Se ganhar do Tirante entra no Top100
112
Jogo duro na próxima rodada, mas eu sou mais o João.
O garoto tá on fire. Falta uma partida. Tirante é talvez o melhor tenista que ele vai enfrentar neste qualy, venceu o João ano passado no saibro de Santiago, mas como todo argentino é focado no saibro. Acredito que o João está em melhor fase, tem mais tênis, e é o favorito. Bora João. Vamos com tudo pra disputar a chave principal de um Slam pela primeira vez. A primeira de muitas.
Menino de ouro, próximo confronto será o primeiro em quadra rápida contra o argentino, então tenho certeza que o João vai passar
Continua “voando baixo” até aqui. A permanecer assim, com foco e determinação, no mínimo, dará muito trabalho a aqueles que estão hoje no top 10. Boa sorte garoto, porque talento, você tem de sobra!
Tô muito na expectativa dele jogar contra o Djokovic…
Não fique… Não há nada pior para o João que enfrentar o Djokovic hoje. Fuja esquece tente torcer contra esse jogo!
Que seria legal seria. Mas pra encarar o Djokovic agora só pra ganhar experiência mesmo.
Eu também gostaria. O sérvio deve se aposentar ano que vem, não terá muitas chances de jogar contra ele.
Acho que o Djoko ganharia a partida com sua experiência e malandragem, além de estar descansado e o JF já pode etsra sobrecarregado, pois vem desde o dia 30 jogando.
Mas daria um baita calor no sérvio
Big João, começo de uma lenda
Jogando uma barbaridade! Sacou um pouco pior q contra Federico até pq sacar como sacou na 1 de novo era quase impossível! Na devolução melhor jogo. Era para ser 6×0; 6×1. Os 3 games do Wong foram durissimos. E Wong colocou 79% do Saque em Quadra. Alta percentagem. Colocar na Quadra 17. É palhaçada!
João, está jogando demais.
Cuidado com o próximo adversário. Mas, dá pra vencer.
Bora Fonseca.
O João não está simplesmente ganhando. Ele está demolindo os adversarios. Com essa confiança poder não só passar pelo quali como também avançar algumas ridadas no AO. É incrivel o que o moleque está fazendo aos 18 anos
Dps de derrotas para Navone, Federico, Tirante e Comesana e outros argentinos ano passado chegou a hora de tirar as forras!
O big three está de volta, Sinner, Alcaraz e Fonseca.
Entrando na chave principal e vencendo a primeira rodada, terá chances enormes de alcançar quartas ou semi neste Slans.
Mais uma vitória avassaladora do nosso João Fonseca,se ele joga 70% do que pode, já é o bastante pra vencer o pessoal dessa faixa de ranking,que venha o argentino e se o João continuar nessa pegada,a vaga virá com certeza…vamos João!!!
O Tirante, apesar de argentino, tem como preferência o piso duro. Também já foi top 100. Então, obviamente, tem bola. Outra coisa que me chamou a atenção: Quinn, que o JF bateu na final em Camberra caiu no R2 para o cabeça 1, Mcdonald, derrotado na estreia, está na Q3, Landaluce, que caiu na SF para o Quinn, também na Q3. Tien, do Next Gen Finals, Q3. Mensik, QF em Auckland. Ou seja, JF ta passando o carro sem dó em gente com muito bom nível.
Na minha opinião o Tirante prefere o saibro, não é jogador de hard. No ano passado ele jogou 22 torneios no saibro e apenas 7 no hard, mostando um calendário voltado ao saibro. Das 17 partidas de chave principal de ATP que disputou na carreira, 14 foram no saibro, onde tem um aproveitamento de vitórias de 50% no saibro contra 33% no hard. Em Challengers, nas 106 vitórias que obteve na carreira, 85 foram no saibro contra apenas 20 no hard, sendo que conquistou 4 títulos, 3 no saibro e somente 1 no hard. O mesmo em ITFs, onde obteve 49 vitórias, sendo 33 no saibro e 16 no hard, conquistando seu único título no saibro. Ou seja, pelos números o Tirante direciona sua carreira para o saibro, onde joga mais e obtem mellhores resultados. Não significa que ele não joga bem no hard, mas é claro que ele não tem preferência pelo piso duro, pelos números apresentados.
Belo levantamento. Obrigado por compartilhar.
Cara, Fonseca tá destruindo seus adversários
Dá gosto assistir ao João Fonseca jogar.
O garoto faz o tênis ser um esporte fácil de se jogar!!!
Grande João Fonseca, melhor tenista brasileiro e com certeza estará entre os melhores do mundo rapidamente!
A questão é: quantos jogadores do circuito tem condição de ganhar do João? Eu acho que menos de 20
Se eu (71 anos) jogar contra o João Fonseca, vou botar o moleque pra correr.
Tenho a melhor direita de Campinas/SP, segundo minha mãe.
Esse Tirante não vai ver a cor da bola. Já disse e repito: o João vai nos vingar de todos os Argentinos! E bora pra chave principal!
Segue no msm nível avassalador de atuações desde o Next Gen, realmente parece q a pre temporada bem realizada com seu staff o elevou a outro patamar, acredito q apenas alguma questão física o impedirá de furar esse qualy e dae, com um sorteio favorável, dá pra vislumbrar sim o Fonseca avançando algumas rodadas.. bora por mais!
[…] Invicto há doze jogos no circuito, após as conquistas do Next Gen ATP Finals e do challenger de Camberra, o atual 113º do ranking bateu Coleman Wong, de Hong Kong, por 6/0 e 6/3 nesta quarta em Melbourne. “Foi um bom jogo. Comecei com um belo ritmo de novo e fico feliz com mais uma vitória, seguindo com o mesmo mental. Vamos continuar assim para a terceira rodada”. […]
Seja em qual esporte for, enfrentar Argentina é complicado, eles parecem que se multiplicam contra os brasileiros, mas eu sou mais João!
Esta nacendo o novo Guda