Nova York (EUA) – Pelo segundo ano consecutivo, Coco Gauff é a atleta mais bem paga do mundo, de acordo com o levantamento da Sportico, portal especializado em negócios do esporte. A tenista de 20 anos e número 3 do mundo faturou US$ 30,4 milhões em 2024, sendo US$ 9,4 milhões em premiações de torneios e mais US$ 21 milhões em contratos publicitários.
Gauff é apenas a terceira tenista a ganhar mais de US$ 30 milhões em uma temporada, juntando-se a Naomi Osaka e Serena Williams. No ano passado, quando também liderou essa estatística, a norte-americana recebeu US$ 22,7 milhões, sendo US$ 6,7 milhões em quadra e US$ 16 milhões em patrocínio.
Em novembro, Gauff conquistou a maior premiação em dinheiro da história do tênis feminino profissional, ao ser campeã do WTA Finals em Riad, na Arábia Saudita. Gauff recebeu US$ 4,8 milhões e poderia ganhar ainda mais, já que o título não veio de forma invicta. Além das premiações em quadra, a tenista tem acordos de patrocínio com marcas como New Balance, UPS, Head, Barilla, Baker Tilly, Bose, Rolex e L’Oréal.
Em segundo lugar da lista aparece a esquiadora Eileen Gu, com US$ 22,1 milhões. Praticamente todo o montante vem de patrocinadores, já que sua premiação em competições foi de US$ 62 mil durante o ano. O top 5 ainda tem mais três tenistas, Iga Swiatek com US$ 21,4 milhões, Qinwen Zheng com US$ 20,6 milhões e Aryna Sabalenka com US$ 17,7 milhões.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Enquanto Swiatek e Sabalenka apresentam números equilibrados entre premiações em quadra e patrocinadores, Zheng teve seus números impulsionados por muitos contratos publicitários na China, especialmente depois de chegar à final do Australian Open e conquistar a medalha de ouro olímpica em Paris. Ela recebeu mais de US$ 15 milhões fora da quadra e se junta à outra lenda do tênis chinês, Na Li, que ganhou mais de US$ 20 milhões em duas temporadas diferentes em 2011 e 2014.
Jogadoras como Naomi Osaka e Emma Raducanu também conseguiram ótimos ganhos com patrocinadores e estão entre as dez mais bem pagas do ano mesmo sem tantas premiações em quadra. Elas fizeram mais dinheiro que a ginasta Simone Biles ou a jogadora de basquete da WNBA Caitlin Clark. Por outro lado, a italiana Jasmine Paolini, finalista de Roland Garros e Wimbledon, recebeu US$ 10 milhões na temporada, sendo US$ 6,5 de premiações e US$ 3,5 de contratos publicitários em seu país.
não surpreende, é simplesmente a queridinha do sistema…
Ela trabalha duro pra conquistar tudo.
Raducanu jogadora de um titulo que ajeitou a vida…Fico imaginando os patrocinadores o arrependimento
Essa é a prova que os ganhos financeiros não tem relação direta com o desempenho em quadra. Por isso, Federer com 4 slam a menos fatura bem mais do que o goat da modalidade com seus 24 majors.
*têm
Típico comentário de torcedor de futebol. Porque um Multi-Campeão com 20 SLAM e 103 ATPs , com um carisma e estilo de novo inigualável,ganharia menos que o Sérvio mal amado ?????. Rsrs, Abs!
Assim como os patrocinadores de Raducanu, a uniqlo deve se arrepender amargamente.
Ele já substituiu Djokovic na marca Japonesa, ganhando Três vezes mais e contrato de 15 anos , ainda em vigor . Os dois maiores públicos na história do Esporte foram com Roger Federer já acima dos 37 . Exibição contra Zverev no México e contra Nadal na África. Este último com público de 50 000 espectadores num Estádio de Futebol. Arrependimento com o Suíço ? Jura ???? rsrs. Abs !
Ps: Com Zverev atingiu 42000 espectadores. Bill Gates participou do evento na África, jogando duplas com Federer…Abs!
Verdade. Pagou caro e nem visibilidade trouxe à marca pois jogou muito pouco após a assinatura. ROI ficou aquém do esperado com certeza.
É, a marca Japonesa somente se mete em encrenca. Pagou bem mais a Nishikori , num contrato milionário de 5 anos , do que ao ” goat ” . Que dureza !!!! rs. Abs !
Que furada, né.
Show, 20 anos e número três do mundo, vencedora de Grand Salam, Master 1000, Do Finals, nada de surpresa, surpresa se ela fosse número 100 e não tivesse vencido nada. Gauff é uma das maiores da atualidade. Ah, mas se fosse ..