Málaga (Espanha) – Campeãs olímpicas nos Jogos de Paris, Jasmine Paolini e Sara Errani conseguiram mais um grande resultado para o tênis italiano e colocaram o país na final da Billie Jean King Cup. Depois de uma vitória para cada lado na semi contra a Polônia nesta segunda-feira, Paolini e Errani venceram Iga Swiatek e Katarzyna Kawa por duplo 7/5.
A Itália tem quatro títulos na Billie Jean King Cup, nos anos de 2006, 2009, 2010 e 2013. Elas disputam a segunda final seguida na competição, depois de ficarem com o vice no ano passado, superadas pelo Canadá na decisão. A outra semifinal será na terça, entre Grã-Bretanha e Eslováquia. E as campeãs serão conhecidas na próxima quarta.
O confronto desta segunda-feira começou com uma vitória italiana de Lucia Bronzetti, estreante na competição, sobre Magda Linette por 6/4 e 7/6 (7-5). Na sequência, a número 2 do mundo Iga Swiatek buscou uma virada contra Jasmine Paolini, quarta colocada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4, forçando a definição nas duplas. Swiatek já havia superado uma rodada dupla no sábado contra República Tcheca e tentava repetir o feito nesta segunda, com o sonho de um título inédito para a Polônia.
Italianas reagiram nos dois sets da partida
Indomitable Italy! 🇮🇹
Errani and Paolini come back from being down 1-5 to win the second set 7-5 and secure the tie 2-0 for @federtennis 🤯#BJKCup pic.twitter.com/oRgPqJX7OP
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 18, 2024
Durante a primeira parcial do jogo de duplas, as polonesas tiveram três set-points quando venciam por 5/4 e Paolini estava no saque. Swiatek vinha de uma sequência de winners naquele game e com confiança em alta, mas Errani chamou a responsabilidade, vencendo disputas importantes na rede. No game seguinte, as italianas conseguiram mais uma quebra e viraram o set para vencer a parcial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A Polônia também esteve em vantagem no segundo set e chegou a liderar por 5/1. Mas Kawa teve o serviço quebrado na primeira vez em que sacavam para o set. E até mesmo no saque de Swiatek, a dupla não conseguiu fechar. Com isso, as italianas buscaram o empate e a virada no placar. O último game da partida teve Sara Errani no serviço. A veterana de 37 anos arriscou um saque por baixo no match-point e trouxe Swiatek para a rede. A polonesa tentou ser agressiva e cometeu um erro que encerrou a partida.