Francês dá o troco e derruba Fonseca nas semifinais em Lyon

Foto: ALL IN OPEN Auvergne-Rhône-Alpes

Lyon (França) – Derrotado na segunda rodada do quali do US Open deste ano, na única vez que cruzara com João Fonseca no circuito, o francês Calvin Hemery deu o troco nesta sexta-feira e bateu o jovem carioca na semifinal do challenger de Lyon, gastando 1h41 para triunfar em sets diretos, marcando parciais de 7/6 (7-5) e 6/4.

O tenista de 29 anos e atual 237 do mundo vai disputar sua décima final em nível challenger e tenta conquistar seu segundo título. A única vez que ele levantou uma taça foi sete anos atrás em Tampere. Seu adversário na final sairá da segunda semi do dia, entre o compatriota Gregoire Barrere e o belga Raphael Collignon, cabeça de chave 6.

Sétimo favorito na competição disputada no piso duro e coberto, Fonseca largou na frente no primeiro set, anotou quebra logo no game inicial e abriu 2/0 de cara. Ele manteve a vantagem até o oitavo game, quando Hemery teve dois break-points e converteu o segundo. O francês perdeu o set-point devolvendo em 6/5 e depois reverteu uma desvantagem e 2-5 para fazer 7-5 e fechar o tiebreak.

O equilíbrio se manteve na segunda parcial, que acabou se definindo praticamente em dois games, entre o sétimo e o oitavo. Hemery converteu um dos dois break-points que teve e foi ao saque com 4/3 no placar. Fonseca então teve uma chance para devolver a quebra e não aproveitou. O carioca não teve outra oportunidade e acabou derrotado pelo francês.

Esta foi a sexta vez que o promissor brasileiro de apenas 18 anos chegou em uma semifinal de challenger, acumulando quatro derrotas e duas vitórias. Ele já alcançou duas finais neste nível, ambas nesta temporada, foi vice-campeão em Assunção, em março, e conquistou seu primeiro título em Lexington, em julho.

Subscribe
Notificar
guest
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
5 horas atrás

Parece ter sentido o cansaço,o francês também jogou firme e não desperdiçou a oportunidade,bola pra frente e torcer pra ficar com a vaga no Next gen finals.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
4 horas atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Pessoal, com cada um do 5 concorrentes do João Fonseca jogando mais O2 torneios Challengers, e nosso João saindo de férias, é praticamente certo que ele está fora do NextGen. Só se ao invés de abrirem 1 vaga, abrirem mais 4 ou 5 vagas… creio que o tombo, ontem, em quadra, atrapalhou o João, hoje. Que pena ele não jogar, ao menos, mais um Challenger… Que acham???

João Sawao ando
João Sawao ando
4 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

Acho que deveria jogar mais os dois torneios que restam.

André Aguiar
André Aguiar
4 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

Deverá ser ultrapassado pelo Basavareddy e Landaluce. Portanto, dependerá de duas desistências, ou de um improvável convite da organização.

Fernando S P
Fernando S P
3 horas atrás
Responder para  André Aguiar

Quais torneios que o Landaluce está inscrito? Uma semifinal de CH75 vale 22 pontos. Ele precisa de duas semifinais em torneios deste porte para passar o João.

Evandro Gomes
Evandro Gomes
2 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

A probabilidade de ele entrar no torneio é grande, só se ele lesionar ou nessas 2 últimas semanas que ele não joga, os que vem atrás fizeram campanhas espetaculares pois os 4 primeiros na corrida já estão em outro nível, jogando ATPs. Então é bem provável que no máximo 1 ou 2 dos 4 primeiros jogar o torneio.

Fernando S P
Fernando S P
2 horas atrás
Responder para  Evandro Gomes

A grana é ótima, cerca de 2 milhões de dólares. Normalmente, só os Top 20-30 abrem mão. Só o Fils se enquadra nessa situação.

Aridelson
Aridelson
5 horas atrás

Péssima postura no último game do jogo!

Gilson
Gilson
5 horas atrás

Uma pena, mas ganhar e perder faz parte deste jogo extremamente mental e competitivo. Bora pra próxima! E torcer pra vaga em Jeddah!

Andre Borges
Andre Borges
5 horas atrás

Quando tomou a virada do 2×5 no tie-break e perdeu o set claramente o cansaço mental bateu. A batalha com o Landaluce foi pesada, pela entrevista pós jogo parecia que foi mesmo a final de campeoanto deles.

Gusmão
Gusmão
5 horas atrás

Força Fonseca para os próximos torneios.

Carlos Eduardo Bernardino
Carlos Eduardo Bernardino
5 horas atrás

Acho que a vaga já era, rsrsrsrs Mas perder faz parte do jogo, bora para próxima.

Leandro Schulai
Leandro Schulai
5 horas atrás

Pipoqueiro…. Toda vez que tá pra chegar na final treme

João Vianei
João Vianei
2 horas atrás
Responder para  Leandro Schulai

Da pra perceber que seu entendimento de tênis não é muito bom. O cara chega a número 1 juvenil do mundo sendo pipoqueiro? A andebalina do jogo de ontem foi grande e hoje a energia baixou normal… sem contar que o Hemery jogou bem e sacou muito… o preparo físico aos 28 anos é muito superior que aos 18 também… enfim tdo dentro da normalidade!!!

Luiz F.
Luiz F.
1 hora atrás
Responder para  Leandro Schulai

Rotular de ‘pipoqueiro’ quem já ganhou GS juvenil e Challenger na idade dele?

Leonel
Leonel
4 horas atrás

Pode ser o cansaço porém tô vendo ele falta do espírito matador ou melhor “definidor”. Hemery era o prato perfeito pra mais uma vitória e aí a surpresa. Fonseca mostra claramente que joga mais que eles porém não faz valer a superioridade. Quando está em vantagem no placar parece ele acreditar no “já ganhou” e a os caras despertam na partida que mostrava caminho da vitória pro Fonseca. Ontem também quase perdeu quando todos viam uma caminhada pra vitória e de repente algum falha do Fonseca colocou o espanhóis de volta no jogo. Esperamos que seja cansaço físico ou mental e apenas cansaço. Bora que a vaga pro next gen volta a perigar.

Fabricio
Fabricio
4 horas atrás

Se o cara quer disputar o Next Gen qual o sentido de não estar inscrito nos ultimos 2 challengers restantes?

Essa matemática não se encaixa kkkkk é muita burrice !

Vai acabar ficando fora de Jeddah..

Walter
Walter
4 horas atrás
Responder para  Fabricio

Ainda acho que o Next Gen não é prioridade para ele. Senão jogaria mais torneios

Leonel
Leonel
2 horas atrás
Responder para  Fabricio

Sim. Fabrício. Essa é a questão? Se tinha pretensão porque não se inscreveu? Ou não tinha pretensão e de repente não se inscrever seria uma forma de não se classificar. Sabe se lá. Pra nós é legal ver ele lá na vitrine em Jeddah porém acho um torneio com regras xaropes. Não curto sets em 4 games e também não acho legal ser menos.de 21 anos . No máximo até 20 anos.

Gusmão
Gusmão
23 minutos atrás
Responder para  Fabricio

O Next Gen é na próxima semana.
Só o Americano pode tirar a vaga dele.

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
4 horas atrás

Parabéns Fonseca, step-by-step, talvez devagar para os “entendidos de tenis”. Mas vale lembrar que é o 1o. Ano inteiro na ATP, e que daqui pra frente, das 4as em diante de CHG ou oitavas de SLAM não tem mais jogo fácil, não importa o ranking do adversário, lembrando que o oponente tb chegou naquele torneio no mesmo nível de Fonseca. Lembrar que não tem jogo ganho de véspera. Vamos pra próxima.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
4 horas atrás

Percalços da carreira

Walter
Walter
3 horas atrás

Sinceramente, acho que o Next Gen não acrescentaria nada pro João. Torneio com regras estapafúrdias: set de quem fizer 4 games primeiro, sem vantagem, sem let, não conta pontos pro ranking. E dinheiro para ele não é problema. Melhor ficar em fazer uma boa pré-temporada.

Leonel
Leonel
3 horas atrás
Responder para  Walter

Falou tudo Walter. Sem contar que ainda pode ter jogadores sem sentido algum alí.por exemplo o fils já com Atp ganho e posição no ranking muito mais próximo do finals adulto. Qual o.limite aí ? É só a idade 21 anos?

Maurício
Maurício
3 horas atrás
Responder para  Walter

Concordo plenamente, a data realmente não ajuda, atrapalha totalmente a pré temporada. Mais os entendedores aqui do site não vêem isso

Juiceinner
Juiceinner
3 horas atrás

Achei o jogo de ontem uma pelada, mas o Serviço do João tava bem melhor que hoje. Vamos para a próxima.

Adriano T
Adriano T
3 horas atrás

Next Gen agora serve apenas para o mundo do tênis ficar de olho no ano seguinte e João ter ainda mais pressão por resultados.

Todos já conhecem e sabem o potencial dele, não precisa dessa “vitrine-extra” de Jeddah e nem do dinheiro.

João terá mais 3 anos com idade pra chegar fácil no Next Gen caso se firme no circuito.

Vira o ano quietinho nos treinos e entra com tudo em 2025, sem alardes.

Maurício
Maurício
19 minutos atrás
Responder para  Adriano T

Falou tudo 100% de acordo

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
3 horas atrás

Fica o aprendizado para os próximos confrontos.
Fonseca nos dará muitas alegrias e orgulho.

Fred Magalhães
Fred Magalhães
3 horas atrás

Joao perdeu e Meligeni e Heide levaram duas cacetadas. Eita Brasil vei de guerra.

Tomé
Tomé
2 horas atrás

Não vi o jogo, então não posso comentar, mas depois da vitória de ontem era esperado um jogo mais tranquilo contra um jogador mediano como o Hemery. Paciência.

Quanto a minimizar a participação no Next Gen, o próprio Fonseca falou ontem sobre a importância da vitória sobre o Landaluce, pois o manteria à frente do espanhol na corrida pelo torneio. Ou seja, ele mesmo admitiu que está de olho nessa questão e quer jogar. Torço para que ele se mamtenha ativo e jogue mais um ou dois torneios antes de ir para Jeddah.

Felizmente ele tem um drive de vencedor maior do que alguns torcedores que parecem querer colocá-lo numa redoma para protegê-lo dos “males” da vida de qualquer atleta profissional de alto nível, dentre os quais, a pressão e as críticas (da imprensa, da torcida etc). Ele tem boa estrutura familiar e financeira para ajudá-lo nisso. Nosso papel é torcer, elogiar, criticar, debater etc. A audiência ajuda a aumentar o apoio ao esporte como um todo, mas nada do que dissermos num forum como esse fará a menor diferença para ele.

Adriano T
Adriano T
2 horas atrás
Responder para  Tomé

Eu acredito que se ele escolher não jogar os 2 últimos Challengers (fato que já divulgaram estar certo, mas não sei se podem voltar atrás), significa no fundo que o time como um todo não vê o Next Gen nesse momento como fundamental nesse 1° ano de profissional.

Última edição 2 horas atrás by Adriano T
Gil
Gil
1 hora atrás

Faltou pernas? Talvez… mental? Quem sabe. A partida de ontem foi desgastante e, menos de 24h depois, já está enfrentando um jogador cascudo, que gosta desse tipo de piso ultra rápido. A quadra de Lyon tá muito rápida, acaba desgastando e ele ainda está em formação de corpo, embora já tenha ganho muito mais massa de uns meses para cá. O next gen parece ser algo de interesse dele e dos patrocinadores, pois teria muito mais exposição, embora não seja o melhor dos mundos em termos de ranking (nenhum) e grana não está fazendo falta… e uma boa pré-temporada é uma ótima pedida. A questão é melhorar a postura de querer matar todas na pancada antes de preparar mais a jogada. Ele parece aqueles jovens pilotos de F2 que são muito técnicos, mas muito afoitos e causam aquelas batidas toscas. Se melhorar isso (hoje teve até mais cuidados em bolas que poderia arriscar e se conteve) vai ter um futuro profissional ainda melhor.

Ricardo - DF
Ricardo - DF
19 minutos atrás

Para quem não vive o mundo do tênis e não conhece o passo a passo da evolução dos jogadores, é frustrante. O cara parecia que ia direto para os ATPs, e agora sofre nos Challengers.

Mas, cada jogador tem o seu caminho pela frente.
O que preocupa nós, brazucas, é o histórico de jovens promessas não concretizadas.

Existe um “mental brasileiro” que parece ser complicado.
Quantas promessas não vingaram. E nossos melhores jogadores mais recentes, Bia e Bellucci, sofrem(ram) com um mental instável.

De qualquer forma, Fonseca já é um jogador diferenciado. Resta ver o quão longe irá.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.