Recife (PE) – A rodada desta quinta-feira em Recife teve três brasileiros avançando às quartas de final do Brasil Tennis Classic, torneio ITF M15 disputado nas quadras de saibro do Lagoa Azul Tênis Clube. O gaúcho Eduardo Ribeiro, de 26 anos e 650º do ranking, se juntou a dois nomes da nova geração, o paranaense Gustavo Almeida e o paulista Enzo Kohlmann, ambos de 18 anos.
Cabeça 8 em Recife e vencedor do torneio em 2022, Ribeiro superou o argentino Sean Hess por 6/1 e 6/3. “Posso dizer que jogo bem em Recife. Acho que tem as condições mais rápidas como eu gosto, mas também tem a sensação, desde o primeiro torneio que joguei aqui tenho essa sensação boa, me sinto bem. Que siga assim”, falou o gaúcho.
O próximo adversário de Ribeiro será o também argentino Juan Estevez, que avançou após a desistência de Pedro Sakamoto. O paulista de 31 anos e principal cabeça de chave estava liderando por 6/3 e 2/5, quando se retirou da partida após sofrer entrose no tornozelo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Instituto Sports | Torneios de Tênis (@institutosports)
Ainda na pare de cima da chave, Enzo Kohlmann aproveita o embalo depois de ter passado pelo quali. O jovem paulista superou o argentino Felipe De Dios por 6/3 e 6/1. Este é o segundo torneio que Kohlmann faz quartas, repetindo o resultado que fez Belém no mês de agosto. Vou tentar jogar o mais solto possível, a obrigação é toda do outro lado, lógico que seria muito importante fazer uma semifinal pela primeira vez, mas vou deixar o jogo fluir o máximo possível e se tudo der certo, sair com a vitória”, comentou Kohlmann. Seu próximo rival será mais um argentino, o cabeça 7 Juan Manuel La Serna, que marcou um duplo 6/0 contra o mineiro João Victor Loureiro.
Almeida passa a treinar na Argentina e cogita tênis universitário
Já em duelo nacional, Gustavo Almeida venceu o convidado Ryan dos Santos por 6/4 e 7/6 (7-3). O paranaense utilizou o ranking juvenil, do qual é o 45º do mundo, para entrar na chave e chega às quartas de um torneio profissional pela segunda vez na carreira e a primeira na temporada. Seu próximo adversário é o chileno Matias Soto, segundo cabeça de chave e 303º do ranking.
Almeida saiu de Curitiba e agora está treinando na Argentina, em Buenos Aires. Também analisa propostas de jogar o tênis universitário. A decisão vai depender dos resultados nesse final de temporada. “Eu vou jogar todos os torneios que temos nesse final de ano na América do Sul e vamos ver como vai ser. Posso ficar treinando na Argentina ou seguir para os Estados Unidos”, disse o paranaense que durante a carreira de juvenil foi treinado por Duda Marcolin do Instituto Ícaro.
Ainda nesta quinta-feira, o também paranaense João Schiessl foi eliminado nas oitavas. O canhoto de 20 anos e 568º do ranking perdeu para o argentino Bautista Vilicich por 6/3, 2/6 e 6/4 em partida com 2h36 de duração. Vilicich enfrenta mais um argentino, Juan Bautista Otegui ou Guido Justo.
A etapa de Recife do Ano VI Brasil Tennis Classic é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Vivo, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI Bola Oficial. A etapa conta também com o apoio de Lagoa Azul Tênis Clube e Federação Pernambucana de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – M15. A realização é do Instituto Sports.