Wuhan (China) – Apesar de estar a mais de mil pontos de distância de Iga Swiatek na disputa pelo número 1, Aryna Sabalenka deve chegar ao WTA Finals na liderança do ranking e ser a principal cabeça de chave na Arábia Saudita. O evento entre as oito melhores do mundo será entre os dias 2 e 9 de novembro.
A diferença entre Swiatek e Sabalenka no ranking é de 1.069 pontos. Mas na corrida para o Finals, que considera apenas os resultados de 2024, a polonesa iniciou a semana apenas 194 pontos à frente da bielorrussa. Enquanto a número 1 do mundo não jogou em Wuhan, Sabalenka já está na semi e vai acumulando 390 pontos, que a levarão à liderança na corrida de 2024. Ela pode somar até mil pontos na semana em caso de título em Wuhan.
Esse cenário só muda se Swiatek entrar em algum torneio nas próximas semanas e reverter a diferença na pontuação, o que é improvável, já que a número 1 do mundo está em processo de troca de treinador e não joga desde o US Open. Ela também não está inscrita para o WTA 500 de Ningbo, na próxima semana, ou de Tóquio, a partir de 21 de outubro, mas pode receber convites caso entenda que precisa de mais ritmo de jogo antes do Finals.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ano passado, Sabalenka também foi a principal cabeça de chave do Finals. Mas Swiatek recuperou a liderança do ranking ao conquistar o título no México, com direito a uma vitória sobre a rival na semifinal do torneio. Com os resultados daquela semana, a polonesa ultrapassou a bielorrussa e terminou o segundo ano consecutivo na liderança do ranking.
Lembrando que os pontos conquistados na edição passada do Finals caem antes do torneio. Swiatek fez 1.500 pontos, enquanto Sabalenka somou apenas 625 no total. Segundo a WTA, as duas são as únicas já matematicamente classificadas para o Finals. Já a tcheca Barbora Krejcikova, atual campeã de Wimbledon, também está perto do Finals, mesmo sendo a 12ª na corrida. Isso porque as campeãs de Slam têm preferência de ficar com a oitava vaga, caso terminem o ano entre o 9º e o 20º lugar.
Confrontos com Iga fazem falta, diz Sabalenka
As duas primeiras colocadas no ranking protagonizaram três duelos na temporada, com vitórias de Swiatek nas finais de Roma e Madri, enquanto Sabalenka venceu na semifinal de Cincinnati. Em uma de suas coletivas de imprensa na semana em Wuhan, a bielorrussa diz que a rivalidade faz bem ao circuito e sente falta desses confrontos. Ela também deseja o melhor para a polonesa.
“Adoro ter essa competição. É bom ter o nome dela na chave, chegar às finais e enfrentá-la. São sempre grandes batalhas. Sempre gostei de jogar contra ela. Espero que ela resolva a situação do técnico e volte ao WTA Finals em sua melhor forma. Espero que possamos jogar uma contra a outra lá também e lutar pelo número 1”.