Tóquio (Japão) – Apoiado pelo público, Kei Nishikori obteve mais um esperançoso resultado em nova temporada de recuperação, ao derrotar o croata Marin Cilic na estreia do ATP 500 de Tóquio. Em jogo que lembrou a final do US Open de dez anos atrás, vencida pelo croata, o ex-top 4 japonês se mostrou sólido e tirou o recém campeão de Hangzhou, por 6/4, 3/6 e 6/3.
Com chance de retornar à faixa dos 170 primeiros do ranking, num salto de 30 posições, Nishikori enfrentará agora o experiente Jordan Thompson, que levou a melhor sobre o cabeça 3 Casper Ruud em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/1. Quem vencer, pegará Holger Rune ou o também local Yoshihito Nishioka, que tirou Félix Auger-Aliassime em partida de 3h15 e placar de 7/6 (7-5), 3/6 e 7/6 (7-5).
Nishikori, de 34 anos, disputa o torneio pela primeira vez desde 2018, mas já foi campeão em Tóquio em duas ocasiões, em 2012 e 2014. “Há uma série de emoções para mim. Jogar em Tóquio e enfrentar Cilic são muito especiais. Já fizemos tantos grandes duelos”. Ele agora lidera o confronto direto por 10 a 6.
Temporada com boas vitórias
Na briga contra seus problemas físicos, especialmente as sequelas da cirurgia no quadril, Nishikori ficou oito meses sem jogar e enfim entrou no Masters de Miami, em março, mas precisou dar outra parada de dois meses e aí conseguiu disputar Roland Garros, Wimbledon e os Jogos Olímpicos.
A partir de agosto, achou melhor ritmo e chegou a passar três rodadas no Masters 1000 de Montréal, com vitórias sobre Alex Michelsen e Stefanos Tsitsipas. Voltou a jogar bem num challenger italiano e no ATP 250 de Genebra. Há poucos dias, aceitou a convocação para o time da Copa Davis e contribuiu com uma vitória. Na semana passada, em Chengdu, perdeu na estreia para o eventual campeão Juncheng Shang.
Apesar da derrota, Cilic saiu satisfeito por ter suportado a maratona de jogos que faz. Campeão no domingo no ATP 250 chinês, ele se tornou o tenista de mais baixo ranking na história a vencer um torneio de primeira linha e com isso recuperou o 373º posto.
Vamos kei e nishioka
Exatamente a final do US Open 2014
Legal, revivendo aquela épica final do US Open 2014