Fonseca reconhece nervosismo e Brasil já volta a jogar nesta 5ª

Foto: Emmanuele Ciancaglini/Getty Images for ITF

Bolonha (Itália) – Após disputar a primeira partida de Copa Davis de sua carreira profissional, João Fonseca reconheceu que o nervosismo atrapalhou no começo do jogo desta quarta-feira contra o italiano Matteo Berrettini. Mas o carioca de 18 anos avalia também que conseguiu evoluir ao longo da partida e segue à disposição da equipe brasileira e do capitão Jaime Oncins. O Brasil já volta a atuar nesta quinta-feira, a partir das 10h (de Brasília), diante da Holanda.

“Eu estava um pouco nervoso e é normal, já que foi minha primeira partida na Copa Davis. Já no segundo set, consegui atingir meu nível de tênis e joguei bem”, disse Fonseca, após a derrota por 6/1 e 7/6 (7-4) para Berrettini, ex-top 10 e atual 43º do ranking.

O mais jovem da equipe brasileira também lamentou as chances de buscar a virada. Ele chegou a liderar o tiebreak do segundo set por 4-0. “Tive algumas oportunidades e saio um pouco chateado por não ter aproveitado, ainda mais contra um adversário que já esteve no top 10. Mas, faz parte do jogo e nós vamos seguir lutando para buscar a classificação do Brasil”.

Itália venceu o confronto por 2 a 1

No segundo jogo do dia, o cearense Thiago Monteiro fez um jogo duro contra Matteo Arnaldi. Foram 3h40 de batalha e o italiano venceu por 7/5, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-5). Já na partida de duplas, Marcelo Melo e Rafael Matos salvaram três match-points contra Simone Bolelli e Andrea Vavassori e venceram os italianos por 6/7 (3-7), 7/6 (8-6) e 7/5.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Foi um dia de batalhas hoje. Infelizmente não conseguimos os dois pontos dos jogos de simples, mas pontuamos nas duplas, que também é muito importante para esse tipo de competição. Cada vitória conta. Amanhã voltamos firmes, recarregados para buscarmos vencer o confronto inteiro”, avaliou o veterano Marcelo Melo, de 40 anos, lembrando-se que dois países do grupo avançam às quartas de final.

“Conseguimos nos reerguer”, diz Oncins

Já o capitão Jaime Oncins fez uma avaliação positiva do primeiro dia de competição e prepara o time para o confronto diante dos holandeses. A escalação oficial só será divulgada uma hora antes da rodada.”Tivemos a estreia do João, um jogo muito difícil, frente a um estádio lotado. Ele começou um pouco nervoso, o que era totalmente normal, teve suas chances, poderia ter levado para o terceiro e o jogo ia ficar interessante”.

“Depois, o Thiago fez um jogo incrível e decidido nos detalhes. Perder no tiebreak do terceiro set machuca… No vestiário o clima ficou pra baixo, mas rapidamente nos reerguemos”, comentou o capitão. “A dupla fez um jogo espetacular, de quase três horas. Acho que serviu de uma motivação maior para o time. Foi um dia muito positivo para levarmos para os próximos dois confrontos e acreditar ainda mais na equipe”.

16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leonel
Leonel
2 meses atrás

Estão de parabéns. Equilibramos contra a favorita ao título da Davis. Lógico que sem o Sinner Itália não é favorita.

FJ Teles
FJ Teles
2 meses atrás

Balela. Isso é esporte, não é recreação. Fonseca é mais um predestinado a não ser ninguém. Quem nasce para vencer não treme, não amarela, não fica nervoso. Pelo que vejo o Fonseca é mais um brasileiro desambicioso sem autoestima. Quanto ao Monteiro, pode até ter feito um jogo incrível se o ranking for levado em conta. Mas perdeu como sempre. Os tais detalhes que nunca contam ao seu favor. Lastima!

Ramon Silva
Ramon Silva
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Falou um invejoso…que precisa denegrir os outros para se sentir bem…

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
2 meses atrás
Responder para  Ramon Silva

Estes meninos com 18 anos tem muita energia.
Precisa alguém de fora avisar isto pra eles.
Jogar sem se preocupar com a importância do evento.
Realmente, todos jogadores que alcançaram ótimos resultados no auge da idade não se intimidavam com 18 anos.
Mas o João vai conseguir chegar entre os 20 melhores e deve permanecer nesta faixa durante sua carreira

Thiago
Thiago
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

“Predestinado a não ser ninguém”… Aos 18 anos você amarelava se uma garota olhasse pra você… isso se não amarelar até hoje.

É cada groselha que a gente lê por aqui…

Rafael
Rafael
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Berretini diz “Fonseca terá um grande futuro pela frente”. FJ Teles diz “Fonseca é mais um predestinado a não ser ninguém”. Devemos acreditar no ex-top 10 finalista de Wimbledon ou no hater amargurado da internet?

Gil
Gil
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Com 18 anos o Fonseca já apareceu com sucesso e lucrou 1000 vezes mais que você em toda sua vida faria em 10 dessas i feluzes existências. Ser azedo e de mau com a vida tem limites. Ninguém tem culpa de vc ser frustrado, muito menos Fonseca.

Renato
Renato
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Estou contando os dias para surgirem os haters das meninas de 14 anos…sociedade doente, julgamentos imediatos e precipitados.
Uma pessoa que comenta isso só pode ser um brasileiro frustrado, covarde, invejoso, grosso de tênis (isso se já pegou numa raquete) e com muita baixa autoestima.

Fabio
Fabio
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Vc deve ser um tenista incrível e um ser humano ainda mais incrível ein . Palmas

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
2 meses atrás
Responder para  FJ Teles

Seu comentário é tão ridículo, que não merece nenhum comentário, só está denegrindo a si próprio…

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Vamos em frente contra a Holanda

Tadeu Schmidt
Tadeu Schmidt
2 meses atrás

Só as Duplas jogaram bem. Bateram os ex numero 1 do mundo e campeões de RG. Monteiro desperdiçou chances contra um tenista de mesmo nível. E Fontoura perdeu fácil de um tenista vindo de contusão.

Rodri
Rodri
2 meses atrás

Se eu fosse Oncins, colocaria o Fonseca pra jogar contra o Arnaldi, era mais chance de ganhar, já que o Monteiro provavelmente perderia pra qualquer um mesmo. Faltou um pouco de perspicácia ao Oncins

José Nilton Dalcim
Admin
2 meses atrás
Responder para  Rodri

Ainda bem que você não é o capitão da Davis… rsrs

Fernando S P
Fernando S P
2 meses atrás
Responder para  Rodri

Isso só seria possível se o Meligeni fosse escalado no confronto.

Com Wild, Monteiro e Fonseca, haveria mais alternativas.

Wilbert Ferraz
Wilbert Ferraz
2 meses atrás

João foi ótimo, ele é um jogador que consegue se adaptar ao adversário durante a partida, ter essa leitura é um grande trunfo no tênis. Experiência excelente poder enfrentar o Berretini.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.