Fonseca evolui após começo ruim, mas perde para Berrettini

Foto: André Gemmer/CBT

Bolonha (Itália) – Em seu primeiro jogo defendendo o Brasil na Copa Davis, o jovem carioca João Fonseca, de apenas 18 anos, começou nervoso contra o italiano Matteo Berrettini, mas aos poucos foi se soltando e cresceu na partida. Porém, não foi o suficiente para que o tenista de 18 anos conseguisse tirar ao menos um set do ex-top 10, que venceu com o placar final de 6/1 e 7/6 (7-5).

Berrettini dominou o primeiro set com seu potente forehand e pressionou bastante o carioca, que não conseguiu fazer muito e acabou vencendo menos da metade dos pontos do rival (12 a 25). O italiano não apenas anotou mais bolas vencedoras que Fonseca (6 a 4), mas também cometeu menos que a metade dos erros não forçados do jovem oponente (3 a 8).

Com um grande aproveitamento de saque, o tenista da casa venceu 76% dos pontos disputados na parcial, sendo quatro deles em aces. Por sua vez, Fonseca patinou com o serviço, teve só 44% de aproveitamento, foi quebrado duas vezes e venceu apenas um game de saque, levando o primeiro break logo no game inicial e o outro no sexto e penúltimo.

Depois de vencer apenas um game em todo o primeiro set, Fonseca cresceu na partida e conseguiu igualar o duelo, muito em função do aproveitamento com o saque, que cresceu substancialmente, indo para 63%, bem perto dos 69% de Berrettini.

Ainda assim, o italiano era superior e pressionava mais o rival carioca, a primeira delas no terceiro game, quando deixou escapar dois break-points. Nos games seguintes houve bastante equilíbrio e Fonseca evitando um pouco mais o forehand de Berrettini, que obteve uma quebra importante no 11º game e então sacou em 6/5 para fechar.

Fonseca não se desanimou e na sequência devolveu a quebra levando a decisão para o tiebreak. No desempate, ele venceu os quatro primeiros pontos, mas então viu Berrettini vencer os quatro seguintes para deixar tudo igual. O italiano teve o primeiro match-point com 6-5, quando o carioca cometeu dupla falta e assim perdeu a partida.

29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Aridelson
Aridelson
1 mês atrás

Muito cru ainda! Não pode ter a chance de abrir 5×0 no tiebreak e desperdiçar

Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás

Bela partida do João, nervoso no começo, mas depois pegou o ritmo e igualou contra um sacador ex-top 10 e finalista de Slam jogando em casa. Dois anos que ele jogar jogos grandes contra esses caras ele vai estar voando mentalmente.

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
1 mês atrás
Responder para  Andre Borges

Minha leitura a respeito dessa partida é que João Fonseca está crescendo de forma muito rápida!
Não priorizo enxergar os aspectos negativos… Essa derrota para um ex-top ten, que possui saque e forehand avassaladores, e acostumado a grandes palcos como Berrettini, não significa nada em seus tenros 18 anos.
Ele equiparou o jogo no segundo set e quase venceu o tiebreak, na casa do adversário, com uma torcida ruidosa e intensa! Isso em sua estreia na Davis. Ainda há muito por vir…
Parabéns ao nosso brazuca e à equipe! Sigamos na torcida

Afonso
Afonso
1 mês atrás

18 anos, acho que é normal sentir. Levanta a cabeça e bora para a proxima.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Afonso

Sim .vamos para o próximo jogo

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Fez muito ainda. Esse confronto será 3×0 Itália

André Raja
André Raja
1 mês atrás

Bom dia, alguém poderia informar onde assistir ? Sky ? Obrigado.

Lucas
Lucas
1 mês atrás
Responder para  André Raja

Algum canal esportivo da sky
Saudade quando tinha transmissão nas Bets

Walter Alberto
Walter Alberto
1 mês atrás
Responder para  Lucas

Algumas entidades ou organizações, como a ITF, são muito ruins de business..ainda mais na era do streaming…faltal alguém de cabeça para o negócio, pois tem um produtaço nas mãos…

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

4a0 no TB não pode perder o set

Daniel Taro
Daniel Taro
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

Djokovic já teve 4×0 no tiebreak contra Thiem e tomou a virada no Finals. Se até o GOAT, quem diria o novato João Fonseca…

Roger
Roger
1 mês atrás

não pela derrota, pois pode acontecer, claro. Mas colocar ele para abrir o confronto, não achei a melhor decisão…Monteiro deveria abrir, mais cascudo, raquete #1 do Brasil, mais experiente.
Monteiro ia sentir menor pressão…mas……..

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Roger

Sim .verdade

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Roger

Concordo. Decisão equivocada, expondo um garoto de 18 anos.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Decisão certa . A pressão de todo jeito seria para Monteiro e nas Duplas . Daí Fonseca jogando de cara sem nenhuma pressão. Abs !

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  Roger

Não é ele que escolhe, o primeiro jogo é entre os numero 2 de cada país.

Maurício
Maurício
1 mês atrás
Responder para  Roger

Vcs não entendem eu explico o primeiro jogo é Raquete 2 x Raquete 2 segundo jogo é Raquete 1 x Raquete 1. Tá explicado ou quer que eu desenho. O técnico escolhe os jogadores e depois é por ranking, como ia colocar o Monteiro primeiro se ele é o Raquete 1. E como eu disse primeiro jogo Raquete 2 x Raquete 2

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Sentiu no final do tie break, ainda não tem aquela mentalidade vencedora dos grandes em momentos desafiadores. Vamos aguardar o desenvolvimento do João, por eqto derrota previsível.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
1 mês atrás

Vai pegando ritmo. Breve estará pronto pra competir em alto nível.

André M
André M
1 mês atrás

Jogo bom para estrear na Davis, jogando como franco atirador e 0 pressão. Tomara que aproveite bem a oportunidade e tire ensinamentos úteis para os próximos anos.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Parabéns ao João. O segundo set dele foi incrível.

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
1 mês atrás

Escolha errada de Jaime Oncins, não confundir as coisas, não podemos colocar este peso nas costas de um garoto de 18 anos . Fonseca é uma grande promessa do tênis brasileiro, mas, não pode ser tratado como realidade, ainda não está pronto. Fez um segundo set muito bom e abriu 4 x 0 no tie break, mas, faltou experiência para fechar o set. Difícil vencer a Itália jogando em casa.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Antônio Luiz Júnior

Discordo de vc Antonio. Vi somente os melhores momentos. O Fonseca tá pronto sim. Não é promessa nao. É realidade. Pode jogar ele na. fogueira. Ele tomou 6×1 no 1 set e não se intimidou. Foi pra cima e ele tá vendo que ele tá cada vez mais próximo da elite no conjunto. Top 50 é logo ali e ele já sabe que é craque. Ja fez essa medição propria. Ele não tem dúvidas que pode encarar QQ um.

Maroc Ponti
Maroc Ponti
1 mês atrás

Como sabem, o Italiano tem raizes brasileiras – assim a dor da perda nao e tao grande.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Maroc Ponti

Dói quando perdemos de equipes no nosso nível porém Maroc estamos num torneio que as 3 equipes Itália, Bélgica e Holanda saem em vantagem contra nós. Mesmo assim estamos equilibrando com a chegada do Fonseca e temos muitas chances de ficar com a segunda vaga.

Leonel
Leonel
1 mês atrás

Nada a reclamar. Guri vai estar voando em poucos meses. Ele sabe que ainda vai perder muitos jogos contra top 50 porém já está medindo forças com eles. Essa Davis penso que vai ser a alavanca que falta pro Fonseca voar. Se tivesse ganho o 2 set do berretine acho que ganharia o jogo porém a inexperiencia ainda vai pesar contra. Pena que os jogos nao foram facilitados pra nós assistirmos.

Luiz Gustavo Serpa
Luiz Gustavo Serpa
1 mês atrás

Caro Dalcim, vários colegas do site estão reclamando que o Thiago Monteiro deveria ter aberto o confronto ou que o João Fonseca não deveria ter jogado essa partida por ser pouco experiente.
Por favor, quanto a primeira afirmação, ela seria possível? O regulamento torna obrigatório o jogo entre os mais bem ranqueados de cada time ou é o capitão que indica quem vai ser o número 1 e o 2 independentemente do ranking?
Quanto a segunda afirmação, de que o João Fonseca não deveria ter jogado por ser muito inexperiente, qual sua opinião?

Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho de toda sua equipe

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Luiz Gustavo Serpa

O capitão seleciona seus dois jogadores e naturalmente aquele que tiver melhor ranking será o 1 e terá de enfrentar o 1 do outro país pelo mesmo critério. Então para o Fonseca ser o 1, o Monteiro não poderia ser escalado, o que obviamente não teria sentido algum. Quanto à presença do Fonseca como titular, vi absolutamente coerente com o momento dos nossos tenistas. Só haveria dúvida no caso do Wild estar convocado.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Resultado normal. Berrettini é experiente, ex TOP 10, hoje no TOP 50, com 3 títulos de ATP este ano.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.