Nova York (EUA) – No encontro entre dois jogadores norte-americanos, Taylor Fritz levou a melhor sobre Frances Tiafoe e garantiu a posição de representante da casa na final do US Open. Diante de um Arthur Ashe Stadium lotado para ver dois tenistas do país duelarem na semifinal desta sexta-feira, Fritz venceu uma disputa de cinco sets por 4/6, 7/5, 4/6, 6/4 e 6/1 em 3h18 de partida.
Fritz será o primeiro norte-americano na final masculina em Nova York desde Andy Roddick em 2006. E ele tentar o primeiro campeão da casa desde o próprio Roddick, em 2003. O jogador de 26 anos vai disputar sua primeira final de Grand Slam da carreira e ainda ampliou a vantagem sobre Tiafoe no histórico de confrontos, agora com sete vitórias e apenas uma derrota.
No próximo domingo, às 15h (de Brasília), Fritz desafia o número 1 do mundo Jannik Sinner, atual campeão do Australian Open e que busca o segundo Grand Slam da carreira. Eles já se enfrentaram duas vezes, curiosamente ambas no Masters 1000 de Indian Wells, com uma vitória do norte-americano em 2021 e uma do italiano no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ex-número 5 do mundo e atual 12º colocado, Fritz está voltando ao top 10 da ATP com a vaga na final. E se for campeão, fica uma posição abaixo do melhor ranking da carreira. Já Tiafoe, que disputou sua segunda semifinal em Nova York, é o atual 20º do ranking e recupera quatro posições. Ele vinha de uma ótima preparação para o torneio, com final de Cincinnati e semi de Washington.
Duelo com muitas alternâncias no placar
O jogo começou melhor para Fritz, que conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. Mas depois de finalmente ter confirmado seu primeiro game na partida, Tiafoe se soltou mais. Favorito do público no Arthur Ashe Stadium, o 20º do ranking conseguiu duas quebras seguidas e virou o jogo. Já no oitavo game, salvou o break-point com um ace e fez 5/3 no placar. Só então, Fritz voltaria a confirmar o serviço, mas não teve novas chances de ameaçar o serviço do rival no primeiro set.
A segunda parcial vinha sendo dominada pelos sacadores, que vinham confirmando seus games de serviço de forma muito rápida. Fritz foi impecável e só perdeu um ponto no saque. E após um período de equilíbrio até o 4/4, Tiafoe teve que salvar um set-point com saque no corpo. Mas o segundo serviço era um ponto fraco para ele no set, vencendo apenas três pontos em 8 possíveis. Fritz voltou a pressionar e quebrou no fim do set.
A reação de Fritz na partida foi interrompida por um ótimo início de terceiro set para Tiafoe. Ele saiu vencendo por 2/0, com uma quebra logo cedo e três deixadinhas no mesmo game. Além disso, não enfrentou break-points na parcial. A enorme empolgação do público contrastava com a tensão nos dois boxes. A mãe de Tiafoe, Alphina, mantinha o olhar fixo na quadra. E o técnico de Fritz, o ex-jogador profissional Michael Russell, tentava transmitir calma.
Game ruim de Tiafoe mudou o rumo da partida
O início do quarto set indicava que Tiafoe confirmaria a vitória a qualquer momento. Isso porque ele fechava os games de serviço de forma mais tranquila e Fritz tinha mais dificuldade de suportar os ralis e parecia mais cansado. Seu grande mérito foi sustentar o equilíbrio no placar, muito por causa do saque, e esperar pelas oportunidades. E elas apareceram. No 5/4, Tiafoe fez duas duplas faltas no mesmo game e ainda isolou um forehand, o que forçou o quinto set.
A grande chance perdida por Tiafoe teve impacto no lado mental do tenista, que desligou completamente no set decisivo. Com apenas 44% de primeiros serviços em quadra e sem vencer nenhum dos nove pontos jogados em seu segundo serviço, ele não conseguiu confirmar o saque nenhuma vez. Fritz abriu 4/0 no placar, teve um game ruim no saque, ao cometer uma dupla falta, mas logo recuperou o controle do jogo e fez oito pontos seguidos.
Deu ruim para o Big Clown
Mental Jam Foe!
O mental de Tiafoe foi embora depois do break contra no quarto set. Foi uma pena.
Gosto de ver o Tiafoe pelo estilo arrojado, mas o Fritz mereceu! Se o punho do Sinner não atrapalhar, teremos uma final com pouca emoção, pois o italiano tá num nível muito acima
Vamos ganhar essa Tiafoe
Francis comeu broa no quinto set. E a vaca foi pro brejo. Analise de um jogo de tênis, por um mineiro comedor de galinha caipira.
E vazou na braquiara.
Foi se o boi com a corda.
Torço pelo Fritz na final. Sr. Sinner está vendo inimigos em todos os lugares agora depois que foi revelada o duplo tratamento com ele no caso do dopping cruzado.
O Sinnwe está atropelando os inimigos. Domingo será mais ummm
Poxa, Tiafoe, q amarelada tenebrosa. Medo de ir pra final? O q houve? Quarto set, sacando pra empatar em 5/5, 40/15, e fez duas duplas faltas consecutivas. Ali o jogo acabou. Domingo serei italiano desde pequeno.
Fala-se do mental das mulheres, mas o Tiafoe o mental foi pro espaço
Chegar numa final de GS já é espetacular pra ele. Sinner vai arrasar!!!!
Sinner é favorito mas, se o Fritz ganhar o que vai passar na cabeça de Zverev, Tsitsipas e até Dimitrov que todos tinham por certo que ganhariam slam . Por outro lado ficará mais evidente que tenistas como Tsonga, Ferrer , Berdych e ouros não ganharam slam por ter pego a geração do big 3.