Sinner controla um desgastado Draper e joga nova final de Slam

Foto: Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) – Último top 10 restante entre os semifinalistas do US Open, Jannik Sinner confirmou o favoritismo e garantiu vaga em sua segunda final de Grand Slam da carreira. Líder do ranking mundial e atual campeão do Australian Open, o italiano venceu nesta sexta-feira o britânico Jack Draper, 25º do ranking, com parciais de 7/5, 7/6 (7-3) e 6/2 em 3h04 de jogo.

Sinner está invicto há 11 jogos no circuito, já que também foi campeão do Masters 1000 de Cincinnati, no último torneio preparatório. O italiano de 23 anos e vencedor de 15 torneios da ATP já conquistou cinco títulos em 2024. Ele disputará a 20ª final da carreira e a sexta na temporada. Sinner também se torna o primeiro homem italiano na final de simples do US Open. Entre as mulheres, Flavia Pennetta venceu a compatriota Roberta Vinci na decisão em 2015.

O adversário de Sinner na final do próximo domingo às 15h (de Brasília) virá do duelo entre os norte-americanos Taylor Fritz, 12º do ranking, e Frances Tiafoe, 20º colocado. O número 1 do mundo tem uma vitória e uma derrota contra Fritz no circuito e lidera o histórico contra Tiafoe por 4 a 1, com uma recente vitória na final de Cincinnati.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Eliminado na semifinal, Draper fez a melhor campanha da carreira em Grand Slam e debutará no top 20 do ranking. O canhoto de 22 anos não havia perdido sets no torneio, mas passou mal duas vezes em quadra na partida desta sexta-feira e apresentou nítida limitação física desde a segunda metade do segundo set e também no terceiro.

Maior equilíbrio no primeiro set

A partida começou com domínio dos sacadores, que seguiram sem enfrentar break-points até o 3/3, quando Sinner conseguiu sua primeira quebra. Draper, que apostava muito no saque e em definir os pontos em poucas trocas de bola, devolveu a quebra na sequência, em um game com quatro erros não-forçados do italiano.

O equilíbrio da partida persistia, embora fosse clara a maior consistência de Sinner durante os ralis de fundo. E assim, o líder do ranking voltou a quebrar e ainda fez um game de saque muito firme na sequência para vencer a parcial. Naquele momento da partida, cada jogador tinha 10 winners, mas Sinner só havia cometido 13 erros não-forçados contra 19 de Draper.

Brtiânico passou mal e italiano sofreu queda em quadra

O segundo set teve o maior número de incidentes em quadra. O jogo precisou ser parado pela primeira vez para retirar o excesso de umidade em quadra, porque Draper estava transpirando demais e até precisou trocar roupas e calçados durante o set. O britânico também chegou a vomitar em quadra, forçando mais uma interrupção.

Sinner também deu um pequeno susto, escorregou em quadra e caiu em cima do braço esquerdo. Apesar das dores no punho, que exigiram a visita do fisioterapeuta com o placar empatado por 4/4, Sinner se recuperou do susto. Em um set inteiramente sem quebras, o número 1 do mundo dominou o tiebreak e ampliou sua vantagem no placar. Até aquele momento, o jogo já passava das 2h30 de duração.

Draper foi ao vestiário no intervalo entre os sets e tentando se sentir melhor em quadra. Mas ele não teve mais forças para resistir ao volume de jogo do italiano. Sinner não enfrentou break-points no último set e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço, conseguindo duas quebras para garantir vaga na final. Sinner fez 11 a 8 em aces e liderou a estatística de winners por 43 a 29. Ele cometeu 34 erros contra 43 do britânico e terminou com duas duplas faltas contra 10 do rival.

26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jonas
Jonas
2 meses atrás

Parabéns, Sinner, pelo número 1 no final da temporada. Foi o melhor jogador seguido de Novak e Alcaraz.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Como assim seguido de Novak , Mestre Jonas ? . O Cara não venceu nenhum ATP e vai ter que lutar para ir ao FINALS. Alcaraz levou Roland Garros e WIMBLEDON. O Sérvio está em NONO na corrida . Na boa , fanatismo tem limites…rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Incrível como somem os comentários por aqui também. Mestre Jonas, sem vencer nenhum ATP e estando em NONO no Ranking da Temporada ( periga não ir ao FINALS) , e Alcaraz tendo levado Roland Garros e WIMBLEDON, Djokovic não pode estar a frente do Espanhol. Vamos combinar que o Ouro Olímpico não vale por 2 SLAM . Um Torneio de 6 jogos disputado em 3 Sets. Menos meu caro rs. Abs !

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djokovic já está no fim de carreira, o objetivo do ano já foi conquistado que era a medalha dourada. Em 25, só vai tentar ganhar 1 slam pra fechar a carreira.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vai ver você está pegando um pouco pesado na hora de se dirigir a outros colegas. Bom, Novak venceu o Ouro Olímpico aos 37 anos, em uma final contra Alcaraz, um fenômeno reconhecido do tênis. Pode me dizer em que mundo isso seria ruim?

Outra coisa, você acha que tendo vencido tudo, inclusive com 8 temporadas como n1, 428 semanas como n1 etc etc etc, NoleGold precisa vencer algo ou provar algo a alguém? Acorda meu filho, não falta mais nada a ele. Mesmo o Finals, que ele vinha perdendo, tratou de vencer logo 2 seguidos e se tornar o maior campeão, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

O comentário apareceu na íntegra e pode ver que não tinha nada demais. É óbvio que este Papinho que o cara não deseja o SLAM 25 é somente pra ninar crianças . Acorda meu filho , Djokovic teve uma performance inferior a Alcaraz, SINNER e daí ser TOP 9 no momento na Temporada 2024 . O resto é discurso orquestrado pela Kombi e que não cola .. rsrs. Abs!

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu não disse que não deseja, aprenda a ler. Querer ganhar não significa que precisa, ele já tem 37 anos, venceu tudo de relevante no esporte. É o GOAT.

Sobre a performance, eu diria que foi abaixo do seu normal, mesmo o Ouro valendo demais, título gigante. Mas fato é que Golden Nole mudou de técnico, o que atrapalhou, e não jogou Miami, Madrid e Cincinnati. Houve lesão nas QF de Roland Garros, lógico que isso tudo atrapalha o desempenho de qualquer atleta.

Ainda assim, após a cirurgia ele venceu o maior título de sua carreira logo sobre Carlitos, e no saibro.

Djoko está em uma situação confortável como jamais esteve, ele não precisa ganhar nada, mas a cada torneio grande que disputa, existe a possibilidade de bater alguma marca relevante do esporte. Em 2025, sem os jogos olímpicos, creio que seu foco principal será levar algum Slam, mas ele já tem 24, bem acima de Federer e Nadal, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

A supremacia em WIMBLEDON e no USOPEN pertence a Roger Federer. Algo que incomoda muito ao ” goat ” , ainda mais porque RG tem DONO. Ainda não possui o Recorde de Títulos da ATP . Connors 109 , Federer 103 . Nada acabou para o ambicioso Sérvio…rs. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Recorde de títulos é de Connors com 109, pois 103 < 109. O Uruguai ganhou o título da Copa de 1950 no Maracanã, mas isso não compensa o 5 a 2 do Brasil em Copas do Mundo.
Adendo: Federer perdeu 3 finais para o goat em Wimbledon diferentemente do Uruguai que ganhou a Copa de 1950 contra o Brasil. A diferença do Brasil para o Uruguai é de 3 Copas do Mundo e Federer perde por diferença de 4 em slam.

Última edição 2 meses atrás by Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O recordista do US OPEN tem 7 taças. Djoko tem supremacia no Australian Open e em Roland Garros em relação a Federer. Além disso, ganha no quesito mais importante, o total de majors.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Recordista da Era Amadora cujo os Universitários já entravam na Semi no ano seguinte ? . Federer é o verdadeiro Pentacampeão CONSECUTIVO. Djokovic o verdadeiro HexaVICE do USOPEN, caro Paulinho, não paguei mico atrás do Piloto da Kombi.Rsrsrs, Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Margareth não tem 24 slam? Tem que excluir os da Era amadora? A conferir!

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djoko tem mais Roland Garros e Australian Open que Federer: 3 a 1 e 10 a 6, respectivamente.

Além disso, em geral o sérvio tem 24 Slams contra 20 do suíço. Fim de papo.

Agora, de onde você tirou que isso incomoda o GOAT? Conhece ele, convive? Ele deu alguma declaração a respeito?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Devido aos seus costumeiros Chiliques no USOPEN. OCTACAMPEAO de WIMBLEDON , também dificilmente será. Já tomou duas piabas Consecutivas do Tourinho Assassino…kkkkk. Abs!

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Djoko sempre se irrita nos torneios, inclusive no AO, onde tem 10 TÍTULOS. Que argumento sem fundamento hein, kkk.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
2 meses atrás

2° final de Slam pro Sinner, que vai em busca do seu 16° titulo na carreira, o 6° este ano, seu 14° no hard na carreira.

Rbclima
Rbclima
2 meses atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Torcendo por ele. Não vou com a cara do Fritz

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Torci para o draper. E não deu…sinner deve ganhar o usopen

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
2 meses atrás

Vou torcer para o Sinner na final. Mas não tenho nada contra Fritz e Tiafoe. Se o campeão do torneio for um norte-americano, será merecido também.

Ricardo
Ricardo
2 meses atrás

O Sinner joga muito,e o Draper logo logo vira top ten

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro
2 meses atrás

É impressionante a semelhança desse garoto com o Nolão kkk… até na forma como a mídia o trata!!!
Vamos Sinneeeeeeeeeeeeeeeeeeer!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Alexandre Monteiro

Como assim ? . A mídia não fez nada demais com JANNIK a não ser o seu papel. Tinha que pressiona – lo sobre o imbróglio para obter os esclarecimentos necessários. Nada impediu o Jovem Italiano de apresentar seu Tênis altamente competitivo na Casa do oponente. Teremos forte pressão na FINAL mas será apenas de torcedores e ele sabe disso. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 meses atrás

É isso aí Sinner. Confirme o título da temporada para o recorde de 8 temporadas de goldkovic ficar bem seguro e sem ser ameaçado por um bom tempo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Aí sim a minha resposta não passaria na moderação kkkkkk. Abs !

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
2 meses atrás

Sinner mostrando porque é o número 1

Fernando
Fernando
2 meses atrás

É hora dos EUA acabarem com a hegemonia da Europa nos slams.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.