Gênova (Itália) – Depois de passar pela estreia em sets diretos, o cearense Thiago Monteiro teve um pouco mais de trabalho na segunda rodada no challenger de Gênova e precisou buscar a virada contra o libanês Benjamin Hassan nesta quarta-feira para avançar na competição, triunfando com o placar final de 4/6, 6/2 e 7/6 (7-2), após 2h22 de jogo.
Cabeça de chave número 2 no torneio, Monteiro é agora o principal favorito desde a eliminação do compatriota Thiago Wild, que era o cabeça de chave número 1. Ele inclusive irá superar o paranaense no ranking e voltará a ser o brasileiro mais bem colocado na ATP na lista da próxima segunda-feira.
Mantendo provisoriamente o 75º lugar no ranking, enquanto Wild vai despencando para a 97ª posição, Monteiro pode subir se seguir avançando no saibro italiano. Seu próximo adversário, nas quartas de final, será o tenista da casa Francesco Passaro, 145º do mundo e sexto pré-classificado, que derrotou o peruano Gonzalo Bueno na segunda rodada, com parciais de 6/3 e 6/2.
O primeiro set da partida contra Hassan foi equilibrado e definido nos detalhes. Monteiro desperdiçou a chance de quebra que teve logo no começo, no segundo game, e acabou levando a pior quando foi ameaçado pelo libanês, que converteu um dos dois break-points que teve a seu favor no nono e penúltimo game, confirmando o saque em seguia para abrir 1 a 0.
A reação do canhoto de Fortaleza foi firme, com um ótimo desempenho na segunda parcial, em que não enfrentou break-points contra e obteve duas quebras, empatando assim o jogo. No terceiro e decisivo set, Monteiro chegou a abrir vantagem, mas foi quebrado quando sacou para o jogo em 5/3.
Monteiro continuou tentando apesar da chance perdida, e teve dois match-points no saque de Hassan, um no décimo game e outro no 12º, mas ambos foram salvos pelo libanês. A definição foi para o tiebreak, no qual o brasileiro perdeu os dois primeiros pontos, mas depois teve uma arrancada final e venceu sete seguidos para garantir a vitória.
Vamos em frente Monteiro
Na torcida pelo título!
Monteiro voltando a raquete 1
Ufa. Essa foi por pouco mas que bom que avançou. Bem que poderia morder mais um título de Challenger…ele merece!
Boa, Monteirão da massa. Você é o nosso timoneiro. Vamos buscar esse título.
Boa Monteiro!
Merecida volta ao Nr. 1
Seguindo fazendo seu trampo dignamente na superfície que eh seu grande ganha pão. Há muitos e muitos anos eh um autentico e consolidado top100.
Monteiro fez 5/2 no terceiro, teve match point no 6/5, 30/40, foram pro tie-break. Achei q já tinha visto essa cena, e preparei os dedos pra sair disparando no teclado. E olhe só o resultado… Ganhou seis pontos seguidos e venceu. Entao vou, humildemente, dar os parabéns. Segue o jogo.
7 pontos seguidos. Mas podia ter dado ruim facilmente. Há que se reconhecer, entretando, que o libanês meio acima do peso não é nenhum pangaré. É bem habilidoso.
Cara, mas era só uma quebra! Vamo amenizar a situação também. Muitos jogadores top já perderam partidas assim. Jogar tênis é complicado. Um dos esportes mais difíceis de lidar do mundo.
Mais difícil do que eu esperava, mas venceu. Disputará sua 6º quartas de final este ano, a 4º em Challenger. Terá um confronto mais difícil nas quartas, contra o tenista da casa Francesco Passaro, só 23 anos, já TOP150 e tenista bem ambientado no saibro, com titulo de challenger este ano. Mas o brasileiro ainda é o favorito. Bora Monteiro, estamos na torcida pela sua 3º semifinal de Challenger este ano.
Bamos
Vlw Monteiro….. mas foi suado e nao devia ser, mas vale pela vitoria, bem melhor que seu xara’