Iga vence sem riscos e faz oitavas pelo 4º ano seguido

Foto: Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) – Campeã do US Open em 2022, Iga Swiatek deu mais um passo em busca do segundo título em Nova York e do sexto Grand Slam da carreira. A número 1 do mundo passou sem perder sets pela primeira semana do torneio e superou neste sábado a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 26ª do ranking, por 6/4 e 6/2 em 1h29. Foi a segunda vitória da polonesa sobre Pavlyuchenkova, sendo que a primeira havia sido um duplo 6/0 no saibro de Roma.

A campanha da líder do ranking neste US Open começou com um jogo duro, salvando três set-points contra a russa Kamilla Rakhimova na última terça-feira. Dois dias depois, a polonesa fez uma partida sem riscos e cedeu apenas um game à japonesa vinda do quali Ena Shibahara. Aos 23 anos, ela chega pela quarta vez seguida às oitavas.

A adversária de Swiatek nas oitavas será a russa Liudmila Samsonova, 16ª do ranking, que mais cedo derrotou a jovem norte-americana de 20 anos e 59ª colocada Ashlyn Krueger por duplo 6/1. A polonesa venceu os três duelos entre elas, o mais recente na final do WTA 1000 de Pequim do ano passado. Samsonova, de 25 anos, já repete sua melhor campanha no torneio, alcançada há duas temporadas.

“Aproveitei muito o jogo de hoje e agradeço a todos que estiveram aqui e criaram essa atmosfera incrível. É muito especial jogar aqui”, disse Swiatek, que jogou na sessão noturna pela primeira vez neste ano. Perguntada sobre as diferenças nas condições e ajustes que precisou fazer, ela explicou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Eu preferi focar na minha própria bolha e no que eu precisava fazer. O clima é diferente e o barulho também. Mas não precisei mudar muito. Estou bastante confortável jogando em sessões noturnas”, avaliou a polonesa. “Ela é uma grande jogadora e bate muito forte na bola, senti isso já nos primeiros pontos. Acho que ela sacou bem, então tive que usar minha intuição na hora de devolver. Mas nos ralis, estava mais focada no que eu deveria fazer”, complementou.

Jogo controlado, mesmo com algumas tensões

A partida que abriu a sessão noturna deste sábado no Arthur Ashe Stadium foi controlada por Swiatek desde o início, apesar de algumas tensões entre ela e a adversária russa, especialmente no intervalo entre os sets e também no começo da segunda parcial. Com uma quebra logo no game de abertura, Swiatek saiu vencendo por 2/0 e não teve a liderança ameaçada no primeiro set. Ela cedeu apenas sete pontos nos games de serviço e não enfrentou nenhuma chance de quebra. No máximo, se livrou de um 0-30 no oitavo game. O set também ficou marcado por um lance de sorte da polonesa, quando uma bola de devolução quicou na quadra da russa e pegou um efeito para atravessar de volta à rede, não dando chance de reação a Pavlyuchenkova.

As duas jogadoras foram aos vestiários no intervalo. Pavlyuchenkova trocou de roupa e voltou um pouco mais cedo, fazendo alguns exercícios em quadra para manter o aquecimento. Swiatek retornou à quadra munida de seu caderno de anotações e de um creme para as mãos. O jogo recomeçou depois de sete minutos parado. E logo no segundo ponto, em uma disputa na rede, a russa atingiu o corpo da adversária e não fez menção a qualquer pedido de desculpas. A reação da polonesa foi em quadra, comemorando efusivamente o ponto seguinte.

Ainda que Pavlyuchenkova tenha confirmado aquele game de serviço, Swiatek iniciou seu período de maior domínio na partida. Novamente sem ter o saque ameaçado, a polonesa confirmava os serviços rapidamente e colocava muita pressão nas devoluções. E com muita potência nos golpes, também controlava os ralis de fundo para abrir 5/1. A russa tentou quebrar o ritmo, com slices e bolas curtas, mas não tinha sucesso. A polonesa soube administrar sua vantagem. E ao final do jogo, no cumprimento junto à rede, as duas jogadoras conversaram e se entenderam. Swiatek fez um winner a mais que Pavlyuchenkova, 19 a 18, e cometeu apenas 9 erros contra 17. Ela conseguiu três quebras e não enfrentou break-points.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávio
Flávio
2 meses atrás

Convenhamos a polonesa não enfrentou ninguém até agora, mas é lamentável ver a Pavluchenkova e Ostapenko jogarem tênis profissional estando muito fora de forma isso é um desrespeito com o esporte e até para os técnicos delas.

José Andrade
José Andrade
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Difícil é entender a freguesia da Bia com ela

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  José Andrade

Pois é cara, nessas condições vergonhosa da russa que sempre apresenta fora de forma é vergonhoso pra Bia isso.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.