Doha (Qatar) – Líder do ranking mundial, Aryna Sabalenka está fora do primeiro WTA 1000 da temporada, que acontece na semana que vem em Doha. Ela havia começado a temporada com um título em Brisbane e o vice-campeonato do Australian Open.
De acordo com a WTA, o motivo da desistência é uma mudança de calendário. Vencedora da edição de 2020, a bielorrussa não teve bons resultados recentes nos torneio, com duas vitórias e três derrotas nos últimos anos, sendo eliminada ainda na estreia da edição passada. Ela voltará ao circuito na semana seguinte, em Dubai.
Com a saída de Sabalenka, a principal cabeça de chave será Iga Swiatek. A polonesa é tricampeã do torneio e foi semifinalista no ano passado. Ela estará em lado oposto na chave ao da cazaque Elena Rybakina, vencedora do Australian Open. Já as norte-americanas Amanda Anisimova (atual campeã em Doha) e Coco Gauff serão as cabeças 3 e 4 em Doha.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra top 10 a se retirar do torneio é Jessica Pegula, número 6 do mundo. Ela também está inscrita para o WTA 1000 de Dubai, que começa no dia 15 de fevereiro. E seu calendário ainda tem a tentativa de defender o título no WTA 250 de Austin, nos Estados Unidos, qua acontece logo depois.
Quem também está fora da disputa é a francesa Lois Boisson, 34ª do ranking, citando uma lesão na perna. As últimas vagas diretas passam a ser da colombiana Emiliana Arango, atual 46ª do ranking, e a da espanhola Cristina Bucsa, 57ª colocada.











Torcendo pela excelente Elena Rybakina.
Sabalenka não vai então não assisto o torneio