Brasil mantém trio para a BJK Junior, Victória fica fora

Victoria Barros (Foto: Federación Peruana de Tenis)

Florianópolis (SC) – Apesar de ser a segunda brasileira mais bem colocada no ranking mundial da ITF, e a primeira entre as tenistas com até 16 anos, Victória Barros não disputará a Billie Jean King Cup Junior, que acontece entre os dias 11 e 17 de novembro em Antalya, na Turquia. Segundo a Confederação Brasileira, não houve acordo com os patrocinadores individuais da jogadora de apenas 14 anos.

Victória ocupa atualmente o 49º lugar do ranking mundial juvenil da ITF. E entre as brasileiras, só fica atrás da paulista de 18 anos Olívia Carneiro, que está na 41ª posição e disputa sua última temporada no circuito juvenil antes de seguir para o tênis universitário nos Estados Unidos. A potiguar disputou na semana passada seu primeiro torneio profissional em Monastir, na Tunísia, e foi semifinalista. Ela agora se prepara para o US Open juvenil, que começa domingo.

O trio convocado para a Billie Jean King Cup Junior terá a paulista Nauhany Silva e gaúchas Ana Cruz e Pietra Rívoli, que conquistaram no início de agosto o Sul-Americano de 16 anos de forma invicta. Ano passado, o Brasil chegou às quartas de final no Mundial da categoria, em que Pietra teve a companhia de Carolina Bohrer e Helena Bueno. As brasileiras ficaram em segundo lugar em seu grupo e foram superadas na fase seguinte pelos Estados Unidos, que conquistariam o título.

Por meio de suas redes sociais, Victória lamentou a ausência no Mundial, mas reforçou a torcida pelas brasileiras e o desejo de continuar representando o país: “Boa sorte, meninas, no mundial! A convocação não veio. Estarei sempre na torcida por vocês, Ana Laura, Pietra e Naná. Eu sigo firme todos os dias e sempre com a cabeça erguida. Vamos Time! Vamos Brasil! Eu sou Brasil! Levo e Carrego essa bandeira por onde eu ando”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em nota, a CBT justificou a não convocação da tenista por conta da falta de acordo entre patrocinadores: “Desde a convocação para o campeonato Sul-Americano de 16 anos, a tenista Victoria Barros alegou estar impossibilitada de usar o uniforme oficial da Seleção por conta de patrocínios individuais, ferindo assim uma das premissas que tornam as atletas elegíveis a participar neste tipo de competição representando o Brasil. De acordo com o regulamento da Confederação, todos os atletas devem usar os uniformes oficiais da equipe em torneios que representam o país”.

“Como a situação não mudou até o presente momento, a CBT manteve o critério técnico de permanecer com a equipe que conquistou a vaga para a Billie Jean King Cup Junior e foi campeã do Sul-Americano de forma invicta”.

20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
2 meses atrás

Quem perde é o tênis. E o time brasileiro, por óbvio!

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Com certeza. Conforme eu respondi acima

Maroc Ponti
Maroc Ponti
2 meses atrás

A Vitoria tem que ser gerenciada com um(a) time(pessoa) mais profissional. Participar de um evento esportivo representando o pais deveria tomar prioridade sobre contratos de publicidade.

Última edição 2 meses atrás by Maroc Ponti
Eduardo
Eduardo
2 meses atrás
Responder para  Maroc Ponti

Ou ter um patrocinio de uma gigante do esporte que vai apoiar a carreira dela, viagens e etc?

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás
Responder para  Maroc Ponti

Concordo com você. Além do mais ela só tem 14 anos e ia jogar uma categoria acima 16 anos o Brasil perde como equipe. Dizer que ela perde o patrocinador e dizer que ela vai ser uma grande profissional coisa que não sabemos…a Barros tem um longo caminho a percorrer…ela não é Tracy Austin nem Andrea jaeger nem Jennifer capriatti. Eu torço para que com 18 anos ela jogue a chave principal dos gs assim como mirra Andreeva que com 17 anos já é uma grande profissional. Tivemos grandes juvenis como silvana Campos. Niege dias.luciana corsato. Kátia Vieira que jogavam muito com 18 anos mas no circuito profissional não se firmaram.com exceção da niege dias que acho que foi top 80. Moderação pode me confirmar….

Didier
Didier
2 meses atrás

Mário, qual sua opinião sobre este imbróglio? Abraços!

Rodrigo
Rodrigo
2 meses atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Ou seja, nós é que estamos tentando reinventar a roda… Porque a CBT não libera os acordos individuais? Eles são essenciais para que os atletas possam arcar com os grandes custos que tem para poderem crescer na carreira…

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás
Responder para  Rodrigo

E uma faca de dois gumes. O Guga jogou uma olimpíadas sem o seu uniforme oficial .jogou com o uniforme do cob .ela só tem 14 anos e tem um patrocinador forte. Que da roupa tênis e provavelmente dinheiro….nao Sei quanto …esta com a família na academia do mouratoglou acho que na França…tem custos. Mas ela perde uma grande oportunidade de representar o Brasil jogando com tenistas que teoricamente são melhores que ela mas ela pode ganhar. Ela e a equipe do Brasil e a cbt perdem.

Emílio
Emílio
2 meses atrás

Os patrocinadores dela vão ficar sem esta vitrine, os da cbt também, e as outras meninas da equipe vão ficar sem o intercâmbio com a Vitória…

Ricardo Nunes
Ricardo Nunes
2 meses atrás
Responder para  Emílio

ai a culpa é apenas da CBT que q seus patrocinadores, para a CBT ganha $$$

Maroc Ponti
Maroc Ponti
2 meses atrás
Responder para  Ricardo Nunes

CBT? Eles gerenciam a Vitoria, Cardununes? Voce esta por dentro da bagunca toda?

Ricardo Nunes
Ricardo Nunes
2 meses atrás
Responder para  Maroc Ponti

ué, era só a CBT abrir mão, mas ela não pensa no tenis e sim nela mesmo

Maroc Ponti
Maroc Ponti
2 meses atrás

Gente por favor quando postarem algum comentário por favor façam um fact-checking. Isso aqui e meio de informação e nao uma plataforma de sentimentos pessoais. Temos que aprender alguma coisa vindo aqui. Tem tanta coisa e tanto lugar para se ir, perdemos quando nosso “browsing” nos traz a lugares que são apenas desperdicios.

Paulo Costa
Paulo Costa
2 meses atrás

São regras da CBT, mas fica a dúvida… nos países mais tradicionais no tenis, como é tratado um caso destes?

PRGF
PRGF
2 meses atrás

A impressão que passa é que a Victoria está sendo punida por ser uma boa atleta e ter conquistado logo cedo bons patrocinadores.

Aparentemente mexeram com o ego de alguém dentro da CBT, que faltou boa vontade da CBT em superar essa questão.

Última edição 2 meses atrás by PRGF
Tom França
Tom França
2 meses atrás

Que coisa mais absurda! As empresas deixando a equipe tecnicamente mais fraca, por causa dessa “burrocracia” inútil. Proporcionalmente, seria como abrir mão de Neymar ser convocado pra Copa do Mundo pelo Brasil, ou Cristiano Ronaldo e Messi, respectivamente por Portugal e Argentina. Com todo o respeito aos que vão representar o Brasil, tanto a equipe quanto a própria Victória Barros, precisavam dessa convocação. Nota-se isso claramente pela reação dela, nas postagens em suas redes sociais.

Guilherme
Guilherme
2 meses atrás
Responder para  Tom França

Eu nao acompanho muito o , so q fica complicado essa comparaçoes com esses jogadores, quanto eles não ganha de salarió nos clubes e mias do patrocinadores, talvez no tenis o dinheiro q vem , seriam a “sobrevivencia” deles num esporte de alto nivel

José Flávio nunes
José Flávio nunes
2 meses atrás

Fica de fora por causa do seu patrocinador.

Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.
Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.