Brasileiros conhecem rivais em Paris. De Groot e Hewett tentam façanha.

Daniel Rodrigues em Troyes, onde a delegação brasileira fez aclimatação. (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Paris (França) – Falta pouco para o início da disputa do Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos-2024. Nesta terça-feira, os brasileiros Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Leandro Pena e Ymanitu Silva conheceram seus adversários na competição, após realização do sorteio das chaves das categorias Masculino Open e Quad. A cerimônia de abertura do maior evento paradesportivo do mundo acontece nesta quarta-feira, em Paris, enquanto a competição da modalidade tem início nesta sexta-feira, nas quadras de Roland Garros.

No Masculino Open, Daniel Rodrigues, número 19 do ranking ITF, começa a jornada na competição paralímpica diante do australiano Ben Weekes (#40) e vem com bom retrospecto. O mineiro venceu oito dos nove confrontos contra o adversário. Já Gustavo Carneiro (#36) duela com o sul-africano Alwande Sikhosana (#20) e venceu a única partida entre os dois. Nas duplas, Rodrigues e Carneiro enfrentam os australianos Weekes e Anderson Parker (#36).

Na categoria Quad, Leandro Pena (#13) busca uma vaga nas quartas de final contra o sul-africano Donald Ramphadi (#6) e tem uma vitória diante do adversário. Do outro lado da chave, Ymanitu Silva (#11) terá pela frente o canadense Robert Shaw (#8) e possui duas vitórias, contra 11 do rival. Nas duplas, Pena e Silva jogam contra os turcos Ugur Altinel (#18) e Ahmet Kaplan (#16).

De Groot tenta igualar Vergeer, Hewett atrás do Grand Slam de carreira

A holandesa Diede de Groot está tentando se tornar a segunda jogadora depois da compatriota holandesa Esther Vergeer a ganhar ouros paraolímpicos consecutivos em simples feminino. A estreia será diante da alemã Katharina Kruger.

A japonesa Yui Kamiji, prata em Tóquio-2020 após perder para De Groot na final, enfrenta a sul-africana Mariska Venter na rodada de abertura. Desde 1992, as finais de simples feminina foram disputadas por holandesas.

Aniek van Koot lutou — e perdeu — em duas dessas finais, em Londres-2012 e Rio-2016, e será outra com ambições de chegar ao topo do pódio de simples feminino. Ela enfrenta a suíça Nalani Buob na primeira rodada.

Um novo medalhista de ouro está garantido em simples masculino e quádruplo após as aposentadorias de Shingo Kuneida e Dylan Alcott após Tóquio-2020, e não havendo campeões anteriores em nenhuma dessas chaves.

Olhando para o simples masculino, o britânico Alfie Hewett espera adicionar o ouro paralímpico aos nove títulos de simples de Grand Slam que tem e assim completar o Golden Slam de carreira. O atleta de 26 anos folga na primeira rodada e enfrentará Sergei Lysov, de Israel ou Bryan Tapia, do Chile na segunda rodada.

O adolescente japonês Tokito Oda, de 18 anos, que já tem dois títulos de simples de Roland Garros, vai enfrentar o britânico Ben Bartram ou o favorito da casa Guilhem Laget, da França, na segunda rodada.

O espanhol Martin de la Puente, que chegou à sua primeira final de simples de Grand Slam em Wimbledon em julho, é o terceiro cabeça de chave e só vai estrear na segunda rodada contra o argentino Ezequiel Casco ou Anderson Parker, da Austrália.

No sorteio de simples do Quad, o número 1 do mundo Sam Schroder recebeu uma folga após a desistência do australiano Heath Davidson por motivos pessoais. Schroder enfrentará o sul-africano Donald Ramphadi ou o brasileiro Leandro Pena nas quartas de final.

O campeão de Wimbledon de 2024, Niels Vink, jogará contra Lucas Sithole, da África do Sul, em sua partida de abertura, Guy Sasson, de Israel, enfrentará Francisco Cayulef, do Chile, e Andy Lapthorne, da Grã-Bretanha, lutará contra Diego Perez, do Chile.

Nas duplas masculinas, os britânicos Hewett e Gordon Reid vão em busca do Golden Slam da carreira e jogam contra os chilenos Alexander Cataldo e Tapia direto na segunda rodada, após terem ficado de fora na primeira rodada.

O francês Stephane Houdet disputará as duplas masculinas com Frederic Cattaneo, após ganhar o ouro nas duas Paraolimpíadas anteriores, ao lado de Nicolas Peifer. Eles enfrentarão Adam Berdichevsky e Lysov, de Israel, na segunda rodada.

Aos 53 anos, Houdet é o jogador mais velho a competir no Tênis em Cadeira de Rodas Paraolímpico de Paris, mas uma medalha na capital francesa será a quarta de sua carreira.

De Groot e Van Koot são as atuais campeãs nas duplas femininas e enfrentam um confronto nas quartas de final com a dupla americana Dana Mathewson e Maylee Phelps – de 17 anos, a competidora mais jovem em Paris – ou Momoko Ohtani e Saki Takamuro do Japão.

Schroder e Vink irão para as duplas quádruplas como favoritos após ganharem o ouro em Tóquio-2020 e conquistarem a competição de duplas em Roland Garros, em junho.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.