Bia confirma favoritismo e avança às quartas em Cleveland

Foto: Jimmie48/WTA

Cleveland (EUA) – Em seu segundo jogo no WTA 250 de Cleveland, Beatriz Haddad Maia conseguiu mais uma vitória em sets diretos e garantiu seu lugar nas quartas de final do último torneio preparatório para o US Open. Principal cabeça de chave e 23ª do mundo, a número 1 do Brasil venceu nesta quarta-feira a espanhola Cristina Bucsa, 72ª do ranking, por 6/2 e 6/1 em 1h27 de partida.

Agora com 21 vitórias em 41 jogos na temporada da WTA, Bia chega às quartas de final de um torneio pela quarta vez no ano. Ela fez semi no 500 de Abu Dhabi em fevereiro e parou na antepenúltima rodada no 1000 de Madri e no 500 de Estrasburgo durante a temporada de saibro.

A adversária de Bia nas quartas virá do jogo entre a norte-americana Sofia Kenin, ex-número 4 do mundo e atual 55ª do ranking, e a francesa Clara Burel, 58ª colocada. A brasileira venceu os três duelos que fez contra Kenin, o mais recente em Indian Wells no ano de 2022, enquanto um confronto com Burel seria inédito.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“No começo, foi mais difícil. Acho que nós duas estávamos tentando entrar no jogo e melhorar o saque. Mas fui me sentindo mais confiante durante a partida e fico feliz com a forma como terminei”, disse Bia na entrevista em quadra. “Acho que fiz uma boa partida, tentei estar o mais concentrada possível e estou me sentindo mais confiante agora e pronta para amanhã”.

E vinda de um jogo noturno contra a suíça Viktorija Golubic, em que salvou seis set-points na segunda parcial, a paulistana de 28 anos foi perguntada sobre as diferentes condições do torneio nos dois horários. “É diferente, mas já estou acostumada com isso. Faz parte da nossa vida de tenista. Apenas acordei disposta a fazer um jogo melhor”.

Superada por Bia nesta quarta-feira, Bucsa foi medalhista de bronze nas duplas nos Jogos Olímpicos de Paris, ao lado de Sara Sorribes. A espanhola chegou a pedir atendimento para o ombro esquerdo na partida e terá uma rodada dupla, já que jogará duplas ao lado da chinesa Yifan Xu contra outra brasileira, Ingrid Martins e a norte-americana Quinn Gleason.

Após primeiro set com seis quebras, Bia assumiu o controle

Em um primeiro set com seis quebras em oito games disputados, Bucsa não conseguiu confirmar o serviço em nenhuma vez. A partida começou com games longos e oportunidades para os dois lados até o 3/1. Depois disso, Bia passou a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila e seguiu pressionando o saque da adversária, conseguindo duas novas quebras.

A brasileira começou a segunda parcial escapando de um 0-40 e logo depois assumiu total controle da partida. Ela voltou a quebrar em outras duas oportunidades e venceu cinco games seguidos para fechar o jogo. Bia liderou a estatística de winners por 19 a 14 e cometeu 18 erros não-forçados contra 29. A brasileira conseguiu seis quebras em 19 break-points e perdeu apenas dois games de saque, apesar de ter enfrentado seis oportunidades de quebra.

25 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Oscar Riote
Oscar Riote
3 meses atrás

A.Bia estava precisando mesmo disso, em jogar um torneio mais fraco para recuperar parte da confiança .
Ainda não a vejo com jogo de top20, mas resgatando a confiança pode se manter dentro top 50 por um tempo.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
3 meses atrás

Boa vitória. Mais uma quartas de WTA. Muitos ficam falando que Bia tá jogando nível TOP100, pegou tenistas na faixa de 70 do mundo, mostrou claramente que está acima disso. Mesmo não estando na melhor fase, esses devaneios desses supostos torcedores se mostram bem erráticos.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Vamos Bia

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
3 meses atrás

Avançando em sets direto dá confiança . Vqv Bia .

José Nilton Dalcim
Admin
3 meses atrás

Não sei se você está apenas brincando, mas de qualquer forma ‘Bia’ é o nome encurtado, o apelido, da Beatriz.

Tom França
Tom França
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Você não acha que Beatriz Maia é muito fria quando tá recebendo os aplausos do público após uma vitória? Ou é pura timidez mesmo? Ela fica tocando na raquete e acenando tão sem vibração! Será que só eu percebo isso?

Blumenau
Blumenau
3 meses atrás
Responder para  Tom França

Eu acho que hoje ela não saiu satisfeita com o seu jogo, apesar da vitória. Daí ficar olhando pra baixo e se intimidar com os aplausos. Ela precisa fazer um jogo que atropele a adversária e conquiste um título importante, aí talvez ela levante esta cabeça e recupere a confiança.

Oscar Riote
Oscar Riote
3 meses atrás
Responder para  Tom França

Ela não está num bom momento, foca até estranho ela comemorar muito. Ela sabe que essas adversarias desse torneio são degrau abaixo.

Álvaro Canto de Campos
Álvaro Canto de Campos
3 meses atrás

Neste nível (250) e contra adversárias de top 50 pra cima, Bia nada de braçadas! Tem chance de copar. Vamos ficar na torcida…

Adalberto
Adalberto
3 meses atrás

Biaaaaa!
Que marabiaaaaaa”

Carlos Brito
Carlos Brito
3 meses atrás

Eu nunca vi uma tenista brasileira no nível da Bia e tem os “entendidos” que fazem comentários como se ela estivesse numa faixa de ranking superior a que merece, por favor “especialistas” ajustes todos no circuito precisam sempre, e fases ruins acontecem e passam. Pra cima Bia

Refaelov
Refaelov
3 meses atrás

Fez bem a Bia em descer um degrau e jogar um WTA 250, com adversárias mais acessiveis. Hj, sobretudo no 2°set, teve um aproveitamento melhor com o saque doq o costumeiro, confiança é o bem mais precioso do tenista e cairá muito bem na véspera do último GS do ano..

Andre
Andre
3 meses atrás

Bia confiante, é só disso que ela precisa no momento, principalmente no jogo de ontem quando perdia de 5 a 0 de uma jogadora que a derrotou por quatro vezes fazer 7 games seguidos contra nenhuma da adversária, dá um gás tremendo. Bola pra frente

André
André
3 meses atrás

Legal ver a Bia voltando aos melhores dias, vencendo em dois sets jogadoras de ranking inferior. Para quem acompanha de perto pode-se notar que seu jogo está melhorando. Suas bolas estão buscando as linhas muito mais do que antes, a antiga mania de centralizar está virando coisa do passado…

Fernando Romero
Fernando Romero
3 meses atrás
Responder para  André

Concordo. O único senão hoje foi o pobre aproveitamento dos break points a favor, o que tem sido uma constante nos jogos dela.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
3 meses atrás

Parabéns Bia orgulho do Brasil

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 meses atrás

Eu acho que, como torcedores, temos que ir ajustando a nossa expectativa, para não nos frustrarmos e não sermos injustos nas críticas. Nas últimas semanas a Bia saiu do Top 20 e agora está no Top 30, o que pra mim está ótimo. Hoje foi dominante contra uma adversária nº 72 do ranking, o que foi bom para ganhar confiança e se preparar para o US Open. Obviamente que na próxima rodada a tendência é enfrentar uma adversária mais qualificada, mas isso é positivo como forma de preparação para o grand slam norte-americano. Força Bia!

Pedro
Pedro
3 meses atrás

O saque continua me incomodando. Um pessoa dessa altura não pode ter um saque tão mediano.
Será que não treina?
Sabalenka estava com problemas sérios com saque e resolveu.

American Twist boladão
American Twist boladão
3 meses atrás
Responder para  Pedro

Me parece que ela é refém das decisões do seu staff atual. Observe que ela sempre diz que está ótima nos treinos, então eles consideram que tecnicamente está tudo bem, que seria apenas um acaso, uma má sorte.
Também deve haver uma questão de ego em não agregar um novo profissional de saque.

Aluizio
Aluizio
3 meses atrás

Se a Bia tivesse perdido todos os habituais haters já teriam entrado aqui. Quando ganha demooooooram… será por que?

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
3 meses atrás

Há cerca de 2 ou 3 meses eu falei que a Bia deveria dar um tempo de una 6 meses e voltar em 2025. E que deveria trocar o técnico e equipe. Muitos falaram algo semelhante e ela não fez nada disso e resolveu dar um passo atrás em um ATP250 e 2 jogos. Não dá para saber se vai ser bom ou não. Somos imediatistas , mas sendo realista temos que esperar o final deste de torneio e o UsOpen. Torço muito que esse passo atrás dê resultado.. mas vamos esperar. Você Bia já é vitoriosa. Na torcida sempre.

Blumenau
Blumenau
3 meses atrás

Hoje vimos a Bia mais compenetrada, mais focada e mais corajosa, jogou sem medo e acertou as linhas, o saque até que deu uma melhorada, mas mesmo assim teve alguns erráticos, sem direção e sem força. Precisa melhorar o aproveitamento dos break points, desperdiçou muitos, nesta faixa de ranking ela pode se dar bem e recuperar algumas posições e talvez conseguir ficar no top 20 para disputar o Elite, se houver. Tem obrigação de passar pelas próximas adversárias, sejam quem forem pra atingir o objetivo que é a final. Aí, vai ser o que Deus quiser. Bora pra cima, baixa o sarrafo, sem pena e sem medo de ser feliz. A conferir.

Marcelo
Marcelo
3 meses atrás

É cabeça 1, logo tem a obrigação de chegar ao menos na final.

Blumenau
Blumenau
3 meses atrás
Responder para  Marcelo

E com o detalhe que a seed 2 Fernandes já foi pra casa, seria uma carne de pescoço.

Thiago
Thiago
3 meses atrás

Bia ainda longe do nível que já vimos. No entanto, vejo que está tentando mudar seu jogo, sair do centro, angular mais. Ótimo que a mudança está vindo com vitórias.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.