Paris (França) – O ótimo momento de Donna Vekic no circuito continua durante os Jogos Olímpicos de Paris. Três semanas depois de disputar sua primeira semifinal de Grand Slam, na grama em Wimbledon, a croata garantiu vaga na final mais importante de sua carreira e vai em busca da medalha de ouro. Vekic superou nesta quinta-feira a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 67ª do ranking, com parciais de 6/4 e 6/0.
Vekic salvou um match-point no duelo contra a ucraniana Marta Kostyuk nas quartas. E sua adversária na final, a chinesa Qinwen Zheng, também já ficou a um ponto da eliminação, escapando da derrota contra Emma Navarro nas oitavas. A chinesa, sétima do ranking, chegará motivada por ter eliminado a número 1 do mundo Iga Swiatek na semifinal.
A jogadora de 28 anos acumula quatro títulos e nove vices na WTA. Sua conquista mais recente foi em Monterrey no ano passado. Zheng, de 21 anos, tem três títulos de WTA, um deles há duas semanas em Palermo, e disputou sua primeira final de Grand Slam em janeiro, na Austrália. A decisão está marcada para sábado e o histórico de confrontos está empatado por 1 a 1. Algoz de Coco Gauff nas oitavas, a croata busca a 16ª vitória contra top 10 na carreira e a terceira na temporada.
Fighting all the way to the final!
Donna Vekic becomes the first Croatian player, man or woman, to reach an Olympic singles final! 🇭🇷#Paris2024 | #Olympics | #tennis pic.twitter.com/2JbBmeeNdU
— ITF (@ITFTennis) August 1, 2024
Vekic também se torna a primeira croata finalista de simples em uma Olimpíada e tenta a sexta medalha do país. Somente em Tóquio, a Croácia colocou duas duplas masculinas no pódio: Nikola Mektic e Mate Pavic ficaram com o ouro, enquanto Marin Cilic e Ivan Dodig terminaram com a prata. Em Atenas-2004, Mario Ancic e Ivan Ljubicic foram bronze, assim como Goran Ivanisevic e Goran Prpic em Barcelona-1992. Ivanisevic também ficou com o bronze nas simples.
Croata não enfrentou break-points na rápida semifinal
O primeiro set da semifinal teve apenas uma quebra, conquistada por Vekic ainda no começo. A croata abriu 4/2 e não enfrentou break-points, com apenas oito pontos perdidos em seus games de serviço. O domínio de Vekic na partida continuou no segundo set, novamente sem ter o saque ameaçado e só cinco pontos perdidos no saque. E com três novas quebras, aplicou um ‘pneu’ e fechou o jogo.
Schmiedlova disputa medalha de bronze com Iga Swiatek
Já Schmiedlova disputará a medalha de bronze já nesta sexta-feira, por volta das 10h (de Brasília) diante de Iga Swiatek. A eslovaca de 29 anos eliminou duas top 10, a italiana Jasmine Paolini e a tcheca Barbora Krejcikova, e também passou pela britânica Katie Boulter e pela brasileira Beatriz Haddad Maia nas duas primeiras fases.
Todas as três vitórias de Schmiedlova contra top 10 foram em Jogos Olímpicos. Além das duas em Paris, ela derrotou a italiana Roberta Vinci no Rio. Ela ainda não enfrentou a polonesa no circuito.
Vamos donna e anna